Gamificação

O que é Gamificação e como ela pode aumentar sua lucratividade?

Você conhece a gamificação? Sabia que ela pode trazer resultados bastante positivos para o seu negócio, impactando, inclusive, na sua lucratividade?

Então, confira o nosso artigo, que detalhará como funciona a gamificação e como aplicá-la ao seu negócio de forma eficaz.

A gamificação, como o nome sugere, busca transformar processos corporativos em games, onde o funcionário passará por situações bastante específicas, aliando seus conhecimentos à imersão proporcionada pelos sistemas.

Entretanto, não se engane: os jogos não estão aqui para a diversão do funcionário. Por isso, não espere que isso irá resultar na criação de uma sala de descompressão, onde o funcionário poderá entrar e jogar videogame. Longe disso, ainda que essa prática seja recomendada por alguns especialistas!

A função principal dos games no ambiente corporativo, mais uma vez, é proporcionar uma forma de aprendizagem mais rápida e assertiva, que faz uso das competências de cada indivíduo.

ECONOMIZANDO COM A GAMIFICAÇÃO

A primeira vantagem da gamificação é, sem dúvidas, a economia. Apesar de demandar um investimento inicial, esse dinheiro deverá voltar em pouco tempo, conforme o empresário vai economizando com treinamentos e desligamentos prematuros da empresa.

Isso acontece porque o processo de gamificação pode auxiliar em treinamentos mais imersivos, de maior qualidade e que realmente testam as capacidades do funcionário, sejam essas físicas ou mentais. E esse processo é bem menos custoso do que a contratação de um profissional que irá aplicar o treinamento.

Através da gamificação, o empresário garante que somente os melhores candidatos sejam contratados para funções específicas, de acordo com o seu desempenho em testes preliminares ou mesmo no treinamento.

A questão aqui é a seguinte: por que pagar salários a funcionários cuja interpretação de resultados pode variar, quando você poderá ter alguém da sua empresa analisando dados mais concretos e com menor possibilidade de erro?

Será que, durante o tempo que sua empresa já opera, algum talento não passou despercebido e acabou em uma empresa concorrente? A gamificação pode ajudar a evitar esse tipo de problema.

Por fim, a contratação de funcionários que realmente entendem do assunto e que possuem capacidades altamente adequadas para o serviço a ser desempenhado evita que estes sejam demitidos por razões triviais, como falhas na execução, por exemplo.

PRECISÃO E PRODUTIVIDADE NO ÁPICE

Seguindo a mesma linha de raciocínio, é possível prever um aumento na precisão e na produtividade dos funcionários, através de um treinamento bastante específico e que poderá colocar o colaborador ingressante para praticar aquilo que será realizado durante o seu trabalho.

E, acredite: isso faz toda a diferença!

E esse diferencial existe porque, ainda que um treinamento teórico sirva para instruir um colaborador ingressante, os elementos aprendidos servirão como um lembrete daquilo que ele realmente precisará fazer. Isso significa que, ao começar a praticar o seu serviço “a sério”, o funcionário recém-chegado irá associar as tarefas com aquilo que aprendeu durante o treinamento, ligando informações e “puxando” o que ficou armazenado na memória de longo prazo para a memória de curto prazo.

Apesar de funcional, não é a melhor saída para que o serviço seja feito da melhor forma possível. Podemos nos lembrar daquela frase bastante popular: “a prática leva à perfeição”, que é mais do que adequada para essas situações.

Através da gamificação, o ingressante poderá praticar, já desde o início, as tarefas que virá a desempenhar durante o seu trabalho. A diferença é que essas tarefas serão meramente avaliativas e, embora possuam todas as características do trabalho real, não impactarão os resultados de forma alguma.

Vamos continuar desenvolvendo esse tema durante o próximo tópico, que fornecerá um exemplo ainda mais crível do que estamos falando aqui. Continue a leitura!

REDUZINDO RISCOS COM A GAMIFICAÇÃO

deltime 1

Imagine que você é dono de uma clínica médica. É ideal que todos os funcionários possuam algum tipo de treinamento para lidar com infecções da forma correta. Não é nada interessante expor seus colaboradores ao risco de contágio, certo?

Infecções se espalham rapidamente. © Vince and Associates

Entretanto, custear treinamentos periódicos a respeito desse tema pode ser algo extremamente custoso, ainda que necessário. Para contornar esse desafio, a gamificação surge como uma alternativa.

Nesse caso, você poderá contratar uma empresa que desenvolva sistemas de gamificação, a fim de distribuir para os seus funcionários realizarem os testes.

Imagine que o jogo é composto por uma série de tarefas que devem ser cumpridas, garantindo a contenção de uma doença grave. A imersão provocada nos colaboradores fará com que eles precisem pensar rápido e de forma estratégica, tomando decisões que serão cruciais para o desempenho do resto da equipe.

Com isso, você poderá adquirir até duas certezas: ou os seus funcionários estarão aptos a continuar com o trabalho ou, talvez, a sua clínica esteja correndo riscos de contágio.

Investir nesse tipo de treinamento se torna uma opção bastante econômica, já que você não precisará pausar as atividades da clínica ou substituir os funcionários.

COMO A GAMIFICAÇÃO PODE AJUDAR NA PRODUTIVIDADE?

Se você lembrar-se da sua infância, ou de pelo menos 17 anos atrás, saberá que pouquíssimos jogos eram traduzidos para o nosso idioma. Entretanto, isso não significava que tínhamos de fazer um curso de inglês ou aprender todos os fundamentos de uma nova língua para jogar. A diversão acontecia de um jeito ou de outro!

Isso acontece porque o cérebro sempre tentará encontrar formas de superar desafios e se adaptar às situações. Quando não compreendemos exatamente o que está escrito, buscaremos por outras formas de auxílio visual, de maneira a ajudar na nossa compreensão do que está acontecendo.

E é exatamente disso que boa parte dos videogames se trata! Compreender o ambiente e resolver desafios. Logo, na teoria, quanto mais você joga, mais você aprimora suas capacidades para a solução de problemas, certo?

deltime 2

   Uma hora, tudo se encaixa!

Sim! Mas isso não significa que os seus funcionários deverão passar horas jogando para solucionarem os desafios nos processos de trabalho. A realidade corporativa é outra e o tempo investido precisa trazer um retorno financeiro. Por isso, a administração do período em que seus colaboradores ficarão imersos na gamificação será fundamental.

De repente, você poderá solicitar a criação de um sistema voltado para estagiários e, conforme os ingressantes forem avançando dentro dos processos na realidade do trabalho, será possível colocá-los sob a imersão da gamificação, para que eles pratiquem o que aprenderam recentemente e testem suas novas habilidades.

Com isso, quando eles precisarem colocar essas habilidades em prática novamente, eles se lembrarão, com detalhes, do que fizeram, do que deu certo, do que deu errado, e das suas instruções.

A LUCRATIVIDADE E CONCLUSÃO

Para finalizarmos, podemos entender que um aumento na produtividade do trabalho, quando acontece em todos os departamentos, irá refletir no aumento da lucratividade, caso haja total sincronia na sua empresa.

deltime 3

É importante manter todos os departamentos bem alinhados. © Microsoft Studios

Por isso, é importante se aprofundar mais no assunto, entender as possibilidades e as possíveis aplicações na sua empresa. A gamificação não se restringe a segmentos ou ao tamanho da empresa, mas sim à criatividade e compreensão estratégica do criador do sistema.

Entre as empresas que criam soluções para gamificação, podemos citar a Aennova e Gamific. Mas isso não significa que você precise se limitar a essas duas opções.

Ainda falando sobre produtividade, confira como a Internet das Coisas está se tornando uma tendência mundo afora e impactando na produtividade das empresas.

Que tal entrar em contato com a Deltime para saber mais a respeito? Será um prazer falar com você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *