Tecnologia Da Informação

Tecnologia da Informação – Fundamental para o seu Plano de Negócios!

“Mais que um departamento nas empresas, a área de tecnologia da informação é parte estratégica do desenvolvimento empresarial”Equipe Deltime

Vivemos numa era totalmente digital, onde o avanço da Tecnologia da Informação beneficia e muito o crescimento de todos os segmentos corporativos. Com isso, fica claro que, para uma empresa ter sucesso e obter os resultados esperados a mesma precisa ter uma estrutura tecnológica ao seu dispor.

Não tem como um negócio, seja ele de qualquer segmento de mercado, não utilizar a Tecnologia da Informação para conquistar novos consumidores e gerir de forma efetiva suas operações, sejam elas, administrativo-financeiras ou desenvolvimento e fabricação de bens de consumo, e até mesmo gestão estratégica, para analisar e tomar ações efetivas quanto ao que foi pré-determinado em seu plano de negócios e/ou planejamento. E mais, quando falamos em inovação, a Tecnologia da Informação esta como o H2O (água) para a natureza e para a sobrevivência do planeta, é impossível pensar em inovação sem um aporte tecnológico.

Um grande exemplo disso que estamos falando é a agricultura. Você imaginava há um tempo, Cia. Agrícola ou uma Cooperativa se beneficiando da Tecnologia da Informação? Hoje isto é fundamental neste segmento. Os agricultores utilizam a Tecnologia da Informação para controle de produção, gestão das finanças, análises ambientais, planejamento técnico operacional, controle de fornecedores, dentre outras questões fundamentais para o segmento. Sem o uso adequado da Tecnologia da Informação é impossível uma Indústria Agropecuária ou uma Cooperativa Agrícola se manter competitiva no mercado. Isto não é incrível?

INOVAR É PRECISO…

Para nós da Deltime, sinônimo de sucesso corporativo é: Inovação baseada numa estrutura sólida em Tecnologia da Informação. Por isso, afirmamos categoricamente: A Tecnologia da Informação é a base fundamental para inovação em modelos de negócios“Mais que um departamento nas empresas, a área de tecnologia da informação é parte estratégica do desenvolvimento empresarial”!

MELHORIAS NOS PROCESSOS E INDICADORES CONFIÁVEIS

Uma estrutura tecnológica bem arquitetada garante:

– Uma base de dados robusta com armazenamento seguro e processamento em velocidades extremamente altas;

follow up de informações em tempo real em todo o ecossistema da marca;

– aplicativos e aplicações interativas e inteligentes;

– Melhoria nos processos de compra e venda;

– Interatividade contínua com o Plano de Negócios

– Possibilidade de alterações pontuais no Planejamento e nos Processos, de acordo com a extração de dados e análise dos resultados obtidos em tempo real;

– Análise e Mensuração das ações de Marketing, etc.

Toda a operação de uma empresa é otimizada com o uso adequado da Tecnologia da Informação, aumentando a qualidade em todos os aspectos, e isso vai desde o aumento da produtividade fabril, até o SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente –  A comunicação se torna linear e os processos operacionais e de gestão se automatizam, gerando indicadores para a melhoria contínua  do negócio.

As decisões do conselho gestor são certeiras quando os indicadores são confiáveis, e indicadores só são possíveis com o necessário uso da Tecnologia da Informação.

É PRECISO ENTENDER PARA ATENDER

Muitas decisões precisam ser tomadas, principalmente com base em pesquisas de mercado quando o assunto é: NEGÓCIO. Com o auxilio da Tecnologia da Informação, a precisão deste processo é assustadoramente favorável.

A Geo Localização, por exemplo, deixa de ser um problema, pois todas as equipes envolvidas em vários lugares do planeta podem realizar conferências através dos vários aplicativos de comunicação disponíveis (como o Skype) e analisarem conjuntamente os sentimentos e a percepção do seu consumidor sobre a marca através de vários meios, como, mídias sociais, enquetes, sites de opiniões e mediação de relacionamento com o cliente, como o Reclame Aqui, dentre outros.

Para atender as necessidades é necessário também disponibilizar vários canais de contato do cliente com a empresa. Sendo assim, é preciso usar e abusar dos recursos que a Tecnologia da Informação disponibiliza, tais como: telefone, e-mails, plataformas de mídias sociais, Seminários Web, Tutorias Gravados, Vídeos de Treinamentos, e assim por diante. 

Todas estas analises precisam ser inseridas em sistemas tecnológicos, como um CRM, para que seja monitorada toda a jornada do Cliente desde o momento do encantamento até o pós-vendas.

Decisões fundamentadas em Feedbacks de clientes costumam ser muito mais assertivas, levando em consideração o novo perfil de consumidores da marca: O CONSUMIDOR DIGITAL. Sem a Tecnologia da Informação, a visão dos gestores fica turva e as decisões podem ser catastróficas para a organização.

CONCLUSÃO

Realmente a Tecnologia da Informação é um dos principais fatores que devem ser levados em consideração no momento da confecção do Plano de Negócios.  E este fator não é para ser levado em consideração apenas por grandes corporações, mas também deve ser considerado por micro e pequenas empresas, pois em cada tipo de negócio a Tecnologia da Informação terá o seu papel preponderante para o SUCESSO do mesmo.

É preciso elaborar uma estratégia, arquitetar e estruturar como a Tecnologia da Informação poderá ser  bem utilizada por cada tipo e tamanho de empresa. Por isso é muito importante você consultar especialistas na área. É fundamental o auxilio de uma empresa especializada em Consultoria de TI, Suporte de TI e Gestão de Projetos de TI, dentre outras expertises relacionadas. Esta empresa vai lhe dar o aporte cognitivo necessário, desde a reestruturação da área de Tecnologia da Informação até a revisão e otimização dos processos e fluxos de trabalho, com o objetivo de garantir produtividade, efetividade nas ações e atividades realizadas e também na redução considerável de custos.

É preciso definir as melhores alternativas de investimento em tecnologia, mitigando os riscos, para que sua empresa se torne mais competitiva e diferenciada em seu mercado de atuação. Nós da Deltime podemos lhe auxiliar em tudo isso. Venha tomar um café conosco!

Se você gostou deste post, compartilhe em suas mídias sociais. Se tiver algum comentário ou dúvida, relate-os logo abaixo, teremos um imenso prazer em interagir com você!

Até a próxima,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *