Dados Com Segurança

Sistemas de Informação: Transforme dados em uma gestão de sucesso!

A grande questão entre as empresas hoje é ter dados com segurança. Isso será abordado para que você entenda as preocupações das empresas no quesito Sistemas da Informação.

Para que você saiba transformar seus dados em uma gestão de sucesso é importante que você entenda as diferenças entre Dados e Informações:

  • Dados – Segundo o Wikipedia Dados são um conjunto de valores ou ocorrências em um estado bruto com o qual são obtidas informações com o objetivo de adquirir benefícios. Existem dois tipos de dados: estruturados e não estruturados.
  • Os dados estruturados, que são dados formatados, organizados em tabelas – linhas e colunas – e são facilmente processados, geralmente é utilizado um sistema gerenciador de banco de dados para armazenar esse tipo de dado, um exemplo são os dados gerados por aplicações empresariais.
  • Os dados não estruturados não possuem uma formatação específica e são mais difíceis de serem processados. Por exemplo, mensagens de email, imagens, documentos de texto, mensagens em redes sociais.
  • Informação – É a resultante do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (humano, animal ou máquina) que a recebe. (fonte: wikipedia)

Definidos os sentidos, veja como utilizar os dados de forma que vire informação auxiliando em sua gestão. Confira!

Segurança da informação

Se trata de proteger os dados importantes para a sua empresa de forma que você consiga manter em segurança as informações necessárias e valorosas para você ou seu empreendimento.

Atualmente, você pode ou não utilizar ferramentas para te ajudar a proteger seus dados e informações e isso tem tudo a ver com a gestão de sucesso, vez que perdendo seus dados, ou deixando com que ele seja visto por pessoas que farão um mau uso, pode acarretar em destruição de estratégias da empresa em vários setores.

Existem alguns atributos para a Segurança da Informação, de acordo com padrões internacionais:

  • Segurança em Confidencialidade – você pode limitar o acesso para determinada informação às pessoas que serão autorizadas;
  • Segurança em Integridade – sua empresa libera uma informação manipulada, de forma que seja visto apenas o essencial, para algumas pessoas de acordo com o limite estipulado por você que é o dono da informação;
  • Segurança em Disponibilidade – todos os dados e informações estarão disponíveis para os usuários que você liberar, isto é, sem limitações nas informações passadas.

Tendências em Sistemas de Informação

Para garantir a segurança dos dados da sua empresa, existem algumas soluções que podem te auxiliar.

Nuvem

Esse método está sendo cada vez mais utilizado hoje em dia e causa um enorme impacto quando não utilizado em alguns casos.

Supondo que você precise de um Sistema em Integridade para liberar informações ou campanhas para clientes, nesse caso a área de T.I. teria que definir e salvar esses dados. Para definir os padrões de segurança e liberar as informações levaria mais tempo, mas você não tem esse tempo.

A solução para o caso acima pode se encontrar em um sistema de armazenamento de informações chamado ‘Nuvem’, que permite que você guarde seus dados e informações com segurança, disponibilizando os dados em locais definidos por você, com os três tipos de Sistemas de informações vistos anteriormente (confidencialidade, disponibilidade e integridade).

Criptografia

Permite que você transforme dados ou informações em uma linguagem que outro usuário não entenderá, ou não fará sentido para quem o ler. Ele se utiliza de chaves secretas e algoritmos para formar essa criptografia de dados.

Para entender melhor: se você não fala Mandarim e existe um documento para você ler, e o mesmo está nessa língua, logicamente, não entenderá nada pois não conhece a linguagem utilizada. Da mesma forma funciona a criptografia.

Controles de Acesso

Esse você com certeza conhece. É relativamente simples, porém muito utilizado atualmente.

Nesse sistema sua empresa pode garantir a preservação da informação, colocando alguns obstáculos para que pessoas as acessem. E só consegue os usuários que são autorizados por você a partir de um padrão escolhido.

As opções mais utilizadas hoje são: Palavras-chave e Biometria.

Você viu que para fazer uma gestão de sucesso é importante que você invista em seus Sistemas de Informação!

Você já tem uma opinião formada sobre a importância de se transformar dados em informações úteis e relevantes para a estratégia de crescimento de sua empresa?

Deixe-a nos comentários!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *