O Que E Iot E Como Esse Conceito E Capaz De Inovar A Realidade Do Seu Comercio Post Min - Deltime

O que é IoT e como esse conceito é capaz de inovar a realidade do seu comércio?

Você sabe o que é IoT e como essa tecnologia pode impulsionar a sua empresa? É hora de conhecer!

Entender o que é IoT é fundamental para se adaptar à nova era da tecnologia. É impressionante como cada vez mais empresas e pessoas estão adotando a Internet das Coisas devido à facilidade de instalação e o baixo custo.

Para se ter uma ideia, você não precisa ser nenhum técnico ou programador para ter a IoT no seu negócio ou na sua casa. Pelo contrário, existem empresas que já fornecem todo o suporte que você necessita para ter acesso a essas tecnologias.

Conforme já falamos anteriormente, a IoT – Internet of Things, ou Internet das Coisas, se preferir, permite que você tenha o controle sobre diversos eletrônicos e itens da sua casa ou empresa com seu celular ou tablet. Basta alguns toques e pronto, você economiza energia ou, então, estará vendo a sala da sua casa pela tela do smartphone, ou talvez a recepção da sua empresa… O que você quiser! Basta que os dispositivos estejam conectados à Internet…

Você pode ler o que já falamos da Internet das Coisas aqui.

O que deve acontecer com a IoT em 2019?

Com o rápido avanço da tecnologia, fica difícil acompanhar todas as novidades que estão surgindo, principalmente no que diz respeito à Inteligência Artificial. É importante, porém, saber o que o mundo está preparando para a Internet das Coisas e como essa tecnologia pode alavancar o potencial do seu negócio neste ano e nos próximos.

Com temas como o 5G, televisores de tela curva e resolução 8K, a maior parte dos anúncios recentes sobre a Internet das Coisas tem se resumido ao entretenimento mesmo. Algumas velhas promessas ainda se mantêm como promessas, enquanto outras tecnologias começam a tomar conta do mercado.

Um exemplo de tecnologia que chegou para ficar é a ativação de eletrônicos por comandos de voz. 2019 é o ano em que até mesmo TVs começarão a ser fabricadas com a proposta de que o espectador pode mudar de canal e até mesmo pedir recomendações de programas com a voz. Seria o fim do controle remoto?

Enquanto isso, quando falamos do mercado corporativo, os maiores desenvolvimentos têm surgido na área da agricultura, com o acordo assinado pela Abinc (Associação Brasileira de Internet das Coisas) e a CABASE (Câmara Argentina de Internet), que prevê que as duas associações trabalhem em conjunto para acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias no setor.

Mas, não significa que outras empresas de diferentes segmentos estejam muito atrás ou não receberão atualizações nos próximos anos. Pelo contrário! Já até se fala em equipamentos recarregáveis com Wi-Fi, depois que conseguiram transformar sinais de Wi-Fi em eletricidade. Esse avanço pode ser muito útil para energizar pequenos dispositivos.

Redes dedicadas para a IoT

A Claro Brasil sabe bem o que é IoT e está à frente da concorrência. Este ano, a operadora planeja lançar uma rede DEDICADA à Internet das Coisas, o que significa uma infraestrutura exclusiva para a “conexão de tudo”.

As tecnologias utilizadas serão a LTE CAT-M e NB-IoT, a NarrowBand IoT. A previsão é de que a cobertura de ambas as redes alcance 100% do território nacional até o final do segundo semestre de 2019.

Isso, por si só, já é um baita avanço. Enquanto isso, a Anatel busca formas de facilitar o avanço da Internet das Coisas no Brasil, facilitando a regulamentação.

Eu já sei o que é IoT, tenho uma perspectiva dos avanços da tecnologia no Brasil. Mas, o que posso usar na minha empresa?

A Internet das Coisas está revolucionando a forma como as empresas utilizam seus recursos, equipamentos e até mesmo como atendem os seus clientes.

No varejo, por exemplo, já se fala sobre a substituição do caixa por uma câmera. Mas, como assim?!

É verdade, a ideia parece absurda, mas é uma grande possibilidade. Em redes de restaurantes de fast-food, como o McDonalds, por exemplo, já é possível fazer o pedido através de um totem, deixando os caixas operados por humanos como segundas opções. É claro que o público ainda resiste um pouco a essa ideia (que não é exatamente nova), mas a aceitação está aumentando cada vez mais, principalmente com o poder de compra chegando às novas gerações.

É possível, ainda, que em um futuro próximo, os caixas sejam substituídos por unidades móveis, robôs, que funcionam como totens e podem ser acessados a qualquer momento.

Outra inovação que mostra o que é IoT e que faz essa tecnologia provar a que veio é o Comércio Através do Ambiente, que combina o varejo tradicional com o e-commerce.

Já imaginou andar em uma loja, pegar os itens e sair, pagando tudo automaticamente? É o fim das filas. Ou, então, apontar o seu celular para um QR Code e realizar os pagamentos, retirando os produtos antes de sair?

Isso já é possível! Redes como a Amazon e AliBaba estão praticando o comércio através do ambiente.

a previsão é que isso se massifique nos próximos anos, e que esse tipo de prática se torne algo rotineiro no comércio, mesmo que você não seja dono de uma grande rede.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a Deltime?

Somos uma Empresa de gestão de serviços de TI, especialistas no seu negócio e poderemos ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @deltime.info

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *