Quer Migrar Para A NuvemAprenda Como

Quer migrar para a nuvem? Aprenda como

Aprenda como migrar para a nuvem

Devido a grande popularização da nuvem e suas inúmeras vantagens, todos os empreendedores e pessoas físicas decidiram que migrar para a nuvem é uma maravilhosa opção. Porém, muitos ainda não sabem como fazer essa migração.

Aprenda como migrar para a nuvem:

Mapeação

Mapear seus equipamentos, aplicações e infraestrutura (física e lógica), de um modo geral, é o primeiro passo e é essencial para compreender a capacidade e a criteriosidade de cada componente de seu sistema. A partir disso será possível decidir aquilo que é mais adequado dentro do Cloud Computing para o perfil de sua empresa e o que precisa ou não ser migrado.

Avaliação

Nós já dissemos em artigos anteriores que existem diferentes tipos de nuvem: privada, híbrida, pública e diferentes modelos, como SaaS (Software as a Service), PaaS (Plataform as a Service) e IaaS (Infraestructure as a Service), por isso é preciso avaliar e identificar qual deles é o mais adequado para o seu negócio. Além disso, também é importante avaliar os custos do projeto e o orçamento que a empresa tem disponível – orientar o planejamento desde o começo a resultados/ROI é essencial. Custos ocultos também devem ser observados com cuidado, como, por exemplo, custos de rede e largura de banda larga, que muitas vezes não são considerados.

Repense

Um projeto de migração para a nuvem pode, muitas vezes, impactar nas estratégias de gestão e segurança de uma empresa, pois alguns métodos que normalmente se aplicam para sistemas locais e tradicionais nem sempre funcionam na nuvem. Uma vez na nuvem, a proteção das aplicações e informações passa a ficar na responsabilidade do provedor e não mais da corporação em si. Por isso, é muito importante moldar as estratégias de gerenciamento para prevenir e/ou combater possíveis transtornos.

Defina

Uma vez que você já seguiu todos os passos anteriores, este é o momento de escolher o melhor parceiro para implantação do seu projeto de nuvem, pois migrar por conta própria é um dos grandes motivos que levam um projeto ao fracasso.

Teste

Existem maneiras de testar a nuvem antes de contratar e implantá-la por completo. É possível configurar um banco de dados como forma de experimento na Cloud Computing para testar as funções e opções específicas de implantação. Dessa maneira é possível saber se a estratégia vai se adequar de acordo com o perfil e a demanda de sua infraestrutura, fazendo com que você tenha clareza sobre a solução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *