Internet Das Coisas

Internet das Coisas: Como ela pode impactar na produtividade da sua empresa?

Você conhece a Internet das Coisas? Que tal nos aprofundarmos um pouco nesse tema, que será de extrema importância para os anos que virão?

Já imaginou ter todos os objetos e aparelhos necessários para o seu trabalho conectados através da internet?

E que tal controlar o seu computador de trabalho à distância? Talvez ir à uma reunião sem precisar sair de casa?

Sabe aquela ideia de “como eu queria que meu celular iniciasse minha cafeteira, ligasse o chuveiro, trancasse minha casa e abrisse as portas do meu carro para mim”?

Esses são alguns conceitos da Internet das Coisas, uma pequena parte de um grande avanço tecnológico que promete permear a vida dos trabalhadores e empresários dentro da próxima década – e vários deles já estão em desenvolvimento.

A QUALQUER HORA E A QUALQUER LUGAR

Se você, como empresário, teve algum problema e, por conta disso, não poderá comparecer ao escritório, mas tem uma reunião importantíssima, talvez com investidores, acionistas ou simplesmente uma tomada de decisões, acabará participando do mesmo jeito.

Mas como?

A resposta está na Telepresença. Esse tipo de tecnologia já foi muito imaginada por filmes e séries, mas parecia algo completamente impossível e distante, até agora.

E, acredite: não estamos falando de uma tecnologia que será criada no futuro, mas sim algo que já existe!

he Big Bang Theory © CBS

he Big Bang Theory © CBS

O robô de Telepresença Ava 5000, um dos principais e mais conhecidos no setor, possui uma tela consideravelmente ampla, um suporte e rodinhas, para que possa se deslocar pelo ambiente de trabalho, além de uma câmera, que permite que o empresário veja tudo que está acontecendo, direto do seu computador, tablet ou celular.

E não é só isso, o robô não precisa ser controlado. Ele se dirige automaticamente a pontos designados pelo usuário!

Mas o Ava 5000 não é o único. Existem vários outros, criados por uma empresa especializada no desenvolvimento de robôs de telepresença – a Telepresence Robots.

VOCÊ PODE VER, MAS NÃO PODE TOCAR

A Internet das Coisas promete conectar os usuários e as ferramentas necessárias para o trabalho através de telas. E isso é muito, muito bom!

Apesar de várias pessoas, incluindo especialistas e pseudo-especialistas afirmarem de forma categórica que a conexão através de telas reduz o contato social, a tecnologia pode criar um efeito completamente inverso.

Imagine que, em uma empresa onde os departamentos quase ou nunca se comunicam, os dispositivos móveis e computadores são utilizados para desenvolver projetos conjuntos e para a comunicação empresarial.

Para isso, se fazem necessários:

  • Uma tela;
  • Saídas de áudio.

E, é claro que isso não substitui o contato humano, necessário de tempos em tempos e imprescindível para os momentos de integração da equipe. Entretanto, o uso desse tipo de tecnologia se prova útil em rotinas muito aceleradas ou ambientes distantes.

Dessa forma, é possível fornecer feedbacks para a equipe e acompanhar processos de trabalho na Índia, sem que você precise perder aquela reunião às 10h, no Canadá.

Um outro uso bem interessante para essa tecnologia pode ser aplicado às redes de empresas.

Imagine que você possui uma rede de restaurantes. Ao invés de visitar cada uma das unidades, você poderá ativar um robô, presente em cada uma das unidades, que permitirá quaisquer verificações a serem realizadas.

ALÉM DA REALIDADE

Que tal aproveitar os benefícios da realidade aumentada para o trabalho?

A realidade aumentada é uma união do real com o virtual onde, através de óculos específicos ou outros dispositivos, como seu celular, por exemplo, você consegue interagir com os dois ambientes ao mesmo tempo.

Note que não estamos falando de realidade virtual, onde um ser humano interage com um ambiente 100% digital, que simula a realidade de alguma forma.

Essa é uma tecnologia que começa a ser utilizada para jogos, mas também pode ser aplicada no ambiente de trabalho, principalmente no que diz respeito à construção civil, por exemplo.

O Microsoft HoloLens funciona assim: ele se conecta com o que você está utilizando no seu sistema Windows e projeta ele diante dos seus olhos, sem precisar que você esteja na frente do computador.

Os Vingadores - © Marvel Studios/Disney

Os Vingadores – © Marvel Studios/Disney

Se agir como o dono das Indústrias Stark parece muito surreal para você, confira os dois vídeos abaixo:

O primeiro já apresenta uma versão mais prática do que foi apresentado durante uma convenção de videogames nos Estados Unidos, além de apresentar um uso mais cotidiano para tarefas corporativas.

O segundo vídeo mostra como é possível manipular objetos 3D, como construções no Minecraft.

Note que DUAS pessoas estão jogando e manipulando o mesmo mundo, porém, sem interferir no que cada um vê.

A projeção acontece para terceiros e pode ser muito bem aplicada na arquitetura. Chega de gastar com maquetes físicas!

Você também pode investir na criação de um software personalizado, que funciona como um sistema operacional, onde todas as atividades relacionadas a trabalho serão monitoradas e irão gerar relatórios diários, que podem ser enviados aos gestores de forma automática.

É uma ótima forma de medir o desempenho de setores e funcionários, além de possibilitar uma comunicação melhor direcionada e personalizada, de acordo com cada funcionário e seus desafios. E mais: essa comunicação pode ser realizada através do computador ou celular.

Que tal aproveitar essas dicas sobre a Internet das Coisas e aplicá-las na sua empresa, promovendo um aumento de produtividade e, consequentemente, lucratividade para o seu negócio?

© Marvel Studios/Disney

© Marvel Studios/Disney

Em caso de dúvidas, fale com a Deltime. Somos especialistas em tecnologia e temos as soluções mais adequadas aos seus desafios.

Vamos conversar?

Até logo!

Mas, antes de ir, confira como os aplicativos inteligentes estão se tornando uma tendência no TI empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *