Tecnologia Da Informação

A Tecnologia da Informação é vista como uma caixa preta em sua empresa?

No começo, quando os computadores surgiram, eles eram vistos somente como máquinas gigantes, que tinham uma capacidade de automatizar algumas tarefas para instituições de ensino e pesquisa, empresas e meios governamentais.

Conforme o tempo foi passando e a tecnologia foi avançando, as máquinas se tornaram objetos cada vez menores, com maior confiança e muito mais poderosas. Como se isso não fosse o suficiente, a grande evolução das telecomunicações, fez com que, aos poucos, os computadores conseguissem se comunicar, mesmo que estivessem distantes de maneira geográfica.

Mesmo assim, não é difícil perceber, que até com as máquinas mais remotas e mais modestas, o trabalho da Tecnologia da Informação sempre foi algo muito importante.

A sua TI é vista como caixa preta pelo simples fato de ser a parte mais importante de resguardo e proteção dos dados empresariais e dos clientes. Por isso, você precisa compreender por completo o tema, pois só assim, é possível fazer uso deste recurso tão importante para a organização.

O que é TI?

Podemos definir a expressão TI ou como é comumente chamado, de Tecnologia da Informação, como a área de conhecimento que é responsável por administrar, criar e manter uma gestão correta da informação.

Como ela faz isso?

Ela consegue fazer isso usando de dispositivos e equipamentos que possibilitam acessos, armazenamentos de dados e operações, tendo como objetivo gerar informações que auxiliem no processo de tomada de decisões.

É fazendo o uso dessa tecnologia, que muitas pessoas e praticamente, todas as empresas, hoje em dia, mantém organizado um volume de dados que seja muito grande e importante.

A importância da TI

Para que seja possível entender o quanto a Tecnologia da Informação é importante, é preciso que se compreenda que a informação é também um patrimônio da organização que tem muito valor.

Quando nós falamos de universo digital, temos que entender que essas informações estão fazendo parte de um conjunto de dados organizados e classificados, de uma maneira que qualquer pessoa, instituição de ensino, organização e qualquer outro tipo de entidade consiga usar para atingir algum objetivo.

Com toda essa relevância, várias empresas de diversos segmentos, estão começando a investir cada vez mais na Tecnologia da Informação, para que seja possível obter e manter informações em segurança.

É importante ressaltar, que a TI não é útil somente para organização de informações, mas também, consegue levar para empresa, soluções referentes a:

  • Hardware,
  • Software,
  • Banco de dados e
  • Redes facilitando o acesso,
  • Analisando e gerenciando todas as informações do sistema.

O profissional de TI

Ao profissional de TI cabe a tarefa de implementar, desenvolver e realizar atualizações de soluções tecnológicas. Como a área acaba sendo muito ampla, há diversas especializações.

Desta forma, você vai encontrar profissionais da tecnologia da informação para diversos segmentos, como:

  • Banco de dados;
  • Desenvolvimento;
  • Infraestrutura;
  • Redes;
  • Segurança;
  • Gestão de recursos;
  • Entre outros.

Quem precisa de TI?

A resposta para essa pergunta é muito simples. Hoje em dia, a Tecnologia da Informação está presente em várias áreas, por isso, ela é indispensável no cotidiano de diversas pessoas, ainda que seja um pouco imperceptível.

Se você declarou seu Imposto de Renda, saiba que os seus dados estão sendo processados por computadores do governo, por exemplo. Outro exemplo, é se você faz compras no mercado, vai sem dúvida alguma, passar pelo caixa, que é o que dá baixa nas compras que você fez dentro do sistema da empresa.

Como deu para perceber a Tecnologia da Informação é algo indispensável, tanto no dia a dia das pessoas, como no das empresas.

Por isso, deve ser tratada com todo o cuidado possível.

Ficou com alguma dúvida? É só entrar em contato com a gente, será um prazer falar com você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *