
TCP/IP – entenda o que é e como funciona!
Veja tudo o que é necessário entender sobre TCP/IP e conheça assim, cada uma das suas fases!
Problemas de comunicação são extremamente complicados para uma empresa, você concorda?
É muito difícil estabelecer uma forma de transmitir informações se você não tiver uma meio de comunicação que se faça entender e consiga assim, transmitir a mensagem desejada da maneira certa, sem ruídos e muito menos falhas que mudam totalmente o seu sentido… agora, imagine só se cada um dos seus colaboradores – independentemente da posição dentro da empresa – falasse então, um idioma diferente… ou pior, imagine se cada um criasse assim,uma linguagem única para expressar tudo o que sente e precisa ser falado a outras pessoas; seria o mais completo caos, concorda?
Poxa, agora eu imagino que você esteja se perguntando:
“O quê é que isso tem a ver com TCP/IP?”
Se para seres humanos, que têm a capacidade de se adaptar às mais diversas situações, já é complicado conseguir entender quando falamos línguas diferentes, imagine como é para um computador que parte de uma programação base para conseguir assim, transmitir dados e informações… agora, não se engane! Não é por quê diversos computadores estão na mesma rede que eles terão comunicação instantânea. Assim como na sua empresa, é necessário que a linguagem seja apenas uma, para que se faça entender e os dados sejam transmitidos da maneira correta e com fluidez.
E então, ficou curioso(a) para entender o que é TCP/IP?
Vem com a gente, nós vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!
O que é TCP/IP?
o TCP (Transferência de Pacotes) /IP – ou endereço físico – é um conjunto de protocolos que conversam entre si e tem o intuito de enviar dados através da rede.
Esses protocolos se dividem em quatro camadas:
- aplicação: é utilizada para enviar e receber dados e informações de outros programas através da rede;
- transporte: tem a função de receber os dados transmitidos, verificar sua exatidão e dividir cada um pacotes;
- rede: tem a função de receber os dados e anexá-los ao endereço virtual;
- interface: significa o envio e recebimento de pacotes através da rede.
Cada uma dessas camadas tem o seu objetivo, sendo que, ao final, todas formam um único grupo com o foco de garantir a integridade dos dados que carregam.
Sendo assim, para que a transferência de dados seja feita da maneira correta e seja possível garantir a total segurança, é necessário assim, que todos os protocolos utilizem a mesma linguagem.
O protocolo TCP serve como forma de preparar os dados, segmentando cada uma das informações e inserindo o endereço para a transferência.
Sendo assim, é necessário pensar que cada uma das etapas desse processo é extremamente importante para que seja possível atingir o objetivo almejado e, dessa forma, fazer a transmissão assertiva dos dados com a segurança necessária.
E então, o que achou das informações? Elas foram úteis?
Caso precise do apoio para gestão clara dos serviços de TI da sua empresa, garantindo maior comodidade e segurança a você e seus clientes, entre em contato conosco.