Tecnologia Da Informação

Tecnologia da Informação: Qual o seu papel no sucesso empresarial?

A inovação é o grande caminho para o sucesso numa era quase que totalmente digital como a que vivemos. Quando falamos em inovação nos negócios, estamos falando em fazer algo diferente, mais inteligente ou melhor do que tudo que já foi feito pela concorrência, que vai fazer uma diferença positiva em termos de valor, qualidade ou produtividade, utilizando tecnologias emergentes ou já provadas mundialmente.

A maior inovação tecnológica que tivemos nas últimas duas décadas é claro, foi a Tecnologia da Informação (TI), que já mudou drasticamente a vida dos indivíduos e também das organizações corporativas.

Atualmente as vendas online, o marketing digital, as redes sociais, a comunicação digital e a computação em nuvem, dentre outras tecnologias, são os melhores exemplos de mudança que vieram através da onda da Tecnologia da Informação.

Sendo assim, destacamos que, um planejamento estratégico exato dos negócios, uma estratégia de marketing eficaz, metas de vendas globais, uma gestão empresarial sistêmica, o monitoramento em tempo real da situação financeira da empresa, um suporte ao cliente instantâneo e eficiente e o crescimento do negócio em longo prazo, não pode mais ser alcançado no nível ideal sem o uso da Tecnologia da Informação.

A importância da Tecnologia da Informação para os Negócios

O sucesso de qualquer negócio depende de muitos fatores, alguns dos quais dependem de análises precisas, a escolha da tecnologia certa e a visão de futuro holística de seus gestores. Dados gerados nas duas últimas décadas provam que as empresas ou organizações corporativas que investiram e investem em Tecnologia da Informação e escolhem o caminho da inovação, aumentam significativamente a sua quota de participação em seus mercados de atuação, melhoram seus dados financeiros e sua competitividade global.

A Tecnologia da Informação é a única tecnologia que proporciona a oportunidade de analises precisas e a geração de dados específicos para que os gestores e empreendedores possam planejar adequadamente sua jornada no mundo dos negócios. Ela também fornece muitas ferramentas que podem resolver problemas complexos e permitem planejar a escalabilidade (crescimento futuro) do seu empreendimento.

Na atualidade, está mais que provado que estratégias adequadas de marketing digital, por exemplo, podem ser grandes ferramentas que lhe permitem promover seus produtos ou serviços para o mercado global, enquanto você está sentado no conforto do seu escritório ou em casa. E graças à computação em nuvem e a uma comunicação digital moderna e eficiente que lhe permitem formar uma organização global, gerenciar e monitorar seus escritórios virtuais em todo o mundo é totalmente possível, eficiente e muito mais econômico.

A Tecnologia da Informação desempenha um papel vital em diferentes fases do negócio

Nas tomadas das decisões

Velocidade e precisão são o cerne das tomadas das decisões mais assertivas para o seu negócio. Uma organização para ser bem sucedida, precisa prover um processo de pesquisa de mercado abrangente, que permita o gerenciamento para as tomadas das decisões mais certeiras. A pesquisa de mercado pode ser feita de várias maneiras, isto é, através de pesquisas  on-line utilizando-se dos motores de buscas,  fóruns, blogs, discussões em grupo, mídias sociais, sites e claro, através de pesquisa de campo também.

Os sistemas de dados e métricas tecnológicas e CRM’s como o Google Analytics e o Microsoft Dynamics também são ótimas ferramentas para extrair informações úteis que podem ter impacto sobre a tomada das decisões da gestão. Estas ferramentas online não só fornecem respostas em tempo real do potencial cliente ou público alvo, mas também garantem a precisão dos dados, minimizando o risco de erros humanos.

No Marketing e no Crescimento dos Negócios

O coração do sucesso de qualquer negócio reside na comercialização de sua imagem e também de seus produtos. Isso faz com que haja uma necessidade básica de gerenciamento para identificar seu público-alvo em primeiro lugar e, em seguida, observar suas tendências e necessidades. A comercialização global abrange relações públicas, publicidade, promoção e vendas que, posteriormente, terão impacto sobre o crescimento do negócio.

Muitas estratégias de marketing podem ajudá-lo a alcançar seus potenciais clientes, porém, queremos lhe explicar brevemente uma das mais eficientes estratégias de todas, o marketing digital, que era considerado uma estratégia surreal no passado, sem a tecnologia da Informação e da Internet.

Marketing Digital é um fenômeno moderno que lhe permite promover seus produtos ou serviços em todo o mundo. É um termo amplo que inclui muitos conceitos como:

  • E-mail Marketing
  • Sites Mobiles e Responsivos
  • RP e Mídias Sociais
  • SEO – Search Engine Optimization
  • Links Patrocinados (Adwords, Facebook ADS, Remarketing, etc)
  • Marketing de Conteúdo (blogs, fórum de discussão, grupos em mídias sociais)
  • Comunicação Digital (SMS, MMS, Watsapp, Skype, etc)
  • Marketing de Mídia Social (Facebook, Instagram, Twitter, Google+, etc)
  • Dentre outros;

O mercado web está crescendo em um ritmo muito acelerado, porque a maioria dos empresários tem entendido que o sucesso em longo prazo nos negócios não é mais possível sem manterem uma presença digital forte e estratégica na internet.

Milhões de novos sites estão sendo adicionados na web a cada ano, e se você ainda não investiu em ter uma presença forte na maior vitrine mundial, tenha certeza que seu maior concorrente já o fez, e está anos luz à sua frente no tangente à conquista de seu público alvo.

No Suporte e Nível de Satisfação do Cliente

Aumentar o nível de satisfação do cliente é a chave para o sucesso de qualquer negócio, porém, isso não pode ser alcançado sem um processo de apoio ou suporte ao cliente em tempo real. O sucesso do negócio depende de saber as necessidades de seus clientes, tendências, comportamentos e nível de satisfação.

Uma comunicação eficaz é a melhor ferramenta para entender as demandas dos clientes, seus problemas e apresentar as melhores soluções. Tudo isso é possível, graças à Tecnologia da Informação através da web que nos permite se comunicar com milhões de potenciais clientes ou com quem já consome nossos produtos em tempo real.

A Tecnologia da Informação oferece muitos canais para que você possa se comunicar com seu cliente sem se preocupar com fatores logísticos ou intempéries do tempo.  Dentre os multicanais de comunicação destacamos o e-mail, webinars, mídias sociais, portais de membros online, newsletter, textos ou mensagens multimídia através de gravações telefônicas ou sistemas inteligentes de atendimento, textos educativos publicados em seu blog, grupos no watsapp, dentre outros.

Muitas organizações corporativas usam sistemas de gestão de relacionamento com clientes (CRM) para armazenar dados valiosos e assim aumentarem o nível de  compreensão do comportamentos de seus clientes e suas necessidades futuras.

Gestão de Recursos e Globalização

A gestão de recursos desempenha um papel crucial no sucesso do negócio. Quando se trata de empresas de médio ou grande porte, é muito difícil para a gestão de alto escalão gerir todos os recursos manualmente. Esses recursos podem incluir recursos tangíveis, financeiros ou humanos, etc.

A tecnologia da informação tem desempenhado um papel vital na automatização de problemas muito complexos através da introdução de soluções de fácil utilização. Há uma década, a maioria das soluções de gestão de recursos era baseada em desktop. Graças à tecnologia da Informação, através da web e da nuvem que permite que os engenheiros de software desenvolvam soluções cada vez mais eficientes de Cloud ERP (Enterprise Resource Planning), agora, os gestores podem gerir ou controlar os seus recursos organizacionais em praticamente qualquer lugar do mundo usando seus computadores pessoais, laptops, tablets ou smartphones.

Este conceito introduziu a ideia da globalização. A maioria das empresas multinacionais, tais como, Microsoft, Google, Amazon, McDonalds etc, que atuam de forma global, usam essas soluções baseadas em nuvem para gerenciar seus escritórios e funcionários virtuais ou físicos em todo o mundo.

Conclusão

Atualmente é impossível alcançar o sucesso comercial de longo prazo, sem alavancar os benefícios da tecnologia da informação na era digital. As empresas precisam suportar um custo razoável para alcançar esse sucesso, porque o uso de uma abordagem inovadora na estratégia de negócios, o recrutamento de profissionais de TI altamente treinados e a tomada das decisões certas no momento certo, são os pré-requisitos básicos para se obter sucesso nos negócios.

Como as soluções de TI continuam a aumentar a produtividade, a eficiência e a eficácia das operações de negócios e a comunicação global, as empresas continuarão a confiar e investir na Tecnologia da Informação para o sucesso.

Por isso queremos lhe perguntar hoje: Qual é a importância da Tecnologia da Informação em sua organização? Você consegue pensar em mais alguma área onde a Tecnologia da Informação certamente será útil para o sucesso do seu negócio?

Você pode responder a estas perguntas, logo aqui abaixo. Pode também postar suas dúvidas e a sua opinião a respeito da importância da Tecnologia da Informação para o sucesso nos negócios.

Nós temos paixão pela Tecnologia da informação e amamos interagir com você. Entre em contato conosco!

Até a próxima!

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