Projeto Nuvem

Projeto Nuvem: Sua empresa está preparada?

O mundo tem mudado numa velocidade muito grande, principalmente no que concerne a tecnologia. Quem diria que chegaríamos onde estamos hoje, em meio a tantos softwares e sistemas que otimizam os processos de trabalho e que colaboram profundamente para uma melhor performance empresarial?

Segundo as previsões da Gartner, Cisco e de inúmeros outros estudiosos do campo tecnológico, a modalidade em cloud computing ou o trabalho em nuvem, permitirá um desenvolvimento muito forte nas empresas. E segundo os pesquisadores, 70% de todos os serviços de TI estarão voltados para esses processos nos próximos anos. Portanto, a partir de hoje o que você como profissional dirigente de uma empresa, precisa se perguntar é: Minha empresa está preparada para “mergulhar” na nuvem”?

Para responder a esta pergunta, nós da Deltime, resolvemos escrever este artigo, de modo a esclarecer todas as suas dúvidas à respeito do que significa o Projeto Nuvem.

Boa Leitura!

Transferência de sistemas – por onde começar?

A primeira dúvida de muitas empresas envolve: como migrar os sistemas ou softwares para a nuvem?

Veja bem, os ERPs, CRMs, os Bancos de Dados, sites de contingência do tipo DR – Disaster Recovery  e aplicativos são sistemas complexos.

Por isso, antes de iniciar o seu projeto, é preciso haver uma análise minuciosa, que somente uma equipe bem preparada pode fazer. Essa análise permitirá que sejam detalhadas, tanto os prós, como os contras de se transferir cada um dos seus dados para a nuvem, e também explicará como se dará essa transferência, informando que implicações ocorrerão.

Não estamos dizendo aqui que a nuvem não é eficiente e boa, aliás, qualquer sistema pode ser implantado na nuvem, mas antes disso, é importante ver quais são as melhores alternativas para tipos diferentes de necessidades.

Aplicação na nuvem

Muitos empresários nos perguntam com frequência quais são os objetivos principais de se colocar uma aplicação na nuvem.

Vamos lá!

Seu negócio e empresa podem obter inúmeros ganhos ao inserir as aplicações em formato de nuvem. E essa ação envolve vantagens muito fortes para seu empreendimento, como:

  • Redução de custos ou de investimentos.
  • Atualização dos recursos e ferramentas empresariais, tendo uma maior performance com o apoio da tecnologia.
  • Centralização de dados.
  • Rapidez na busca de informações.
  • Maior agilidade nos processos empresariais.
  • Mobilidade permanente e ilimitada.
  • Aumento de disponibilidade e crescimento.

Portanto, ao contratar uma empresa de TI, é fundamental que você, como empresa, possa explicar as reais necessidades que têm, e os objetivos que deseja alcançar, para que o projeto possa ser implementado de acordo com as reais demandas organizacionais.

Modalidade da nuvem

Existem aí 3 tipos diferentes de nuvens. São elas:

 

  • Cloud pública.
  • Cloud privada.
  • Cloud híbrida.

 

O grande X da questão é escolher na verdade que tipo de nuvem é a melhor para sua empresa.

Para quem precisa migrar para a nuvem, existe certa insegurança nesse sentido, por falta de entendimento mesmo. Por isso, é interessante conversar com uma empresa de TI responsável e pedir orientação ao que ela indica de acordo com sua necessidade.

Segurança na nuvem

Ao migrar para a nuvem, sua empresa precisa ter a segurança devida. Para isso, é preciso ter sistemas de firewall, UTM, redundância, Backups, criptografia, autenticação de usuários e demais processamentos.

Então, o que mais uma empresa precisa para essa implementação?

  • Desenho do escopo do projeto.
  • Gestão com essa nova tecnologia.
  • Os conhecimentos certos.
  • Os recursos tecnológicos.

Conclusão

Se você está pensando em mudar alguns ou todos os seus aplicativos ou infraestrutura tecnológica para um projeto nuvem, consulte uma empresa especializada em consultoria e faça uma avaliação de sua infraestrutura de TI. Esta consultoria irá levantar e determinar aspectos importantes para uma perfeita performance de seus sistemas em nuvem, tais como, a latência da sua rede e um bom planejamento da segurança da informação.

É muito importante que você entenda, que é natural ao ser humano a resistência à mudanças, principalmente quando essas direcionam para uma abordagem ou metodologia desconhecida. Sendo assim, as empresas que optam pelo projeto nuvem, devem estar prontas para agir não só no campo tecnológico virtual e físico, mas também devem agir num nível psicológico.

Esperamos que estas dicas te ajudem a fazer a transição para o projeto nuvem, de uma forma muito mais transparente e bem sucedida.

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *