contato@deltime.com.br   
(11) 5097-9689
Suporte De TI - Tudo Que Você Precisar Saber! – Parte 1

Suporte de TI – Tudo que você precisar saber! – Parte 1

A Tecnologia da Informação, ou TI, é um conjunto de tecnologias e soluções digitais que possibilitam registrar, armazenar e analisar dados. O suporte de TI é apenas uma das áreas envolvidas, como iremos verificar adiante.

Para que a Tecnologia da Informação possa executar todas as suas tarefas, os profissionais devem utilizar uma série de ferramentas e de sistemas para interagir com os bancos de dados. Portanto, seja na busca de uma determinada informação, seja na manutenção de todo o sistema, o suporte de TI é essencial para qualquer empresa.

Os profissionais de suporte de TI são dos mais requisitados atualmente, já que se tornam responsáveis pelo gerenciamento e pela manutenção de recursos digitais nas empresas e instituições.

Contudo, é preciso entender que cada área de TI oferece um campo de atuação diferente. Assim, por exemplo, um gestor de TI se torna responsável por assessorar a empresa, evitando investimentos desnecessários, enquanto que um tecnólogo de TI trabalha diretamente com os recursos técnicos e um especialista em suporte atende diretamente os usuários.

O suporte de TI atende aos mais diferentes segmentos de atuação, desde indústria de tecidos, empresas comerciais atacadistas e varejistas, agricultura e outros. A área de TI vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, já que a informática é uma parte essencial para o desenvolvimento.

Um profissional de suporte de TI está intimamente ligado à organização das empresas, dos órgãos públicos, de escolas e entidades, levando maior assertividade às exigências das instituições, atendendo a qualquer necessidade na estrutura da Tecnologia da Informação.

Basicamente, a Tecnologia da Informação é dividida em três áreas de atuação: a infraestrutura, o software e o banco de dados. Para atuar com a infraestrutura existem os analistas de suporte técnico e os administradores de redes, enquanto que, para o software, existem os programadores e desenvolvedores de sistemas. Na área de banco de dados atuam os administradores de banco de dados, ou ADB, além de especialistas em servidores.

Evidentemente, existem outras subdivisões, dependendo cada um de uma outra para suas operações. Assim, podemos incluir entre as atividades da Tecnologia da Informação a criação de aplicativos móveis, o desenvolvimento e a implantação de sistemas de segurança, a administração dos dados e informações, entre outras.

O suporte de TI e suas atribuições

Um analista de suporte de TI tem, entre suas responsabilidades, atuar com suporte técnico em hardware e software, atendendo clientes internos e externos, respondendo a questão não apenas técnica, mas também relacionadas com serviços, produtos, relacionamento com clientes, garantia de produtos, projetos e manutenção em redes de computadores, além da responsabilidade pela segurança dos dados de serviços.

O suporte de TI também é responsável pela análise, estudo, seleção, planejamento, instalação, implantação e manutenção de programas básicos e de apoio, como, por exemplo, sistemas operacionais, banco de dados, teleprocessamento e atividades correlatas.

No suporte de TI ainda se encontram a criação de políticas de segurança, os serviços de prevenção contra invasões lógicas ou físicas, a manutenção do controle de acesso aos recursos, a instalação, configuração e atualização de programas especiais, como antivírus e antispywares.

O analista de suporte de TI deve ainda realizar manutenção de rotinas de cópias de segurança, o estudo e implantação de documentação de rotina, a busca de melhoria das operações do sistema, a manutenção de diversos sistemas operacionais e da comunicação digital.

Com toda essa responsabilidade, o suporte de TI deve manter os sistemas em pleno funcionamento, prestando ainda suporte aos usuários e atuando como parceiro, oferecendo todos os seus serviços para que a empresa em que trabalha não corra riscos de paradas nos processos em razão de problemas com a Tecnologia da Informação.

Nós da Deltime somos uma empresa especializada no suporte de TI para sua empresa, em São Paulo, contate-nos, vamos tomar um café!

Siga-nos no Facebook: @deltime.info

Muito sucesso e até breve!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Deltime?

Somos uma Empresa de gestão de serviços de TI, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @deltime.info

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *