Compliance Em Ti Entenda Como Ele E Valioso Para A Sua Gestao - Gestão De Serviços De TI | Deltime

Compliance em TI – Entenda como ele é valioso para a sua gestão!

Você já ouviu falar sobre compliance em TI?

Assim como ocorre em outras áreas, como a contábil e administrativa, a política de compliance na Tecnologia da Informação está relacionada à realização de ações que sigam determinados padrões de conformidade, com foco na prevenção de sanções e multas, além do alinhamento de seus processos.

Especialmente na área de TI, o foco do compliance é na segurança dos dados, inovações tecnológicas e políticas de acesso.

Quer se aprofundar nesta discussão? Então fique conosco e tire todas as suas dúvidas sobre a temática!

Afinal, por que utilizar o compliance em TI?

Quando se fala em compliance, estamos inserindo na discussão uma variedade de leis, normativas e regulamentos. Somente no segmento de Tecnologia da Informação, por exemplo, temos a disposição quase 10 normativas – entre leis e decretos – que devem ser considerados.

Podemos destacar alguns, como Provas Eletrônicas, Marco Civil da Internet, Lei do Home Office e Teletrabalho, Lei de Software, Lei Anticorrupção e Lei de Direitos Autorais.

A aplicação de cada uma destas normativas dispõe de um posicionamento legal, ético e estratégico. Sendo assim, a empresa torna-se ainda mais atrativa ao consumidor, além de elevar sua vantagem competitiva junto ao mercado.

Confira Nossos Serviços

Implantação das melhores práticas para compliance em TI

Escolher as práticas de compliance que serão implementadas na área de TI devem refletir a necessidade da empresa em questão. 

Se o seu negócio gerencia um alto volume de dados – não somente da empresa mas, também, dos clientes – uma boa opção é implantar práticas direcionadas a segurança de informações, restrição de acesso e prevenção de fraudes.

De modo geral, a implementação de compliance em TI segue 4 etapas, sendo:

1. Avaliação do código de conduta

Sua empresa possui um código de conduta? Em caso negativo, é necessário providenciá-lo. Caso a empresa já possua, antes de implementar as práticas de TI é válido ajustar tal código, em face ao alinhamento do negócio às práticas de compliance.

2. Análise de riscos

Se o compliance atua na otimização de processos e redução de riscos, você precisa saber quais processos estão comprometidos. Através do levantamento destas informações e análise dos riscos, é possível optar pelas melhores práticas de compliance.

Uma boa maneira de compreender melhor este cenário e como os processos tecnológicos podem ser úteis é realizando conferências e auditorias internas. Através de ambas as ações, o gestor é capaz de listar as inconsistências que podem, em um primeiro momento, parecer inofensivas – mas que no futuro podem prejudicar a cultura organizacional da empresa.

3. Comunicação

A comunicação entre líderes e funcionários de menores escalões é indispensável para a implementação das práticas de compliance. Há de se saber que os protocolos devem, preferencialmente, serem discutidos entre os departamentos, de modo que a necessidade de cada um deles seja impactada pelas práticas.

4. Liderança

Para que as práticas de compliance sejam eficazes, todos os líderes e gestores devem estar por dentro dos padrões. Envolver a liderança da companhia no processo de implantação do compliance, de modo que as ações sejam executadas em conformidade, é parte importante deste cenário.

Em suma, o compliance em TI possui como grande foco a percepção, por parte dos consumidores e clientes, de que o negócio é sadio, responsável e honesto. Sendo assim, preza pelo cumprimento e seguimento de leis e normas, bem como outras considerações oriundas de órgãos reguladores.

Sabemos que compliance em TI é um assunto complexo. No entanto, acreditamos que essa breve discussão clareou seus pensamentos e decisões. Se curtiu o conteúdo de hoje ou continua com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários! Ou entre em contato conosco!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Deltime?

Somos uma Empresa de gestão de serviços de TI, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @deltime.info

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Summary
Compliance em TI - Entenda como ele é valioso para a sua gestão!
Article Name
Compliance em TI - Entenda como ele é valioso para a sua gestão!
Description
Você já ouviu falar sobre compliance em TI? Assim como ocorre em outras áreas, como a contábil e administrativa, a política de compliance na Tecnologia da Informação está relacionada à realização de ações que sigam determinados padrões de conformidade, com foco na prevenção de sanções e multas, além do alinhamento de seus processos. Especialmente na área de TI, o foco do compliance é na segurança dos dados, inovações tecnológicas e políticas de acesso. Quer se aprofundar nesta discussão? Então fique conosco e tire todas as suas dúvidas sobre a temática!
Author
Publisher Name
Deltime
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *