
Backup incremental e diferencial – qual a diferença?
Índice
- Não coloque a segurança dos seus dados em xeque por conta de um rinoceronte cinza!
- Entenda a diferença entre backup incremental e diferencial e tenha sempre os seus dados com maior segurança sem correr o risco de perdê-los para sempre!
- “Ok, mas o que isso tem a ver com backup incremental e diferencial?”
- E o que seria esse Rinoceronte Cinza?
- Backup incremental e diferencial: o que são e diferenças
- Backup incremental
- Backup diferencial
- Não permita que o rinoceronte suma com os seus dados!
- Assine nossa newsletter
Não coloque a segurança dos seus dados em xeque por conta de um rinoceronte cinza!
Entenda a diferença entre backup incremental e diferencial e tenha sempre os seus dados com maior segurança sem correr o risco de perdê-los para sempre!
Imagine-se em uma viagem pelas savanas africanas – calma que isso tem tudo a ver com a segura dos seus dados, pode confiar!
Você está em um Jeep com alguns outros turistas, um motorista e um guia local…
Todos estão maravilhados com a beleza desse lugar, com a fauna e até mesmo a flora…
Você tira boas fotos, balança a camisa, pois está muito calor, até…
SURPRESA!
Um imenso rinoceronte cinza fica estagnado em frente ao veículo.
Todos, imediatamente, entram em pânico, pegam suas coisas e se inclinam para trás, prontos para correr.
O guia, já experiente, pede para que tenham calma, que não façam movimentos bruscos e que simplesmente ignorem o animal…
Vocês, por mais desconfiados que estejam, resolvem seguir as instruções do guia amigo, mesmo sabendo que o animal não para de encará-los e não irá embora.
O motorista sugere que deem a volta, mas o guia pede para que simplesmente o ignorem e sigam a viagem.
Contudo, ao passar ao lado do animal, ele se vira para o veículo e inclina o corpo para trás, como se fosse para pegar impulso, o motorista, já desconfiado da atitude no animal, acelera evitando que o pior acontecesse…
O guia reclama com ele, pois irá perder algumas horas de remuneração, mas eu tenho certeza que a sua vida e a vida dos demais vale bem mais do que algumas horas de passeio a mais.
“Ok, mas o que isso tem a ver com backup incremental e diferencial?”
Agora, vamos ligar os pontos…
O conceito do gray rhino – ou Rinoceronte Cinza – foi introduzido por Michele Wucker, no livro “The Gray Rhino: How to Recognize and Act on the Obvious Dangers We Ignore” (O Rinoceronte Cinzento: Como Reconhecer e Agir Sobre os Perigos Óbvios que Ignoramos).
Nessa obra, Michele fala sobre como nós simplesmente ignoramos grandes perigos que podem acontecer a qualquer momento, justamente por acreditarmos que eles não irão acontecer – isso sem avaliarmos a sua importância, urgência e consequências…
Desse modo, na nossa pequena história, você e os demais turistas sabiam muito bem do risco que corriam, mas guiados por uma autoridade de que isso não iria acontecer, naquele momento, decidiram seguir viagem sem tomar uma ação preventiva eficaz.
E é justamente disso que se tratam os backup incremental e diferencial!
Ambos backups são focados em evitar que você seja atingido por um rinoceronte cinza que sempre esteve presente na sua frente.
E o que seria esse Rinoceronte Cinza?
A perda dos seus dados!
Sem que haja um backup das suas informações – local ou em nuvem –, você estará muito frágil a qualquer imprevisto na sua empresa – desde um colaborador desavisado até a danificação de uma máquina.
Portanto, vamos entender agora quais as diferenças entre backup incremental e diferencial e como você pode evitar esse rinoceronte cinza…
Backup incremental e diferencial: o que são e diferenças
Backup incremental
Feito o que chamamos de backup full, ou seja, o backup completo do seu sistema, é necessário que as atualizações de informações também sejam guardadas.
No entanto, para que isso aconteça sem que você tenha que parar tudo para atualizar todos os dados novamente, nós utilizamos o backup incremental.
Sendo assim, o backup incremental serve como checkpoint (ou ponto seguro) das suas atualizações….
“Como assim?”
Ele irá realizar uma cópia do seu backup full e, a cada nova alteração, irá gerar um fragmento dentro do seu sistema, alocando as informações alteradas, isso é bom porque:
- Consome menos espaço; e
- Grava as informações rapidamente.
Mas, tem uma desvantagem que é a recuperação total dos dados uma vez que deverão ser recuperados: o backup full e cada fragmento gravado.
Backup diferencial
Já o backup diferencial funciona com o mesmo princípio do backup incremental, mas com a diferença de que ele irá reverter todas as alterações a cada novo fragmento gravado.
Mas, não se preocupe, a velocidade é similar, mas com a vantagem de que cada nova alocação ou alteração de dados conta com um mesmo fragmento, em vez de algo mais específico.
O nome já diz muito…
Backup incremental e diferencial:
- Incremental: incremento das alterações mais recentes;
- Diferencial: incremento das diferenças entre cada alteração.
Não permita que o rinoceronte suma com os seus dados!
Portanto, seja para a aplicação do backup full, incremental ou diferencial, conte conosco, da Deltime!
Iremos montar a infraestrutura de rede necessária para que o seu negócio se mantenha com o mínimo de riscos possível e livre de rinocerontes!
Para saber mais sobre as nossas soluções, acesse esta página agora mesmo: Gestão de Projetos de TI.
