Formatar Um Mac Como Fazer - Gestão De Serviços De TI | Deltime

Formatar um MAC: aprenda passo a passo

Quando um computador começa a apresentar lentidão e a travar muito, formata-lo pode ser a opção, e em um Mac isso não é diferente. Malwares, adwares e programas conflituosos com o sistema da Apple acabam por prejudicar o desempenho do computador. Nesse caso, o melhor a se fazer é formatar o Mac.

Não saber como fazer isso? Então continue a leitura e aprenda, agora, a formatar o seu Mac!

Antes de formatar

Antes de formatar o sistema operacional do Mac (ou seja, desinstalar e reinstalar), é importante realizar um procedimento importante: salvar todos os arquivos que estão no seu computador e você não deseja perder. 

Por isso, é claro, você deve fazer um backup. Backup é o nome que se dá à ação de fazer uma cópia dos seus arquivos e programas originais. Assim, você não irá perdê-los ao formatar o Mac.

Uma forma de se fazer um backup é com o auxílio de um HD externo. O HD externo é um equipamento que conta com uma grande memória, parecida com a de um computador, e isso permite que ele armazene muitos arquivos.

Caso você não possua um HD externo, esse processo também pode ser feito em pendrives, por exemplo, mas esses equipamentos possuem capacidade de armazenamento menor. 

O backup também pode ser feito em nuvens, sendo uma outra ótima opção. Assim, antes de formatar o Mac, basta upar todas os arquivos que você deseja guardar para a nuvem.

Esse processo, porém, será um pouco mais lento, já que depende da conexão da internet para funcionar. O Google Drive, por exemplo, é uma ótima opção de armazenamento em nuvem, pois oferece 15 GB de armazenamento de forma totalmente gratuita.

Confira Nossos Serviços

Como formatar o Mac

Após o backup, você deverá seguir alguns passos para conseguir formatar o Mac. Apesar de haver várias formas para realizar o procedimento, essa é a mais comum:

  1. clique na maçã, no canto superior esquerdo;
  2. aparecerá um menu de opções: selecione reiniciar ou restart;
  3. após o computador reiniciar, aperte e mantenha pressionado as teclas Command ⌘+R, até surgir uma janela de utilitários (OS X Utilities);
  4. então, quando ela surgir, selecione a opção “Disk Utility” (utilitários de disco);
  5. surgirá uma tela com uma barra lateral. Nessa barra, clique no disco do seu Mac em que está presente o sistema (na opção de fábrica, a nomenclatura dos discos é padronizada com o nome Macintosh HD);
  6. então, após selecionar o disco que deseja formatar, selecione a opção “Erase” (apagar). Você pode nomear, da forma que preferir, esse disco que será formatado;
  7. após isso, no campo “Format” (formato),  selecione o formato Mac OS Extended que melhor te atende. O formato ”Mac OS Extended (Journaled)” é o mais recomendado;
  8. para finalizar, após inserir o formato, selecione “Erase” e pronto!

Após esse processo, a máquina levará um tempo para realizar a formatação, mas fará isso sozinha. Ao usuário, caberá apenas, após a formatação, reinstalar os programas e recuperar os arquivos do backup.

Essa é apenas uma das formas de se formatar o Mac. Há, ainda, outras duas entre as formas mais comuns: uma consiste em recuperar o MacOs e outra consiste em restaurar utilizando o TimeMachine. 

Entretanto, cuidado: errar no processo pode acabar por impactar negativamente a máquina e gerar arquivos corrompidos.

Apesar disso, formatar o Mac é necessário, de tempos em tempos. Com o uso da máquina, é comum que ela vá ficando sobrecarregada e acumulando cookies, por exemplo. Por isso, é importante ocasionalmente fazer uma limpeza.

Gostou do conteúdo? Então, confira outros artigos que disponibilizamos para você em nosso site. Se precisar de ajuda, é só entrar em contato conosco!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Deltime?

Somos uma Empresa de gestão de serviços de TI, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @deltime.info

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Formatar um MAC: Como fazer?
Article Name
Formatar um MAC: Como fazer?
Description
Quando um computador começa a apresentar lentidão e a travar muito, formata-lo pode ser a opção, e em um mac isso não é diferente. Malwares, adwares e programas conflituosos com o sistema da Apple acabam por prejudicar o desempenho do computador. Nesse caso, o melhor a se fazer é formatar o mac.
Author
Publisher Name
Deltime
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *