
O que acontece quando uma empresa perde os dados e não tem solução de backup?
É desesperador procurar por algo ou algum documento e não encontrar em lugar nenhum, não é mesmo? O pior acontece quando esses documentos são importantes e ainda existe a necessidade de encontrá-los imediatamente.
No caso de uma empresa a situação é sempre um problema, pois geralmente os documentos em sua grande maioria, são importantes, e a perda de dados necessários naquele instante, pode causar uma turbulência nos negócios.
Daí fica clara a necessidade de sempre fazer um backup das informações de modo seguro, atualizando continuamente a fim de evitar perdas.
Índice
Perdi os dados, e agora?
Infelizmente esse é um erro crucial! Estatísticas apontam que se uma empresa não tiver os backups de seus dados rotineiramente, a mesma poderá deixar de existir em menos de dois anos.
Isso é desesperador, afinal que empresa quer entrar para esses índices?
A tecnologia veio amparar o crescimento das empresas de modo exponencial. Hoje desde micros negócios à grandes empresas trabalham com sistemas informatizados.
O computador hoje armazena praticamente toda a estrutura de uma empresa, de modo prático, organizado e sem necessidade de grande espaço físico.
Ainda que difícil, existem empresas de Tecnologia da Informação que podem auxiliar na busca por essas informações. O que essas empresas podem fazer por sua empresa?
Buscar em todos os discos rígidos e arquivos virtuais informações relevantes, a fim de se evitar prejuízos. O fato é que perder esses dados, seja por qual motivo for, e não conseguir ou ainda pior não tiver backups dos mesmos, pode levar muitas empresas a fecharem suas portas.
Quais os principais motivos de perdas de dados?
São muitos os motivos que podem levar à perda de informações, principalmente quando estão armazenados em um único computador.
Falando em dados estatísticos, os principais motivos de perdas de dados no cotidiano são:
- Defeitos no hardware;
- Problemas no software;
- PC infectado por vírus;
- Erro humano;
- Desastres naturais.
Ainda as empresas contam com motivos ainda mais alarmantes como:
- Roubo de informações.
- Colaboradores (se é que podemos chamar assim) mal-intencionados.
Evitando desesperos futuros
Para evitar futura complicação, nada como ter sempre um backup eficiente! Esse é o lema das empresas que não querem ter esse desespero de perder as informações importantes para o seu dia a dia. O backup é sempre essencial nos negócios, por isso ele deve sempre ser guardado como uma “carta coringa” no momento mais oportuno.
Invista em profissionais qualificados para sua segurança
O backup é importante em todos os departamentos da empresa, isso é inegável. Agora imagina a situação em que os dados financeiros de uma empresa são perdidos?
Não ter mais históricos de entradas, nem de saídas, nem de lucros, nem prejuízos, pode trazer grandes complicações para o bolso da organização.
Por isso, dependendo do tamanho da sua empresa, contar com auxílio de profissionais qualificados da área de TI, pode trazer um grande alívio à futuras dores de cabeça. Podendo assim trazer maior segurança às suas informações.
Automatize o processo
Através da automatização do processo de cópias de segurança (backup), os resultados são mais assertivos, além de rápidos, evita-se também possíveis falhas humanas.
Concentre as informações
Fazer cópias de segurança é sempre essencial, no entanto, é importante concentrar as informações, afinal, na hora que precisar buscar por elas, o processo pode ser tornar muito mais simples.
Ter várias informações copiadas e salvas em todos os lugares, pode não ajudar muito na hora em que precisa delas de verdade. Concentre as informações em um único local. O ideal é utilizar o armazenamento em nuvem, pois além da maior capacidade, ainda fica mais fácil o acesso, independentemente do local físico da busca.
Seja qual for a sua empresa, os dados e informações são vitais para a sobrevivência do seu empreendimento. Investir na segurança do seu negócio é sempre a melhor opção.
Pense nisso e até a próxima!