Framework – Entenda como pode contribuir para o Gerenciamento de Serviços de TI
Índice
Entenda o que é framework e como ele pode mudar totalmente a forma como a sua empresa de T.I. gerencia serviços!
Que bom seria ter uma forma de resolver problemas recorrentes voltados à programação sem ter de começar tudo do início, não é mesmo? Melhor ainda seria ter uma “biblioteca” onde todas as resoluções estão armazenadas e o desenvolvedor pode manter seus esforços focados na resolução da dificuldade sem a necessidade de reescrever o software do início ao fim…
Mas, “seus problemas acabaram” com o novo, o revolucionário, o infinito “resolvedor” de problemas das Organizações Taba… calma, gente, é brincadeira. Isso tudo pode ser feito através do framework e agregar inúmeras facilidades para você, desenvolvedor e sua empresa de tecnologia da informação.
Brincadeiras à parte, escrevemos este artigo com o intuito de facilitar a sua vida como desenvolvedor através do framework, uma vez que este conjunto de componentes pode aumentar a produtividade e fazer com que você deixe de lado as complicações que aparecem no dia a dia, sem precisar parar por horas a fio a fim de resolver um problema que já fora solucionado anteriormente.
E então, meu caro “Pirata do Vale do Silício”, vamos lá entender melhor o que é um framework e como ele pode melhorar de maneira expressiva a gestão de projetos da sua empresa de TI?
Boa leitura!
O que é o framework?
O framework atua, basicamente, como um template. Ou seja, ele é visto como uma forma de reaproveitar códigos, principalmente se o programador em questão lida com muitos projetos que tenham aspectos correlatos e funções similares.
Dessa maneira, podemos dizer que este conjunto de componentes é uma ferramenta que evita que o profissional gaste tempo útil criando um novo código sendo que este já foi utilizado em outras aplicações e precisa de alterações mínimas.
Além disso, essa espécie de arcabouço permite a fácil resolução de problemas já vistos anteriormente e permite o aumento da efetividade na gestão de projetos de tecnologia da informação, promovendo, assim um maior desenvolvimento de soluções.
Como a utilização de frameworks pode beneficiar uma empresa de TI?
A utilização de um framework oferece os mais diversos tipos de vantagens para as empresas de TI, como, por exemplo a otimização de tempo, visto que esta ferramenta permite o desenvolvimento de softwares com códigos já utilizados e testados, garantindo, assim, o bom desempenho do novo programa.
Contudo, além do benefício citado acima, o framework oferece outras facilidades, como:
Menor incidência de bugs
Visto que o código já passou por diversos testes, ele já está sem bugs graves. Essa funcionalidade se aplica, principalmente, à softwares grandes que têm comunidades cujo foco principal é reportar erros com o intuito de corrigi-los.
Códigos padronizados
A utilização de um framework permite que o desenvolvedor padronize os códigos, bem como a lógica utilizada, o que propicia maior facilidade para aqueles que trabalharem posteriormente no projeto.
Redução de custos
Visto que a padronização é uma das vantagens da utilização desta “biblioteca de códigos”, economiza-se tempo de produção e, consequentemente, custos, já que os esforços para o desenvolvimento serão mais rápidos. Sendo assim, já que a base dispõe de diversos códigos, a equipe não precisa se preocupar com a fase completa de elaboração do projeto.
E então, o que achou das informações?
Você acha que a utilização de um framework facilita a gestão de projetos na sua empresa de TI? Deixe sua resposta nos comentários, suas informações poderão ajudar em muito os demais usuários, além de ser muito importante para nós! E se houver alguma dúvida, entre em contato conosco!