
Como manter os equipamentos de TI bem preservados e em bom funcionamento?
Entenda como manter seus equipamentos de TI a salvo de catástrofes financeiras!
Pedro resolveu correr o risco de ficar postergando a manutenção preventiva dos equipamentos de TI de sua empresa, e olha que ele sabia que os computadores de algumas salas estavam “esquentando como brasas” e “rugindo como um leão”. Quer saber qual foi o resultado?
Justamente no dia em que seria feita a auditoria em sua empresa, 80% dos equipamentos de TI deixaram de funcionar e os outros 20% apresentaram perda de informações, que eram extremamente importantes para aquela auditoria.
Esse foi um exemplo fictício, porém muito possível à realidade do seu negócio, uma vez que é apenas um dos vários problemas que podem acontecer caso seus equipamentos de TI não estejam bem preservados e em bom funcionamento.
Portanto, não basta você querer apenas ter as melhores metodologias de gestão de projetos ou até mesmo a melhor infraestrutura de TI se ambos os quesitos não estiverem em frequente atualização.
“Então, como manter os equipamentos de TI bem preservados e em bom funcionamento?”
Pois bem, vamos te explicar… acompanhe!
Índice
A manutenção em equipamentos de TI
É essencial que toda empresa, independente do tamanho e segmento de atuação, faça a manutenção de TI.
Portanto, essa manutenção ocorre com base em atividades e procedimentos realizados em sistemas e equipamentos da sua empresa.
E o objetivo dessa manutenção é manter esses sistemas e equipamentos desempenhando de modo realmente eficaz todas suas funções, com disponibilidade e segurança.
Assim, devido sua complexidade e grande importância, a gestão da manutenção de equipamentos de TI requer atenção especial de sua parte.
A manutenção preventiva e a corretiva
Os dois principais componentes da manutenção de equipamentos de TI são:
- Manutenção preventiva – seu objetivo é manter os equipamentos e sistemas de TI de sua empresa bem preservados e em bom funcionamento, ou seja, em condições ideias de forma confiável, visando evitar que eventuais problemas aconteçam.
- Manutenção corretiva – envolve o reparo ou substituição de um sistema ou de seus componentes depois que eles já falharam ou quebraram.
Desse modo, dois aspectos importantes devem ser considerados:
- Você pode fazer funcionar simultaneamente os diversos tipos de manutenção de TI. No caso da corretiva, ela atua se a preditiva ou preventiva não puderem antecipar o problema.
- A manutenção inclui software e hardware dos computadores e os dois são importantes e também influenciam decisivamente no funcionamento de todo o sistema.
E quais as vantagens dessas manutenções?
- Maior disponibilidade do sistema.
- Reduz os riscos referentes ao recebimento de arquivos infectados que até podem comprometer toda a rede.
- Impede que intrusos manipulem/acessem dados não autorizados.
- Melhoria geral do desempenho dos equipamentos.
- Aumenta a longevidade geral de CPUs de servidores/computadores e vários outros componentes de hardware.
- Mantém a funcionalidade ininterrupta do sistema.
- Minimiza a corrupção de dados.
- Aumenta a estabilidade de seus componentes de hardware, etc.
Agora, quais tipos de ações de manutenção preventiva e manutenção corretiva posso fazer nos equipamentos de TI de minha empresa?
São várias medidas preventivas e corretivas que você pode tomar, por exemplo:
- Preventiva – verificação de vírus, instalação de atualizações e firewall, proteger o hardware, investindo em um estabilizador, limpeza periódica do equipamento, backup de arquivos importantes, etc.
- Corretiva – como seu objetivo é restaurar a operacionalidade do equipamento ou sistema de TI, suas medidas envolvem substituição de componentes danificados, remoção de vírus, formatação, etc.
Mas CUIDADO!
Embora a princípio pareça fácil você mesmo(a) fazer essas manutenções, é preciso primeiro diagnosticar o problema e descobrir sua causa raiz.
Então se você não tiver certeza de como resolver o problema ou qual é a causa, não mexa.
O melhor que você faz é consultar um profissional de Tecnologia da Informação que, inclusive, é capaz de implementar estratégias mais avançadas de manutenção para manter os equipamentos de TI bem preservados e em bom funcionamento.
Então se você quer mesmo obter todas as vantagens aqui apresentadas, entre em contato conosco.
Lembrando: não faça o que Pedro fez, combinado?
Um forte abraço.