Sucesso Empresarial + Associações

Tecnologia da Informação: Sua empresa movida a dados e fatos!

O princípio do sucesso empresarial é saber como utilizar bem os recursos disponíveis e isso exige um conjunto de fatores, tais como, utilizar bem cada  informação sobre o negócio de forma correta. Para isso você deve utilizar cada dado pertinete para gerar informação.

A Tecnologia da Informação não se resume ao setor de onformática, mas envolve todos os setores e procedimentos da empresa, principalmente o humano.

É importante que você entenda que Tecnologia da Informação (Tekhne: ofício, técnica ou arte ; logia: estudo), tem como significado o estudo das técnicas de utilização dos dados para obter sucesso em seu conjunto, formando a informação.

Os dados gerados através da tecnologia da informação, te possibilitam uma gestão mais efetiva em sua empresa. Veja como!

T.I. – de dados para fatos

Para que você transforme um dado em um fato é necessário que você dê sentido ao conjunto de dados. Falando em linguagem de gestão, por exemplo, você terá vários dados gerados pela sua empresa, porém é necessário que você relacione todos esses dados.

Quando o gestor utiliza técnicas para dar sentido a um conjunto de dados, tem o que é chamado de Tecnologia da Informação, sendo assim: a informação é um produto dos dados em conjunto que estejam relacionados e, juntos, tenham um sentido.

Tecnologia da Informação ajudando na gestão

Você, como gestor ou empreendedor, deve perceber que existem diversas informações entrando a todo o tempo em sua empresa. O indicado é que você siga a linha acima e organize os dados para fazerem sentido e formarem informações.

A partir da informação, você pode utilizar várias formas para identificar os pontos de melhorias da sua empresa, definir melhores objetivos, melhorar recursos e etc.

Um relatório gerencial é um exemplo de conjuntos de dados formando informação ao favor da empresa. Através de um relatório gerencial você pode observar seus indicadores, por exemplo, de faturamento, de faltas, de colaboradores, lucros, gastos, treinamentos e etc.

Um outro exemplo é você utilizar uma pesquisa no seu setor operacional para verificar as habilidades e competências da operação. De acordo com o resultado desse teste, você terá um conjunto de dados que te trará informações de qual informação está faltando aos seus funcionários, para que possa melhorar no atendimento ao cliente.

Existem outros modelos de informações, todas elas precisam de técnicas para serem utilizadas ao favor da empresa, melhorar o desempenho operacional e investir na sua qualidade. Elas te ajudam a melhorar a gestão da sua empresa, aumentando, consequentemente, o faturamento e lucros.

Obtendo fatos a partir da Tecnologia da Informação

Para se chegar a alguma informação relevante, é necessário que sua gestão utilize os dados corretos para relacionar.

Atualmente, você pode utilizar as plataformas digitais para ter uma visão melhor dos indicadores da empresa, e melhorar a performance através dos relatórios que essas plataformas disponibilizam. Tendo tudo bem relacionado, é hora de criar uma estratégia para cobrir o déficit apresentado pelo relatório.

Tenha tudo bem guardado na sua empresa através de arquivos físicos e backups em nuvens, para assegurar que as informações não se percam. Um exemplo de uso correto das informações é quando o gestor faz um comparativo mensal e anual de crescimento e indicadores da empresa, conseguindo melhorar os serviços aos seus clientes.

A partir de diversos relatórios e questionamentos se chega a um fato, ou seja, ter a constatação de algo através da análise e relação dos dados, logicamente, antes estudados pelos gestores e responsáveis pela área.

Através desses estudos, por exemplo, se criam técnicas efetivas de Marketing, Publicidade, Procedimentos da Organização, Perfis adequados de colaboradores, estratégias de atendimento e etc.

Esses dados e informações são muito importantes para o crescimento da sua empresa.

Precisando de apoio para transformar dados em informações? Nos contate!

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *