Assessoria De TI

O que é preciso saber para trocar o prestador de serviço em TI

Toda empresa deseja crescer, isso é fato. E à medida que a empresa cresce, as demandas também aumentam, consequentemente as exigências se tornam maiores. Normal.

O gerenciamento dos serviços de TI tem sido o instrumento que gera a adoção de uma nova postura, com base na proatividade, melhor atendimento e maior organização empresarial. Ampliando dessa forma, o atendimento das necessidades da empresa, gerando valor e aumentando a produtividade e a lucratividade também.

A maior missão da TI é alocar os recursos disponíveis de maneira apropriada, gerenciando de maneira integrada, e atuando com qualidade tanto para os clientes e usuários, quanto para a instituição.

O setor de TI logo nos primeiros anos de uma empresa, geralmente não é levado tão a sério e fica na parte secundária. Só que com o passar do tempo, as necessidades com suporte técnico ao cliente, impressoras, computadores, plataformas virtuais, sistemas em nuvem, PABX, estratégias de comunicação e atendimento ao cliente, e tantas outras necessidades relacionadas vão exigindo que o trabalho da TI seja mais bem pontuado. É aí que a empresa contrata/ terceiriza o serviço em tecnologia da informação para otimizar e agilizar os processos.

A rotina passa a ser recorrente na questão de precisar de manutenções pontuais, e os servidores e máquinas não podem, de maneira alguma, ficar sem apoio e acompanhamento.

Muitos prejuízos são advindos quando uma empresa tem um problema com seus sistemas. Dinheiro se perde e isso traz problemas sérios.

Os problemas recorrentes também geram desgastes e muita dor de cabeça. A área de TI é parte estratégica da empresa e merece a devida atenção. Por isso, se de alguma forma os profissionais prestadores de serviço em TI estiverem falhando nessa camada, é preciso trocá-los.

Grande parte das empresas decidem trocar sua equipe de TI, por conta de:

  • Má gerenciamento de mudanças nos sistemas.
  • Aplicações não testadas.
  • Sobrecarga no processamento.
  • Demora na resolução de problemas.
  • Falhas recorrentes dos processos.
  • Falha no cumprimento dos serviços.
  • Erros relacionados ao backup ou à segurança.

O empresário além e chateado, acaba se sentindo inseguro na hora de trocar o prestador de serviço em TI.

E obviamente, não dá para acreditar em qualquer profissional ou empresa, certo? Portanto, analise os pontos que vem a seguir e faça a escolha mais assertiva!

Dilligence e Runbook

O novo prestador de serviço em TI deve estar inteirado sobre a estrutura de rede da empresa. Seus conhecimentos em relação aos equipamentos e operações devem ser bem alinhadas.

Ao oferecer um plano para sua empresa, tudo o que a equipe de TI for fazer, deve ser documentado. Isso nem é preciso pedir, pois se trata de uma obrigação deles.

O envolvimento dos fornecedores em TI é vital para o sucesso da empresa, portanto, não é preciso estranhar se solicitarem permissões de acessos para que assim seja possível identificar possíveis problemas.

Takeover das operações

Todas as atividades devem ser trabalhadas e sistematizadas pela nova equipe de TI. As mudanças não devem ser sentidas, de modo a não impactar negativamente as operações. Os serviços de TI devem ser desenvolvidos com todos os acessos, e assim ter a autonomia recomendada para solucionar e prevenir problemas.

Bloqueio dos acessos

Nesse sentido o background deve ser completamente mapeado. Para depois haver o processo de bloqueio quanto os acessos, garantindo assim, que não haja vazamento de informações, causado pela ruptura da antiga assessoria de TI.

Conclusão

Evidentemente, todo processo de mudança exige riscos e novas adaptações. Mas, se essa contratação for feita de modo planejado e se analisada a partir dos pontos citados, as chances de que ocorram problemas é diminuída.

Uma consultoria em TI pode fazer um diagnóstico preciso sobre toda sua infraestrutura tecnológica e lhe apresentar as melhores soluções para que você tome decisões assertivas em relação à troca ou não de sua equipe interna ou prestadora de serviços de TI. Nós da Deltime somos especialistas em análises, diagnósticos e gestão de sua estrutura de TI. Vamos conversar sobre o assunto?

Restou mais alguma dúvida quanto a esse assunto?

Entre em contato!

 

gerenciamento dos serviços de TI, fornecedores em TI, assessoria de TI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *