
O que é Governança de TI? Conheça o conceito e suas aplicações
Índice
- Você já ouviu falar em governança de TI? Confira no artigo agora e conheça seus conceitos e aplicações como mecanismo de controle!
- Aplicações e resultados da governança de TI
- Precisão e segurança nas informações
- Aproveitamento operacional e tecnológico
- Otimização de custos
- A governança de TI e os níveis de maturidade
- Assine nossa newsletter
Você já ouviu falar em governança de TI? Confira no artigo agora e conheça seus conceitos e aplicações como mecanismo de controle!
Podemos considerar a governança de TI como um desdobramento da governança corporativa dentro de uma organização. A governança é como um mecanismo de controle, que vai estabelecer todas as regras e políticas para direcionar os processos da Tecnologia da Informação.
O acompanhamento e monitoramento da aplicação das regras e políticas é que vai garantir que a TI esteja trabalhando de acordo com o que é solicitado, sempre com vistas a atingir os objetivos estratégicos da empresa, reduzindo as possibilidades de riscos ao empreendimento.
Dentro da empresa, a governança de TI apresenta algumas atribuições específicas, sendo a principal responsável pela definição do funcionamento de todos os processos ali gerados e análise e verificação de políticas e normas, que devem ser seguidas de forma correta.
A gestão de TI, por seu lado, é a responsável pela manutenção dos processos, pela promoção da transformação digital da empresa e pela satisfação de usuários e clientes com relação aos serviços, fazendo também a gestão da equipe de profissionais.
Aplicações e resultados da governança de TI
Os processos de TI devem sempre estar em sintonia com os objetivos da empresa, ao mesmo tempo em que a própria empresa deve se manter atualizada com relação aos avanços da tecnologia.
Assim, a governança de TI deve ser analisada como um diferencial competitivo, uma vez que é de sua responsabilidade apresentar resultados, expandir as possibilidades da organização e fazer com que a empresa se torne mais competitiva no mercado.
A implementação da governança de TI, portanto, oferece os seguintes resultados para a organização:
Precisão e segurança nas informações
Um dos principais pilares da governança de TI é a segurança nas informações. A TI não pode se sustentar por muito tempo se não houver garantia de que todos os dados estão corretos e confiáveis e, dessa forma, a governança de TI se torna responsável pela padronização dos processos, criando regras que possibilitem dados seguros.
Aproveitamento operacional e tecnológico
A governança de TI deve oferecer serviços que sejam conhecidos e utilizados por todos os usuários, oferecendo uma visão geral sobre suas atividades. Através da definição de processos, torna-se possível conseguir melhor aproveitamento operacional e tecnológico, permitindo que a TI tenha disponibilidade de recursos e tempo para novos investimentos.
Otimização de custos
A otimização de custos pode ser resumida em resultados confiáveis e redução de valores com retrabalho. A governança de TI possibilita identificar as demandas prioritárias, trabalhando com os processos de forma correta e tomando as iniciativas mais adequadas.
A governança de TI e os níveis de maturidade
A governança de TI possibilita ainda entender o nível e maturidade da Tecnologia de Informação dentro da empresa e tomar as medidas necessárias para que o setor ofereça todos os resultados esperados.
Dentro de qualquer organização podemos encontrar quatro níveis de maturidade de TI, como vemos a seguir:
- TI artesanal, que não possui processos pré-definidos, dependendo de atenção frequente para oferecer resultados;
- TI eficiente, que realiza de forma correta os processos, sendo um nível que permite desenvolver melhor relacionamento com os setores da empresa;
- TI efetiva que, além de realizar todos os processos de forma correta, também permite determinar os melhores projetos para a organização;
- TI estratégica, que permite transformar o negócio utilizando a Tecnologia da Informação, agindo como um parceiro na busca do aumento de competitividade.
O objetivo da governança de TI é atingir esse último nível, o que exige que o profissional responsável tenha uma visão estratégica do negócio, podendo aliar a tecnologia ao desenvolvimento da organização. Caminhando lado a lado com a empresa, a governança de TI é uma garantia de sustentabilidade e lucratividade.
Nós da Deltime somos uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para gestão e consultoria de projetos, venha nos visitar e conversar sobre o seu!
Siga-nos no Facebook: @deltime.info
#deltimegestaoeserviçosti #deltimesãopaulo #gestãoeserviçosdetisãopaulo #governançadeti