Terceira Plataforma

Tecnologia da Informação: Você já ouviu falar na “Terceira Plataforma”?

O mundo está extremamente conectado. Tudo, ou praticamente tudo, agora é feito online e até as pessoas são mais digitais.

Mas, o que está ligando tudo isso?

A resposta é a chamada Terceira Plataforma, uma nova infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), que está surgindo dentro das organizações e colocando tanto consumidores, quanto negócios na trilha da chamada Era Digital, com uma grande contribuição da Cloud Computing (Computação em Nuvem).

Certamente você tem um smartphone em suas mãos, com vários aplicativos, que podem chamar um táxi, acessar o Internet Banking, suas redes sociais, consultar seus e-mails corporativos e te traz uma infinidade de serviços, que ficam integralmente a sua disposição.

A mobilidade é uma das marcas da Terceira Plataforma e, possivelmente, a tecnologia mais visível dessa infraestrutura porque é, atualmente, o principal meio de comunicação, tanto das empresas quanto dos consumidores.

Vamos ver agora o que é a Terceira Plataforma.

O que é Terceira Plataforma?

Terceira Plataforma é um conceito relativamente recente aqui no Brasil e no mercado internacional também. O termo foi criado por volta do ano de 2011, por uma consultoria IDC, designando a construção de um ambiente de TI bem mais flexível e moderno, sustentado pelas super tendências da tecnologia.

Essas tendências são:

  • Cloud Computing;
  • Social Media (mídia social);
  • Big Data (que possui ferramentas para analisar grandes volumes de dados) e mobilidade.

Ao mesmo tempo, o Gartner criou o termo “Força dos Nexos”, que possui o mesmo significado da Terceira Plataforma, ou seja, tem as mesmas tecnologias que foram destacadas pela IDC.

Entre esses dois nomes, o que o mercado aceitou mais rapidamente foi a Terceira Plataforma, o termo da IDC. Ele é a terceira onda computacional arquitetada para processar a TI das empresas.

A primeira foi a chamada pelos mainframes, que são os computadores de grande porte, fabricados para aguentar o processamento pesado de dados das empresas, na década de 50, que entraram em operação.

Esses computadores enormes ainda estão vivos e o Brasil é um dos países que não deixam esses equipamentos de lado de jeito nenhum, com uma presença marcante em bancos e centros de pesquisas.

A segunda fase da onda tecnológica foi marcada pela presença de PCs, que se difundiram pelas organizações em ambiente distribuído. Agora, a Terceira Plataforma tem traços bem distintos das antecessoras.

A Terceira Plataforma tem mais espaço para a inovação das companhias com suas aplicações móveis, sendo mais fácil compreender o cliente e oferecer uma experiência melhor, transformando os enormes volumes de dados em moeda preciosa para os negócios, criando serviços e produtos que trazem muitas vantagens de colocação no mercado.

No Brasil, esta plataforma começou a ficar mais forte em 2013, com a presença dos novos projetos de TI. A IDC possui uma estimativa que até 2020 pelo menos 90% do crescimento de TI vai ser relacionado à Terceira Plataforma.

Diferente de outras modas tecnológicas em que o país chega atrasado, dessa vez, o Brasil está lado a lado aos outros mercados.

Por que as empresas precisam da Terceira Plataforma?

O crescimento descompassado da mobilidade exige das organizações respostas mais céleres para os negócios. A ampliação dos dispositivos móveis gera um aumento no uso das redes de dados e também das redes sociais.

As empresas precisam de tecnologias para gerar dados com Big Data e terem maiores benefícios online, para este mundo tão conectado.

Hoje as empresas precisam estar disponíveis 24 horas por dia, e a Cloud Computing está com todas as aplicações criadas para abastecer este mundo conectado.

A Terceira Plataforma é algo que facilita tudo, tanto para as empresas quando para o consumidor.

Em suma, a terceira plataforma é uma terceira etapa em TI e seu impacto sobre como trabalhamos, vivemos e fazemos negócios.

E então, pronto para aderir a terceira plataforma em empresa? Entre em contato e revolucione seu negócio!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *