Fazer Um Backup Das Informações

O que acontece quando uma empresa perde os dados e não tem solução de backup?

É desesperador procurar por algo ou algum documento e não encontrar em lugar nenhum, não é mesmo? O pior acontece quando esses documentos são importantes e ainda existe a necessidade de encontrá-los imediatamente.

No caso de uma empresa a situação é sempre um problema, pois geralmente os documentos em sua grande maioria, são importantes, e a perda de dados necessários naquele instante, pode causar uma turbulência nos negócios.

Daí fica clara a necessidade de sempre fazer um backup das informações de modo seguro, atualizando continuamente a fim de evitar perdas.

Perdi os dados, e agora?

Infelizmente esse é um erro crucial! Estatísticas apontam que se uma empresa não tiver os backups de seus dados rotineiramente, a mesma poderá deixar de existir em menos de dois anos.

Isso é desesperador, afinal que empresa quer entrar para esses índices?

A tecnologia veio amparar o crescimento das empresas de modo exponencial. Hoje desde micros negócios à grandes empresas trabalham com sistemas informatizados.

O computador hoje armazena praticamente toda a estrutura de uma empresa, de modo prático, organizado e sem necessidade de grande espaço físico.

Ainda que difícil, existem empresas de Tecnologia da Informação que podem auxiliar na busca por essas informações. O que essas empresas podem fazer por sua empresa?

Buscar em todos os discos rígidos e arquivos virtuais informações relevantes, a fim de se evitar prejuízos. O fato é que perder esses dados, seja por qual motivo for, e não conseguir ou ainda pior não tiver backups dos mesmos, pode levar muitas empresas a fecharem suas portas.

Quais os principais motivos de perdas de dados?

São muitos os motivos que podem levar à perda de informações, principalmente quando estão armazenados em um único computador.

Falando em dados estatísticos, os principais motivos de perdas de dados no cotidiano são:

  • Defeitos no hardware;
  • Problemas no software;
  • PC infectado por vírus;
  • Erro humano;
  • Desastres naturais.

Ainda as empresas contam com motivos ainda mais alarmantes como:

  • Roubo de informações.
  • Colaboradores (se é que podemos chamar assim) mal-intencionados.

Evitando desesperos futuros

Para evitar futura complicação, nada como ter sempre um backup eficiente! Esse é o lema das empresas que não querem ter esse desespero de perder as informações importantes para o seu dia a dia. O backup é sempre essencial nos negócios, por isso ele deve sempre ser guardado como uma “carta coringa” no momento mais oportuno.

Invista em profissionais qualificados para sua segurança

O backup é importante em todos os departamentos da empresa, isso é inegável. Agora imagina a situação em que os dados financeiros de uma empresa são perdidos?

Não ter mais históricos de entradas, nem de saídas, nem de lucros, nem prejuízos, pode trazer grandes complicações para o bolso da organização.

Por isso, dependendo do tamanho da sua empresa, contar com auxílio de profissionais qualificados da área de TI, pode trazer um grande alívio à futuras dores de cabeça. Podendo assim trazer maior segurança às suas informações.

Automatize o processo

Através da automatização do processo de cópias de segurança (backup), os resultados são mais assertivos, além de rápidos, evita-se também possíveis falhas humanas.

Concentre as informações

Fazer cópias de segurança é sempre essencial, no entanto, é importante concentrar as informações, afinal, na hora que precisar buscar por elas, o processo pode ser tornar muito mais simples.

Ter várias informações copiadas e salvas em todos os lugares, pode não ajudar muito na hora em que precisa delas de verdade. Concentre as informações em um único local. O ideal é utilizar o armazenamento em nuvem, pois além da maior capacidade, ainda fica mais fácil o acesso, independentemente do local físico da busca.

Seja qual for a sua empresa, os dados e informações são vitais para a sobrevivência do seu empreendimento. Investir na segurança do seu negócio é sempre a melhor opção.

Pense nisso e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *