Recuperação de dados – Saiba como prevenir o seu negócio de uma perda total!
A recuperação de dados é o caminho para impedir que você perca dados insubstituíveis, quando tudo parece sem solução.
Você já deve ter perdido algum arquivo em seu computador, smartphone ou até mesmo no servidor da sua empresa, certo? Com a Recuperação de Dados, nada disso teria se tornado um problema!
É difícil de acreditar que é possível encontrar uma maneira de recuperar um arquivo que foi deletado, ou um disco rígido, SSD e qualquer outra unidade de armazenamento afetada por um vírus de computador, ransomware ou qualquer tipo de ameaça que você possa imaginar. Eu sei, e falo isso porque muitas pessoas com quem converso ainda acham que a recuperação de dados é algum tipo de magia…
Magia? No Século XXI? Não, não é bem assim! E hoje eu irei te explicar como funciona o trabalho dos profissionais que recuperam os dados, o trabalho, os sonhos, os resultados e as esperanças de pessoas como eu e você, que perderam um arquivo importantíssimo, seja pelo descuido, por uma falha de software ou de hardware, por um desastre natural ou mesmo por conta de ameaça virtuais.
Confira, aqui no blog da Deltime!
Índice
Como funciona essa tal recuperação de dados, afinal?
A recuperação de dados é uma solução muito poderosa, mas que também depende de uma análise e da técnica de profissionais extremamente capacitados, algo que você não encontra em qualquer lugar.
Quando falamos em manter arquivos seguros, o melhor caminho é, e sempre será, a prevenção. Investir na segurança da informação, na forma como os seus arquivos são armazenados e na infraestrutura, seja ela física ou digital, do seu negócio é a melhor saída para evitar perdas e danos permanentes.
Mas, e quando algo fora do seu controle acontece? O que fazer? E quando um funcionário desastrado acaba por deletar o arquivo que valia U$ 1.000.000.000.000?
Em muitas empresas, cabeças rolariam, o desespero seria geral e nenhuma solução realmente definitiva seria encontrada. Não é isso que eu quero para você, então veja só:
Nada realmente desaparece
Quando você exclui um arquivo do seu computador, não se engane, ele não é deletado permanentemente, não de imediato. Pense nos seus arquivos como um amontoado de dados, que ocupam um pequeno espacinho do disco rígido. Existem alguns caminhos, um índice, que ajuda o sistema operacional a localizar esses dados e mostrar a você uma pasta com esses arquivos.
Pense em uma árvore, com galhos e raízes, que levam para diversos arquivos diferentes, nas mais diversas pastas. Essa “árvore” está presente no seu disco rígido nesse exato momento, e quando você apaga um arquivo, ele continua lá, mas o sistema operacional “não pode” mais enxergar o caminho para encontrá-lo.
É como se ele estivesse lá, mas ao mesmo tempo, não estivesse.
Calma, não estou falando de física quântica. Acontece que, para que novos dados possam ser escritos sobre o espaço onde aqueles arquivos estavam, o que estava lá antes precisa desaparecer. E é aí que entram os grandes recuperadores de dados.
Para recuperar os seus dados, um técnico especializado na recuperação encontrará e recriará o caminho que levava a determinado arquivo, fazendo com que ele seja visível pelo sistema novamente.
É claro, esse trabalho não é fácil, trata-se de algo extremamente complexo, cuja precisão é cirúrgica.
Não faça isso em casa (e nem na sua empresa!)
Existem padrões internacionais que devem ser seguidos por empresas de recuperação de dados, a fim de garantir a integridade dos equipamentos cujos dados serão recuperados e também não violar a privacidade do usuário.
Um dos itens primordiais para a execução dos processos de recuperação se trata da “sala limpa”, um ambiente controlado, a fim de evitar a entrada de partículas e preservar a sensibilidade dos dispositivos.
Que tipos de dispositivos podem ter seus dados recuperados?
HDs – Discos Rígidos
- Desktops;
- Notebooks;
- Macbooks;
- iMacs;
- HDs Externos.
Dispositivos Móveis
- iPhone;
- iPad;
- Smartphones Android;
- Tablets Android.
SSD
- SSD.
Removíveis
- Pendrive;
- Cartão de Memória;
- Disquetes;
- CDs;
- DVDs.
Servidores RAID
- RAID 0;
- RAID 1;
- RAID 2;
- RAID 3;
- RAID 4;
- RAID 5;
- RAID 6;
- RAID 10.
Fitas Magnéticas
- DLT;
- DAT;
- LTO;
- AIT;
- Travan.
Sempre busque uma empresa qualificada e bem avaliada para realizar esse tipo de serviço para você. Dependendo da urgência, os preços podem ser maiores, o que também envolve a complexidade do trabalho, o tipo de dispositivo a ser examinado etc.
Espero que tenha gostado do conteúdo e que ele seja bastante útil para você!
Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Deltime?
Será um prazer conversar!