Terceirizar A TI

Qual a melhor solução: Terceirizar a TI, ou ter uma equipe interna?

É empreendedor ou está pensando em ser? É provável em algumas pesquisas sobre a estruturação de uma empresa, você tenha se deparado com a famosa área de TI, que significa Tecnologia da Informação. E provavelmente surgiu a dúvida sobre qual o melhor modelo de contratação: terceirizar a TI ou ter equipe interna?

Antes de tudo, para um bom entendimento comum desse artigo, definamos algo: a equipe de TI dentro de uma empresa pode ter as suas funções principais divididas em duas áreas, uma estratégica e outra operacional.

Sendo que a estratégica foca muito mais na demanda da empresa, no core business, enquanto que as operacionais têm a ver com manutenção de serviços rotineiros.

Tendo isso em mente, você já está pronto para descobrir qual a melhor solução para a sua empresa: terceirizar a TI, ou ter uma equipe interna?

Será que vale a pena terceirizar a TI?

Se você possui uma empresa pequena e pouco complexa no seu funcionamento e estruturação, terceirizar a TI é o mais indicado para a sua organização empresarial. Porém, é importante lembrar que se o seu objetivo é crescer no mercado em que atua, a sua empresa deve começar já visando à criação de uma equipe interna de TI.

Os tempos estão difíceis economicamente e é normal que os custos sejam reduzidos em uma empresa, então é por isso que terceirizar a TI tem se tornado cada dia mais comum. Se a empresa contratada for confiável e profissional, a redução de custo e não manutenção de aparelhos de máquinas, softwares e tecnologias são as principais vantagens.

Quando vale a pena manter uma equipe interna?

Quando sua empresa for de grande porte e complexa em sua escala de funções. Isso porque as demandas são muito mais volumosas do que em uma pequena ou média empresa. Existem mais sistemas que devem estar sincronizados uns com os outros, necessidades diferentes, manutenções de diversos servidores e mais usuários a serem atendidos, etc.

Qual a solução?

É importante voltarmos à reflexão inicial do texto, onde separamos as funções em duas partes: estratégicas e operacionais.

Quando a empresa é pouco complexa, uma empresa especializada e com mais de dez anos de serviço pode ser vantajoso terceirizar a TI integralmente. Porém, correm grandes riscos de ficar dependente do trabalho de funcionários externos em momentos cruciais para o avanço da sua empresa.

Por isso, o ideal é ter sempre a visão de uma equipe interna de TI, já que aos poucos você pode ir formando a sua equipe e assim focar o trabalho desenvolvido por eles nas demandas específicas da sua organização. Isso poderá estimular o desenvolvimento de especializações dentro da própria empresa e oferecer um ambiente de trabalho produtivo e estimulante para eles mesmos.

Espere o momento certo para ter a sua própria equipe, para não sofrer o efeito reverso e pagar por uma mão de obra que não está funcionando e rendendo dentro da empresa.

E não elimine por completo a ideia de terceirizar a TI, tenha sempre uma empresa em vista, já que em uma urgência poderá chamá-los para realizar trabalhos mais generalizados e menos específicos, evitando que a equipe interna perca tempo e concentração do foco principal da empresa.

A lógica segue parecida para aqueles que possuem uma empresa grande. A diferença é que a integração deve ser constante e o foco da equipe interna deve ser muito maior na análise de riscos da operação da TI e em cobrar velocidade com mais frequência da equipe terceirizada de TI.

Uma boa maneira de descobrir qual a melhor opção para o seu empreendimento é analisando como a sua concorrência lida com a equipe de TI dentro da organização, principalmente se a marca concorrente tem mais de dez anos no mercado, já que é um sinal de que algo eles estão fazendo bem.

Conclusão

Nunca perca de vista a visão e a missão da sua empresa e assim poderá descobrir qual a melhor solução: terceirizar a TI, ou ter uma equipe interna. Tome sempre os devidos cuidados com os maus profissionais e com o vazamento de informação importante do interior da empresa.

Nós da Deltime somos especialistas neste tipo de análise. Faça-nos uma visita, vamos tomar um café e discutir mais sobre esta importante questão, terceirizar a TI ou não, que pode decidir o futuro de sucesso do seu empreendimento corporativo.

Deixe um comentário abaixo, vamos interagir, é sempre um prazer falar com você e compartilhar conhecimento!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *