Nômade digital – trabalhar em casa é o futuro do profissional bem-sucedido!
Índice
- O sinônimo do profissional bem-sucedido é algo que muda com o passar do tempo. Se antes o sucesso demandava que alguém se mantivesse em uma empresa dia e noite, hoje, nos aproximamos mais e mais dos empregos remotos e da flexibilidade do trabalho. É o nômade digital se tornando tendência!
- AFINAL, QUEM É ESSE TAL DE NÔMADE DIGITAL?
- E ONDE EU ENTRO NISSO?
- O PONTO DE VISTA DA EMPRESA
- É PRECISO ESTAR SEMPRE EM MOVIMENTO?
- Assine nossa newsletter
O sinônimo do profissional bem-sucedido é algo que muda com o passar do tempo. Se antes o sucesso demandava que alguém se mantivesse em uma empresa dia e noite, hoje, nos aproximamos mais e mais dos empregos remotos e da flexibilidade do trabalho. É o nômade digital se tornando tendência!
Cada vez mais, o profissional mais ligado às tendências tecnológicas se vê tentado a obter trabalhos remotos, seja pela flexibilidade, por conseguir se manter próximo da família, ou mesmo pelo conforto.
O home office é uma tendência real e já vem sendo adotado pelas empresas brasileiras, principalmente as de tecnologia. Algumas utilizam deste artifício em dias em que o transporte público é inacessível, emendas de feriados e afins.
Contudo, essa modalidade de trabalho é, apesar de mais famosa, apenas uma maneira de se manter conectado ao trabalho a distância. Há também o nomadismo digital, uma forma de trabalho que está em alta e que pode aumentar muito a produtividade e impactar os resultados da empresa de forma extremamente positiva!
AFINAL, QUEM É ESSE TAL DE NÔMADE DIGITAL?
É aquele profissional que trabalha em uma praia, em uma fazenda, em um café ou onde mais houver sinal de internet!
Se você parar para pensar, provavelmente já encontrou alguns em cafés, shopping centers e outros locais. Eles estão sempre carregando um laptop e ficam bem concentrados naquilo que estão fazendo. É parte do trabalho deles!
Mas e o nome, o que significa, exatamente?
Bem, como a própria palavra sugere, o nômade digital se mantém sempre em movimento. Ele não precisa ter uma base de trabalho fixa, seja pela simples possibilidade de trabalhar em qualquer lugar e a qualquer hora ou pela necessidade.
Aí vai um exemplo: uma empresa deseja entender a fundo o comportamento de consumo da região sul do país. Ao invés de conduzir pesquisas pela web, ela utiliza um representante para coletar esses dados pessoalmente, observando o consumidor local e conduzindo a pesquisa de forma mais precisa.
Redatores e bloggers também se aplicam a essa categoria de trabalho. Eles não precisam estar dentro de um escritório para escreverem textos; podem fazê-lo de qualquer lugar!
E ONDE EU ENTRO NISSO?
Redatores, bloggers e profissionais de marketing não são os únicos nômades digitais. Desenvolvedores de software e mobile, fotógrafos, designers, donos de e-commerce, webdesigners, profissionais de coaching e vários outras profissões podem se encaixar nessa modalidade de trabalho, tão vantajosa e que permite ao funcionário trabalhar em casa ou em qualquer outro local que desejar/precisar.
Esse tipo de trabalho já é bastante difundido na Europa e em alguns países da América do Norte.
E trabalhar viajando por aí não significa que os custos de vida serão mais altos do que aqueles necessários para alguém que possui um trabalho “normal”. Dependendo do destino, é possível viver por menos!
O site numbeo, por exemplo, fornece dados de custo de vida, a fim de facilitar a vida do nômade digital que deseja viver em determinado local por algum tempo, enquanto conduz o seu trabalho por lá.
O PONTO DE VISTA DA EMPRESA
Para o empresário, permitir a inclusão de nômades digitais dentro da empresa pode ser extremamente vantajoso. Imagine não precisar lidar com atrasos ou a baixa produtividade causada pelo stress do trabalho para certas funções!
O empresário não precisa pagar a mais para o funcionário se manter em casa. Na verdade, os custos são reduzidos. O trabalho é remoto e o fornecimento de equipamentos deve ser decidido por contrato, em um acordo entre empresa e colaborador. Logo, a responsabilidade de se manter é do trabalhador!
Uma boa forma de começar é a contratação de freelancers. Encare isso como um teste e, futuramente, pense em ter alguém fixo para desempenhar essas funções de forma remota.
É PRECISO ESTAR SEMPRE EM MOVIMENTO?
Não! Apesar do termo sugerir que o profissional ficará se mudando para lá e para cá, a verdade é que é possível simplesmente se mudar para outra cidade, muitas vezes com um custo de vida menos elevado que o da sua cidade atual. O melhor de tudo isso é que você não precisará de um novo emprego, nem se ajustar a uma nova vida ou perder várias horas do dia com o transporte público.
A possibilidade de estar em um ambiente mais agradável, menos carregado e com baixa pressão é um estímulo para a produtividade do funcionário.
É verdade que nem todo mundo é capaz de se adaptar à rotina e manter-se produtivo. Contudo, o nômade digital já está preparado para trabalhar a distância e focar-se nas suas tarefas. Todos os elementos que compõem a modalidade de trabalho impactam o seu trabalho positivamente.
Ele será capaz de fazer mais em menos tempo, cumprir seus horários de forma quase religiosa e entregar tudo no prazo, sem precisar se preocupar com o acúmulo de tarefas, colegas de trabalho com postura inadequada e outros desafios comuns em escritórios.
Que tal considerar ter nômades digitais dentro do seu negócio? Comece a planejar essa inclusão dentro da sua empresa, amplie a sua capacidade de trabalho e aumente a produtividade!
Ah, antes de partir, que tal saber mais sobre o Home Office e como essa tendência vem conquistando o Brasil?
Em caso de dúvidas, lembre-se que a Deltime é uma empresa de tecnologia que possui as soluções certas para o seu negócio. Se você deseja obter ferramentas poderosas e os melhores resultados, pode sempre entrar em contato conosco. Será um prazer conversar!
Sucesso e até a próxima!