Gdpr O Que é E Quais São Seus Impactos No Brasil - Gestão De Serviços De TI | Deltime

GDPR – O que é e quais são seus impactos no Brasil?

Saiba como proteger todos os dados da sua empresa, bem como os de seus clientes de maneira assertiva utilizando o GDPR!

Você sabia que existem algumas Leis que impactam diretamente nos empresas brasileiras? Sim, você deve pelo menos suspeitar disso, certo?

Pois bem, é justamente o que ocorre com a Lei europeia de proteção de dados… 

“Ui, proteção de dados é coisa séria, viu?!”

Muitos empreendedores e negócios até tentam “empurrar com a barriga” a responsabilidade e importância de possuí-lo, no entanto, quando o problema aparece, caso você não tenha proteção, não adianta chorar, e os prejuízos – em geral – são incalculáveis!

É por esse e outros tantos motivos de extrema importância, que iremos falar hoje sobre o GDRP e, se você já ouviu falar um pouco, vai passar a entender ainda mais. No entanto, se nunca ouviu falar, é um ótimo momento para se inteirar do assunto, não acha?

Nós preparamos este material exclusivamente para que você consiga entender melhor sobre o GDRP e como ele pode impactar empresas no Brasil, na missão de proteger o seu negócio das mãos de hackers “black hat”!

Vamos entender melhor?

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O que é GDPR?

A sigla GDPR refere-se, em inglês, ao General Data Protection Regulation, e que em português, pode ser traduzido como Regulamentação Geral de Proteção de Dados. Essa regulamentação trata-se de uma Lei instituída em 2012, regulamentada em 2016, mas que somente a partir de 2018 entrou em vigor oficialmente.  

Quais empresas podem ser beneficiadas pela GDPR?

Visto que o General Data Protection Regulation visa proteger dados de todos os tipos de invasão – sejam elas maliciosas ou não – as empresas contidas prioritariamente nos mecanismos de proteção são: 

  • Quaisquer tipos de lojas virtuais que armazenam diversas informações de milhares de usuários, como dados pessoais e financeiros – esses são majoritariamente confidenciais e intransferíveis;
  • Empresas de serviços financeiros;
  • Redes sociais;
  • E qualquer outro ambiente online onde exista armazenamento de dados, sejam eles relacionados apenas a usuários visitantes ou compradores. 

Qual a importância e utilidade da GDPR?

A missão da GDPR é a de aumentar a proteção de dados das empresas, ainda mais quando se tratam de plataformas online, devido a grande “facilidade” de acesso e ao fato de muitas empresas não terem ao menos o conhecimento necessário sobre o assunto. 

A criação da GDRP ocorreu por conta da necessidade de controle e segurança de dados empresariais, transmitidas e recebidas pelas organizações e empresas online. 

Mesmo se tratando de uma Lei europeia, ainda assim, muitas empresas brasileiras têm utilizado a GDPR como método protetivo. Outro detalhe importante, é que muitas empresas estrangeiras – e, principalmente, localizadas na Europa – só tendem a fechar contratos de participação, investimentos e compras, caso as empresas brasileiras tenham atuação completa do GDRP, isso se deve, justamente, pelas ações de segurança geradas por essa tecnologia de proteção de dados. 

Sendo assim, dentre diversos outros fatores, esse é o motivo da crescente utilização desse mecanismo no Brasil. 

Regras de uso da GDPR

Toda empresa que adere ao GDRP necessita seguir algumas regras, às quais explicaremos agora:

  1. O cliente precisa consentir e concordar que os dados dele serão captados, isso precisa estar exposto de forma clara, objetiva e muito visível.
  2. Conhecimento da finalidade da coleta de dados: Os clientes precisam saber para quê e por qual motivo os dados foram coletados. Isso também precisa estar nítido.
  3. Da mesma maneira, caso o cliente deseje, seus dados podem ser removidos da base de dados da empresa, no momento em que ele desejar.
  4. As empresas precisarão aderir ao DPO – Data Protection Officer, onde haverá supervisão e tratamentos dos dados pessoais e, caso seja preciso, transmitir informações ou esclarecimentos para as autoridades competentes.
  5. Em casos onde houver violação de dados, os clientes devem ser notificados e, a empresa deverá da mesma forma, buscar as autoridades em até 72 horas. 

Sendo assim, fica evidente a grande importância da utilização do GDPR, afinal, todas as empresas querem ter seus dados protegidos e em total segurança contra qualquer tipo de invasão, não é mesmo?

E então, vai deixar seus dados desprotegidos?

Entre em contato conosco e receba todo o apoio de especialistas na proteção de todas as suas informações, bem como a de seus clientes!

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