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Sua área de suporte de TI -Tecnologia da Informação – é proativa ou reativa?

Somos a DELTIME    e oferecemos soluções em tecnologia para auxiliar nossos clientes nas atividades de consultoria e gerenciamento de projetos, gestão de serviços e gestão predial, todos voltados para a área de TI. Hoje abordaremos um assunto muito interessante com você: Proatividade e Reatividade de sua equipe de TI. Qual o perfil de sua equipe?

Ter bons resultados é uma questão que envolve foco nos objetivos, certo? Para isso é preciso atuar nos seguintes pontos:

  • Atividade;
  • Disciplina;
  • Trabalho em equipe;
  • Liderança;

Além desses pontos citados, existem outras áreas de desenvolvimento que requerem atenção, nesse caso, a área de TI de sua empresa é uma delas.

Tudo bem nós sabemos que não é simples, mas não é impossível, e lembre-se que quando se trata de empresas e negócios, o céu é o limite.

Hoje nós vamos falar um pouco sobre a diferença entre proatividade e reatividade, ainda te dando conselhos de como você pode aumentar a proatividade da sua equipe de TI.

Mas especificamente falando da sua área de TI, que hoje em dia é simplesmente um alicerce indispensável de qualquer organização, responda: “sua área de suporte TI é proativa ou reativa”?

Primeiro, vamos esclarecer alguns fatos e através disso, você será levado à reflexão.

O que é uma pessoa reativa? E uma proativa?

Geralmente costumamos dizer que uma pessoa proativa é aquela que toma a iniciativa, mas não é bem isso, porque reatividade também envolve iniciativa.

Profissionais reativos

Pessoas reativas são aquelas que agem, atuam, pensam, tudo conforme os padrões de causa e efeito.  A mente reativa vive inteiramente trabalhando segundo uma base de estímulo e respostas, e não fica somente sob controle da sua vontade.

Isso quer dizer que uma pessoa reativa ainda tem certa força, tem um poder de comando em cima dos seus próprios pensamentos, corpo, ações e consciência.

As pessoas consideradas reativas são afetadas por circunstâncias, sentimentos, pelas condições, situações físicas e também por outras pessoas.

Por exemplo: vamos supor que no relacionamento com o cliente final está tudo bem e a comunicação está boa, então essa pessoa reativa fica de bom humor. Agora se de repente, em um dia qualquer, essa pessoa pegou uma chuva, o trânsito a afetou e o cliente José Fonseca chegou com “4 pedras na mão e mais 2 nos bolsos”, logo essa pessoa perde o equilíbrio, ou seja, ela se torna reativa, insatisfeita e começa a reclamar de tudo.

Os profissionais proativos!

As pessoas consideradas proativas são pessoas que levam certa harmonia para o ambiente no qual fazem parte, levam boas energias, iluminam as pessoas ao seu redor e principalmente geram influências nesse meio.

As pessoas proativas ou uma equipe proativa, nunca se vitimizam das situações, sempre conseguem escolher as suas ações com sabedoria e de fato, trazem uma mudança significativa para a empresa.

Uma equipe proativa se guia pelos valores da empresa e nunca se abala com as variáveis. Ela não se abala como influências negativas emocionais, mantendo sempre o seu lado positivo, independentemente da situação.

Aí você pergunta: “afinal o que diferencia uma equipe proativa de uma equipe reativa”?  É simples, a postura mental das pessoas que fazem parte dessa equipe!

Dicas que podem tornar sua equipe de TI mais proativa

Segue agora algumas dicas que nós separamos especialmente para você, para que você possa considerar implementar em sua equipe de TI, de modo a otimizar o desempenho da mesma:

  • Cronograma 

Faça um cronograma para servir como guia de atividades nas reuniões de acompanhamento com sua equipe, buscando sempre tratar os problemas identificados em o e pelo grupo.

  • Reuniões de status 

Utilize este tempo com a equipe para ver quais são os possíveis riscos. Às vezes, por pura inexperiência ou até mesmo medo de serem mal avaliadas, as pessoas acabam não demonstrando suas dificuldades.

Veja quais são os riscos antes que eles virarem problemas maiores e incontornáveis.

  • Organização de ideias 

Não importa que as ideias dos profissionais à sua volta inicialmente pareçam absurdas, tente sempre anotá-las. Com o tempo você vai aprender a ordenar os conhecimentos para aplicações práticas que possam ajudar a resolver problemas mais complexos.

Gostou do artigo? Já sabe responder se a sua equipe de TI é proativa ou reativa?

Se precisar de ajuda para diagnosticar quais os maiores problemas de TI de sua empresa e como descrever os processos para que a performance de sua equipe de TI seja excelente, entre em contato conosco! Com certeza poderemos ajudar você e a sua empresa.

Até breve!

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