Data Science

Quais os ramos que o Data Science pode impulsionar sua empresa?

Você sabe quais são os ramos que o Data Science pode impulsionar? Essa revolução tecnológica pode transformar um negócio em um verdadeiro sucesso!

Mas, por quê? Bom, para começar, o potencial da Ciência de Dados, ou Data Science, é praticamente infinito! Através de uma análise aprofundada sobre os dados gerados, é possível tomar decisões de forma muito mais estratégica e precisa, garantindo resultados muito mais promissores do que aqueles que dependem da geração manual de dados.

Pense na tecnologia como um funil automatizado. Ao invés de um pesquisador  conduzir pesquisas para a geração dos dados, uma inteligência artificial coleta e cruza informações de milhares de fontes, a fim de obter uma amostra considerável e precisão na veracidade dos dados. Com isso, sobra para o elemento humano apenas a análise final sobre aquilo que foi coletado, gerando assim os relatórios necessários para o prosseguimento de projetos e tomadas de decisão, etc.

Nós falamos, no último post aqui da Deltime, de forma mais detalhada sobre a ciência de dados! Confira no link abaixo:

O Data Science é perfeito para empresários experientes, que buscam aprimorar o processo de tomada de decisão e de obtenção de resultados de forma ágil e precisa. Mas, não só isso! Se você quer trabalhar com informações e cruzar dados com Big Data, por exemplo, mas está inseguro e não sabe por onde começar, então é uma boa ideia ler mais sobre Data Science e investir nessa possibilidade!

Conheça os ramos que o Data Science pode impulsionar sua empresa:

Setores para Aplicação de Data Analytics

Podemos começar pela área do Marketing e do Varejo.

Marketing

No Marketing, é possível obter índices micro e macroeconômicos, dados demográficos e geográficos, informações sobre o mercado e concorrentes, além daquilo que o público-alvo gera de conteúdo e outras informações a respeito dos clientes.

Olha este post que legal, fizemos ele especialmente para você: Ciência de Dados – o que é e por que aplicar no seu negócio?

Na prática, isso significa que a segmentação de público pode ficar muito mais precisa, possibilitando uma melhor e mais econômica (e rentável) aplicação de recursos em campanhas publicitárias, além da identificação de tendências.

Além disso, fica mais fácil descobrir quais são os nichos mais adequados para a sua empresa!

Varejo

É possível obter informações sobre o histórico de transações, a jornada de compra do cliente, dados demográficos e geográficos, dados de publicidade e se o cliente em questão possui alguma reclamação ou pendência sobre sua loja ou concorrentes!

Dessa forma, você poderá otimizar o mix de produtos, além de ter maiores índices de satisfação e de fidelização dos clientes.

Indústrias

Um dos vários ramos que o Data Science pode ser aplicado é o das indústrias. Com a ciência de dados e a aplicação da Inteligência Artificial, o empresário poderá ter dados mais precisos sobre o sistema de gestão e de produção, além do mercado e concorrentes, otimizando o tempo de produção, o período e a quantidade de itens que ficam no estoque e o controle de qualidade.

Instituições Financeiras

Bancos, instituições que fornecem crédito e seguradoras também estão entre os ramos que o Data Science pode ser aplicado. Com isso, o histórico de transações do cliente, dívidas em seu nome, além de dados demográficos e geográficos, entre outras informações.

Isso facilita a aprovação de crédito, a análise de risco e a previsão de inadimplência, além da detecção de fraudes!

E isso só para começar!

Podemos citar, entre os ramos que o Data Science pode ser aplicado:

  • Segurança;
  • Saúde;
  • Óleo, gás e eletricidade;
  • Educação;
  • Logística;
  • TI.

O seu negócio pode contar com a aplicação do Data Science? Quer aprender formas de aprimorar a sua gestão e estratégias? Fale com a Deltime. Nós podemos te ajudar!

Sucesso e até logo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *