O que é Machine Learning e como isso revolucionará os processos da sua empresa
Você sabe o que é machine learning? Não? Trata-se de um método desenvolvido para ensinar máquinas a aprender.
Sim, é isso mesmo: ensinar as máquinas a aprender. A partir de algoritmos é possível ensinar máquinas para que elas exerçam funções, a fim de causar uma evolução no ambiente corporativo. E se você quer saber mais sobre isso, então venha conferir!
Índice
Machine Learning: o que é?
Para explicar melhor, machine learning consiste em processos nos quais as máquinas são programadas para analisar dados e tomar decisões sem que seja necessário haver intervenções de nós, seres humanos.
Esse aprendizado é obtido graças a um algoritmo, que por definição, é uma sequência de operações para que um problema seja solucionado. Sabe quando o nosso e-mail é programado para identificar mensagens que contêm spam? Isso é um algoritmo.
E o machine learning aconteceria nesse caso, se o e-mail fosse programado para aprender com os algoritmos que realiza, para que não precisasse mais sofrer intervenções de um programador, por exemplo.
Por que o machine learning é interessante para empresas?
Em primeiro lugar, você nunca vai encontrar uma empresa de grande visibilidade no mercado que não faça uso dessa ferramenta.
Você deve conhecer a grande empresa de streaming de conteúdo do momento, a Netflix. Trata-se de uma das empresas que faz uso do machine learning, e de uma forma muito inteligente.
Através dos dados disponibilizados no momento do cadastro, e dos cliques dos usuários em filmes de sua preferência, o site da Netflix utiliza algoritmos para salvar essas informações, e assim, indicar filmes e séries que aquele indivíduo poderia gostar de assistir.
Como posso aplicar o machine learning na minha empresa?
Essa ferramenta tecnológica já tem mostrado serviço no dia a dia das corporações, como você pode ver. Na sua empresa, por exemplo, o machine learning pode coletar dados de candidatos em processo seletivo, e a partir dos algoritmos, quando houver uma próxima seleção, conseguir sozinho fazer uma peneira entre quem se encaixa nos requisitos e quem não.
Se você é gestor de um e-commerce, por exemplo, pode usar os dados de cadastro e cliques recentes do navegante em sua página, para sugerir opções de produtos em sua loja que poderiam interessar a ele.
Saia na frente da concorrência
Apesar do machine learning não ser mais uma ferramenta assim tão nova, já que podemos encontrar um bom número de empresas fazendo uso dela, é importante aderir a esse método.
Como dissemos antes, observe que todas as grandes empresas já contam com o machine learning. Por isso, se você quer obter destaque em meio aos seus concorrentes, o ideal é que busque uma maneira urgente de aderir a esse novo conceito.
Empresas de segurança, e-commerce, centros de saúde, e outros. O machine learning tem utilidade em qualquer tipo de função corporativa. Não espere mais para revolucionar os processos da sua empresa!
Que tal conhecer uma outra tendência para as empresas, a Internet das Coisas, e como ela pode afetar na sua produtividade?
Se você ainda possuir alguma dúvida, pode sempre entrar em contato com a Deltime! Será um prazer falar com você!