
Segurança da Informação – Quais os cuidados que você deve ter em sua empresa?
Conheça a importância de possuir um bom sistema de segurança da informação e como este pode proteger você e seus clientes!
Segurança da informação é tudo hoje! É tudo o que você precisa para manter o seu negócio protegido e longe dos criminosos!
As muitas informações que percorrem os sistemas empresariais, sejam em formato de senhas, dados, relatórios, dados bancários, projetos, imagens, entre tantos outros, são documentos importantíssimos para a empresa, e qualquer tipo de vazamento dessas informações pode trazer sérios prejuízos!
É por isso, que PROTEGER OS DADOS EMPRESARIAIS, se torna um DEVER E RESPONSABILIDADE para você e seus clientes!
Saber que os dados da sua empresa foram roubados e ter isso vazado em canais de comunicação, pode repercutir tão negativamente, que sua empresa, muito provavelmente, além de não conseguir se restabelecer, pode perder toda carteira de clientes!
E agora?
Segurança da informação para empresas
A SI – conhecida como segurança da informação está ligada diretamente com a proteção dos dados, e essas informações devem possuir alguns critérios que envolvem:
- Confidencialidade;
- Integridade;
- Disponibilidade;
- Autenticidade;
- Legalidade.
Muito embora tenha-se a visão que a SI só envolva proteção de dados organizacionais, ela vai muito além, pois está associada também a:
- Sistemas de armazenamento;
- Sistemas eletrônicos;
- Sistemas computacionais;
- Segurança de sistemas complexos em suas diferentes vertentes eletrônicas, dispositivas, de troca de informações e etc.
Dessa forma, empresas que possuem volume de dados empresariais e de clientes precisam estar padronizadas com a Norma ISSO/IEC 17799:2005.
E quais são os prejuízos de não ter uma segurança da informação na sua empresa?
Independentemente se o vazamento de dados foi acidental ou ainda por invasão, danos imensuráveis podem ser causados e isso deve ser evitado.
Os prejuízos mais comuns com vazamentos de dados em empresas, envolvem:
- Falta de segurança;
- Perda de credibilidade;
- Perda de contratos;
- Danos à imagem empresarial, à marca e aos negócios desenvolvidos pela empresa;
- Perda do interesse de potenciais clientes;
- Deixar que outras empresas (concorrência) saibam e conheçam os projetos internos e de clientes;
- Desvios de dinheiro da sua empresa e de seus patrimônios para mãos de outrens;
- Desvios de dinheiros de clientes – onde a sua empresa, terá de arcar com os custos da irresponsabilidade de deixar os dados tão vulneráveis a ponto de o cliente ter prejuízos.
- Arcar com custos indenizatórios para clientes e empresas associadas.
O mais preocupante não são as grandes empresas, pois estas já possuem o hábito de ter um bom e eficiente sistema de segurança da informação para organizações, mas as pequenas e médias empresas ainda falham muito nesse sentido, pois acham que nunca terão de arcar com custos astronômicos, já que pensam que seus dados internos nunca serão vazados.
Vale salientar que vírus existem aos montes, e a forma de ataque vem se modificando muito ao longo dos anos, cada vez mais imperceptíveis e quase indetectáveis, os hackers mineram dados de forma oculta, por isso, todo cuidado é pouco e toda atenção é devida quando o assunto é sua empresa, seus negócios, seu dinheiro e seus clientes!
Não vale a pena correr riscos e acabar com prejuízos que nem se pode arcar!
Deixe que façamos a sua proteção! Nós podemos te ajudar com o que há de melhor em sistemas de segurança da informação!