O Que é Governança De TI? Conheça O Conceito E Suas Aplicações

O que é Governança de TI? Conheça o conceito e suas aplicações

Você já ouviu falar em governança de TI? Confira no artigo agora e conheça seus conceitos e aplicações como mecanismo de controle!

Podemos considerar a governança de TI como um desdobramento da governança corporativa dentro de uma organização. A governança é como um mecanismo de controle, que vai estabelecer todas as regras e políticas para direcionar os processos da Tecnologia da Informação.

O acompanhamento e monitoramento da aplicação das regras e políticas é que vai garantir que a TI esteja trabalhando de acordo com o que é solicitado, sempre com vistas a atingir os objetivos estratégicos da empresa, reduzindo as possibilidades de riscos ao empreendimento.

Dentro da empresa, a governança de TI apresenta algumas atribuições específicas, sendo a principal responsável pela definição do funcionamento de todos os processos ali gerados e análise e verificação de políticas e normas, que devem ser seguidas de forma correta.

A gestão de TI, por seu lado, é a responsável pela manutenção dos processos, pela promoção da transformação digital da empresa e pela satisfação de usuários e clientes com relação aos serviços, fazendo também a gestão da equipe de profissionais.

Aplicações e resultados da governança de TI

Os processos de TI devem sempre estar em sintonia com os objetivos da empresa, ao mesmo tempo em que a própria empresa deve se manter atualizada com relação aos avanços da tecnologia.

Assim, a governança de TI deve ser analisada como um diferencial competitivo, uma vez que é de sua responsabilidade apresentar resultados, expandir as possibilidades da organização e fazer com que a empresa se torne mais competitiva no mercado.

A implementação da governança de TI, portanto, oferece os seguintes resultados para a organização:

  • Precisão e segurança nas informações

Um dos principais pilares da governança de TI é a segurança nas informações. A TI não pode se sustentar por muito tempo se não houver garantia de que todos os dados estão corretos e confiáveis e, dessa forma, a governança de TI se torna responsável pela padronização dos processos, criando regras que possibilitem dados seguros.

  • Aproveitamento operacional e tecnológico

A governança de TI deve oferecer serviços que sejam conhecidos e utilizados por todos os usuários, oferecendo uma visão geral sobre suas atividades. Através da definição de processos, torna-se possível conseguir melhor aproveitamento operacional e tecnológico, permitindo que a TI tenha disponibilidade de recursos e tempo para novos investimentos.

  • Otimização de custos

A otimização de custos pode ser resumida em resultados confiáveis e redução de valores com retrabalho. A governança de TI possibilita identificar as demandas prioritárias, trabalhando com os processos de forma correta e tomando as iniciativas mais adequadas.

A governança de TI e os níveis de maturidade

A governança de TI possibilita ainda entender o nível e maturidade da Tecnologia de Informação dentro da empresa e tomar as medidas necessárias para que o setor ofereça todos os resultados esperados.

Dentro de qualquer organização podemos encontrar quatro níveis de maturidade de TI, como vemos a seguir:

  • TI artesanal, que não possui processos pré-definidos, dependendo de atenção frequente para oferecer resultados;
  • TI eficiente, que realiza de forma correta os processos, sendo um nível que permite desenvolver melhor relacionamento com os setores da empresa;
  • TI efetiva que, além de realizar todos os processos de forma correta, também permite determinar os melhores projetos para a organização;
  • TI estratégica, que permite transformar o negócio utilizando a Tecnologia da Informação, agindo como um parceiro na busca do aumento de competitividade.

O objetivo da governança de TI é atingir esse último nível, o que exige que o profissional responsável tenha uma visão estratégica do negócio, podendo aliar a tecnologia ao desenvolvimento da organização. Caminhando lado a lado com a empresa, a governança de TI é uma garantia de sustentabilidade e lucratividade.

Nós da Deltime somos uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para gestão e consultoria de projetos, venha nos visitar e conversar sobre o seu!

Siga-nos no Facebook: @deltime.info

#deltimegestaoeserviçosti #deltimesãopaulo #gestãoeserviçosdetisãopaulo #governançadeti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *