Nômade Digital

Nômade digital – trabalhar em casa é o futuro do profissional bem-sucedido!

O sinônimo do profissional bem-sucedido é algo que muda com o passar do tempo. Se antes o sucesso demandava que alguém se mantivesse em uma empresa dia e noite, hoje, nos aproximamos mais e mais dos empregos remotos e da flexibilidade do trabalho. É o nômade digital se tornando tendência!

Cada vez mais, o profissional mais ligado às tendências tecnológicas se vê tentado a obter trabalhos remotos, seja pela flexibilidade, por conseguir se manter próximo da família, ou mesmo pelo conforto.

O home office é uma tendência real e já vem sendo adotado pelas empresas brasileiras, principalmente as de tecnologia. Algumas utilizam deste artifício em dias em que o transporte público é inacessível, emendas de feriados e afins.

Contudo, essa modalidade de trabalho é, apesar de mais famosa, apenas uma maneira de se manter conectado ao trabalho a distância. Há também o nomadismo digital, uma forma de trabalho que está em alta e que pode aumentar muito a produtividade e impactar os resultados da empresa de forma extremamente positiva!

AFINAL, QUEM É ESSE TAL DE NÔMADE DIGITAL?

É aquele profissional que trabalha em uma praia, em uma fazenda, em um café ou onde mais houver sinal de internet!

1

Se você parar para pensar, provavelmente já encontrou alguns em cafés, shopping centers e outros locais. Eles estão sempre carregando um laptop e ficam bem concentrados naquilo que estão fazendo. É parte do trabalho deles!

Mas e o nome, o que significa, exatamente?

Bem, como a própria palavra sugere, o nômade digital se mantém sempre em movimento. Ele não precisa ter uma base de trabalho fixa, seja pela simples possibilidade de trabalhar em qualquer lugar e a qualquer hora ou pela necessidade.

Aí vai um exemplo: uma empresa deseja entender a fundo o comportamento de consumo da região sul do país. Ao invés de conduzir pesquisas pela web, ela utiliza um representante para coletar esses dados pessoalmente, observando o consumidor local e conduzindo a pesquisa de forma mais precisa.

Redatores e bloggers também se aplicam a essa categoria de trabalho. Eles não precisam estar dentro de um escritório para escreverem textos; podem fazê-lo de qualquer lugar!

E ONDE EU ENTRO NISSO?

Redatores, bloggers e profissionais de marketing não são os únicos nômades digitais. Desenvolvedores de software e mobile, fotógrafos, designers, donos de e-commerce, webdesigners, profissionais de coaching e vários outras profissões podem se encaixar nessa modalidade de trabalho, tão vantajosa e que permite ao funcionário trabalhar em casa ou em qualquer outro local que desejar/precisar.

Esse tipo de trabalho já é bastante difundido na Europa e em alguns países da América do Norte.

E trabalhar viajando por aí não significa que os custos de vida serão mais altos do que aqueles necessários para alguém que possui um trabalho “normal”. Dependendo do destino, é possível viver por menos!

O site numbeo, por exemplo, fornece dados de custo de vida, a fim de facilitar a vida do nômade digital que deseja viver em determinado local por algum tempo, enquanto conduz o seu trabalho por lá.

2

O PONTO DE VISTA DA EMPRESA

Para o empresário, permitir a inclusão de nômades digitais dentro da empresa pode ser extremamente vantajoso. Imagine não precisar lidar com atrasos ou a baixa produtividade causada pelo stress do trabalho para certas funções!

O empresário não precisa pagar a mais para o funcionário se manter em casa. Na verdade, os custos são reduzidos. O trabalho é remoto e o fornecimento de equipamentos deve ser decidido por contrato, em um acordo entre empresa e colaborador. Logo, a responsabilidade de se manter é do trabalhador!

Uma boa forma de começar é a contratação de freelancers. Encare isso como um teste e, futuramente, pense em ter alguém fixo para desempenhar essas funções de forma remota.

É PRECISO ESTAR SEMPRE EM MOVIMENTO?

Não! Apesar do termo sugerir que o profissional ficará se mudando para lá e para cá, a verdade é que é possível simplesmente se mudar para outra cidade, muitas vezes com um custo de vida menos elevado que o da sua cidade atual. O melhor de tudo isso é que você não precisará de um novo emprego, nem se ajustar a uma nova vida ou perder várias horas do dia com o transporte público.

A possibilidade de estar em um ambiente mais agradável, menos carregado e com baixa pressão é um estímulo para a produtividade do funcionário.

É verdade que nem todo mundo é capaz de se adaptar à rotina e manter-se produtivo. Contudo, o nômade digital já está preparado para trabalhar a distância e focar-se nas suas tarefas. Todos os elementos que compõem a modalidade de trabalho impactam o seu trabalho positivamente.

3

Ele será capaz de fazer mais em menos tempo, cumprir seus horários de forma quase religiosa e entregar tudo no prazo, sem precisar se preocupar com o acúmulo de tarefas, colegas de trabalho com postura inadequada e outros desafios comuns em escritórios.

Que tal considerar ter nômades digitais dentro do seu negócio? Comece a planejar essa inclusão dentro da sua empresa, amplie a sua capacidade de trabalho e aumente a produtividade!

Ah, antes de partir, que tal saber mais sobre o Home Office e como essa tendência vem conquistando o Brasil?

Em caso de dúvidas, lembre-se que a Deltime é uma empresa de tecnologia que possui as soluções certas para o seu negócio. Se você deseja obter ferramentas poderosas e os melhores resultados, pode sempre entrar em contato conosco. Será um prazer conversar!

Sucesso e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *