Rastreabilidade

Seus relatórios de TI têm 100% de Rastreabilidade?

A rastreabilidade ganhou lugar dentro das empresas e hoje é considerado um processo muito importante e indispensável para todas as organizações.

Por isso, resolvemos falar sobre este tema hoje, pois é um assunto de grande relevância contexto corporativo atual.

Afinal, seus relatórios de TI têm 100% de rastreabilidade?

O que é rastreabilidade?

A rastreabilidade nada mais é do que a capacidade de identificar:

  • Matérias-primas;
  • Insumos;
  • Materiais ou componentes de certo serviço ou produto nas etapas do processo (recepção, produção, transformação e distribuição).

A rastreabilidade também tem como função garantir que a segurança dos produtos e atributos de qualidade foram devidamente verificados.

Uma dica muito útil é que a organização deixe definido os lotes de produtos, matérias primas e embalagens, onde e quando os re-processos são usados e re-trabalhos são gerados. Defina também de onde veio e qual será o destino do produto.

No sistema de TI deve ser incluído a documentação que é exigida para o registro das informações que ocorrem durante as etapas do processo e com isso a investigação é facilitada.

Além disso, é importante que faça parte da rastreabilidade da empresa uma integração de dados externos e internos que são gerados com os clientes e com os fornecedores.

Qual é a importância da rastreabilidade?

Em algumas indústrias a rastreabilidade é vista como uma exigência legal. Mas, ainda que não seja, ela é muito útil para implementar seus planos de segurança e garantir uma melhora na gestão de qualidade na empresa.

Conseguir criar um sistema de rastreabilidade de qualidade, mesmo quando recalls não são antecipados é algo útil para sua empresa.

Um sistema de rastreabilidade que seja de qualidade garante controle completo sobre a complexidade de informações e dados dentro de uma operação, independente do volume.

A rastreabilidade, portanto, quando feita corretamente, se torna uma base eficaz e eficiente das responsabilidades, processos, recursos, documentações, produtos e serviços.

Requisitos de rastreabilidade

Os requisitos de rastreabilidade estão diretamente conectados às demandas de cliente, legislação e normas que acompanham todos os produtos colocados no mercado. Com o risco, a rastreabilidade faz com que seja possível que as empresas e autoridades tirem do comércio os produtos que são taxados como inseguros.

Também:

  • Reduz os custos, fazendo com que o processo seja mais eficaz;
  • Permite uma ação orientada que previne a recorrência;
  • Ajuda no diagnóstico do problema, passando a responsabilidade quando necessário;
  • Aumenta a confiança por parte do cliente e proteção de marca;
  • Otimiza a eficiência da produção e controle de qualidade, assim como, uso de material, controle de estoque e de origem / características de produtos.

Situações que podem ser evitadas com uma rastreabilidade de TI

Quem já tem certo tempo no setor de TI, já passou por alguma dessas situações que citaremos agora:

  • Os usuários reportam um incidente crítico e massivo e que conforme eles dizem, afeta 100% da área, mas os monitoramentos e alarmes presentes no lugar dizem que está tudo bem;
  • Você tem que saber quem foi o responsável pela alteração de um parâmetro, mas não consegue identificar;
  • É preciso saber quais parâmetros sofreram alterações em um determinado período para que seja possível associá-lo a um sintoma existente, porém, você não tem noção alguma se houve alguma alteração;
  • Acontece um incidente reportado por um usuário que apenas diz que teve um erro de TI”, mas não fornece detalhes sobre esse erro.

Viu só como é importante manter sempre uma análise em sua rastreabilidade e verificar se está tudo bem? Isso evita grandes problemas dentro da organização, perda de dados e até mesmo demora nas produções, por isso, não se esqueça de aplicar de forma correta a rastreabilidade!

Se tiver alguma dúvida, fale conosco! É sempre um prazer falar com você!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *