
O que é BYOD?
Índice
O que é BYOD?
B.Y.O.D. é a sigla para “Bring Your Own Device” traduzindo para o português significa: “Traga seu próprio dispositivo”.
Qual a função do BYOD?
Permitir ao funcionário ou colaborador utilizar as tecnologias que ele está mais habituado, como seu smartphone, seu notebook pessoal, para acessar informações da empresa. Resumindo, BYOD é a preferência pela utilização de dispositivos pessoais para fins profissionais.
BYOD – Segurança da Informação.
Existe todo um procedimento de segurança da informação que o departamento de TI da empresa instala no seu dispositivo pessoal para se assegurar caso corra algum imprevisto como: Furtos, perdas e etc…
Redução de Custos
Com o BYOB a empresa acaba por reduzir custos, tendo como única responsabilidade oferecer ao funcionário um valor mensal para que ele custeie estes recursos ou até mesmo divida com ele transferindo a propriedade do equipamento ao fim de um determinado tempo;
Hoje em dia já existe até mesmo a possibilidade do funcionário participar da escolha dos equipamentos a serem utilizados.
Vantagens do BOYD
• Os custos de gestão com TI caem drasticamente.
• Gastos relacionados à troca de equipamentos da empresa.
• Custos com conexões de rede fora do ambiente corporativo passam a ser de responsabilidade do funcionário e não mais da empresa.
• Conforto do funcionário ao trabalhar com um dispositivo de sua preferência.
• Empresas que adotam o BOYD tendem a ser mais avançadas. Como usuários fazem upgrades em uma frequência maior do que as empresas, elas passarão a se beneficiar de dispositivos com maior poder de processamento.
Lembre-se: Ao adotar o BYOD na sua empresa, diversos aspectos técnicos devem ser considerados. O principal deles é o controle sobre a estrutura digital da empresa.
A política de segurança digital e privacidade devem ser claras e de forma que todos da empresa entendam. Ferramentas de computação na nuvem, máquinas virtuais e VPNs podem ser adotadas.
Elas auxiliam empresas a impedir transtornos eventuais na maquina do funcionário.
As normas de privacidade também devem ser estabelecidas para a preservação dos dados privados da companhia.
Como muitas empresas já utilizam serviços de armazenamento em nuvem nas suas linhas operacionais, regras relacionadas à posse de dados em equipamentos de terceiros devem ser criadas para garantir que os registros internos de uma empresa não caiam nas mãos erradas.