Ransomware O Que E Como Evitar O Sequestro Dos Seus Dados Post Min - Deltime

Ransomware o que é? Saiba como evitar o sequestro dos seus dados!

Olá, como vai você? Vamos falar sobre Ransomware, dos perigos dessa ameaça aos seus dados e nós precisaremos de uma atenção sua agora, vem conosco!

O ransomware é um tipo de programa conhecido como malware que sequestra o sistema ou o computador, cobrando um valor pelo resgate. Nos últimos tempos, notícias sobre ransomware constataram que os sequestradores gostam de usar o bitcoin, moeda virtual que é praticamente impossível de ser rastreada.

O vírus que sequestra o computador codifica os dados do sistema operacional, impedindo que o usuário tenha acesso às informações.

Depois de instalado no sistema ou mesmo em um computador, o ransomware codifica os dados do usuário, fazendo esse serviço em segundo plano, sem que o usuário perceba e, em seguida, quando tiver executado sua ação, emite um pop-up informando que o sistema está bloqueado e que não poderá ser utilizado a não ser que o usuário ou a empresa pague o valor exigido para conseguir a chave de acesso às informações armazenadas.

Como é instalado o ransomware?

O ransomware é um malware difícil de ser detectado. Os disfarces do vírus são os mais variados possível, e é isso o que o torna tão perigoso. O vírus pode atingir o sistema operacional de inúmeras formas, seja através de sites maliciosos, de links suspeitos em e-mails ou através da instalação de aplicativos vulneráveis.

Além disso, o ransomware também pode infectar o sistema através de links em redes sociais, um dos meios mais utilizados atualmente para espalhar malwares.

Um dos ransomwares desenvolvidos por brasileiros, por exemplo, emitia um pedido de atualização do Adobe Flash Player e, quando o usuário clicava no link, o programa infectava o computador, sequestrando todos os dados do sistema.

Ransomwares mais perigosos já descobertos

Recentemente, nos Estados Unidos, o FBI, polícia federal desse país, emitiu um alerta sobre o ransomware denominado MSIL/Samas, um dos vírus mais perigosos descobertos nos últimos anos.

O vírus não afeta apenas computadores pessoais, mas também redes de computadores. De acordo com as informações, os responsáveis pelo ataque se utilizam de um programa de segurança disponível no sistema para analisar se há versões vulneráveis para começar o ataque.

Os autores do ataque exigiam um bitcoin para liberar cada computador infectado na rede, o que rende uma fortuna quando considerados que um bitcoin, atualmente, está valendo mais de R$ 23 mil.

Para se prevenir contra ransomwares é necessário utilizar um firewall potente, mantendo-o sempre ativado, além de ter os programas constantemente atualizados. A Microsoft oferece em seu site uma página dedicada inteiramente a esse tipo de vírus e as formas de se prevenir, recomendando que, em computadores individuais, a atualização automática permaneça sempre ligada.

Em empresas, esses cuidados devem ficar por conta da equipe de suporte de TI, que tem como responsabilidade manter o sistema atualizado e firewall ligado constantemente para evitar qualquer tipo de invasão.

Depois que o computador ou a rede estiveram bloqueados, a remoção do ransomware é bastante difícil, já que os usuários ou responsáveis pela TI não conseguem acessar o sistema. Em razão disso, toda e qualquer ação preventiva deve ser aplicada.

O melhor meio é manter o antivírus atualizado constantemente, programando-o para fazer buscas periódicas no sistema, detectado o ransomware antes que esteja ativado.

Além dessas providências, é essencial manter um backup atualizado de todas as informações do sistema. Dessa forma, se for necessário formatar o computador infectado, a empresa não irá perder qualquer arquivo importante.

Lembramos ainda que, como no caso de outros tipos de vírus, valem as mesmas recomendações, ou seja, não se deve clicar em links de e-mails de origem duvidosa, desconfiar de vídeos ou links enviados por amigos das redes sociais e não baixar qualquer tipo de arquivo suspeito, instalando apenas aplicativos e programas de sites confiáveis.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Deltime?

Somos uma Empresa de gestão de serviços de TI, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @deltime.info

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *