INTELIGENCIA ARTIFICIAL O FUTURO E COMO SEU NEGOCIO PODE CRESCER COM A TECNOLOGIA

Inteligência Artificial – o futuro e como seu negócio pode crescer com a tecnologia!

A inteligência artificial é uma tecnologia real, palpável e, sem dúvida alguma, assustadora. Há pouco menos de uma década, apostar que os avanços tecnológicos chegariam ao nível daquilo que víamos – e ainda vemos – em filmes de ficção científica. Hoje, difícil é imaginar um futuro onde empresas não farão uso dessa tecnologia para impulsionar seus negócios.

A vida imita a arte – e vice-versa!

Títulos como Blade Runner (e sua sequência, Blade Runner 2049), Elysium, Ghost in the Shell e outras produções já mostravam futuros com uma certa distopia, que hoje já não parece mais tão absurda assim. A tecnologia evolui cada vez mais rápido e parece que em uma década ou duas dividiremos as ruas com robôs, carros autônomos e outras tecnologias que antes pareciam impossíveis.

Agora, será que o futuro será como aborda a maioria esmagadora de produções da ficção? Embora existam diversos pontos de vista, vários autores renomados já fizeram suas próprias previsões e arriscaram palpites, sendo que muitos deles se aproximaram bastante da nossa realidade atual, ainda que tenham errado em números e datas mais específicas.

Futuro distópico e conexões com a atualidade

A exemplo de comparação, George Orwell criou um personagem icônico – e perigoso – em seu livro “1984”. É o Grande Irmão, uma entidade quase onipresente e onisciente, que vigiava tudo e todos o tempo todo. Em tempos onde o Facebook e Mark Zuckerberg enfrentam as consequências de decisões polêmicas envolvendo a privacidade dos usuários e venda de dados para empresas, é inevitável que lembremos de realidades pouco animadoras quando o assunto é a inteligência artificial.

Blade Runner, Elysium e Ghost in the Shell são três obras distintas, mas que apresentam características em comum com o que Yuval Harari, autor de Homo Deus – uma breve história do amanhã apresentou em seu livro. A extensão da vida por meio da tecnologia, a criação de novos valores de consumo e o papel da tecnologia como um alicerce para a existência, sobrevivência e até mesmo vida humana são alguns dos elementos para os quais precisamos voltar a nossa atenção, se quisermos realmente entender o futuro da tecnologia.

Mas, e como será o futuro?

Por enquanto, é impossível saber. E essa é a resposta que poucos se arriscam a dar. Passa uma sensação de insegurança e incerteza, mas, hoje, é o mais próximo da realidade que qualquer palpite pode chegar. É como se a humanidade estivesse diante de alguns caminhos possíveis. Algumas possibilidades para o futuro são brilhantes, outras são preocupantes e, sem dúvidas, existe aquela chance de a tecnologia acabar substituindo o elemento humano em absolutamente tudo e segregando o homem como algo limitado e marginalizado, tal como vemos em alguns filmes mais distópicos.

Como a sua empresa pode construir um futuro brilhante com a Inteligência Artificial?

Hoje, a inteligência artificial representa um horizonte de possibilidades praticamente ilimitadas. Uma máquina que possui a capacidade de adquirir conhecimentos por si própria em poucos segundos pode servir como um grande apoio para grandes empresas conquistarem cada vez mais mercado e aprimorarem a forma como vendem produtos e serviços. Agora, como essa tecnologia é utilizada, quais valores morais e éticos são respeitados – essa é uma questão que precisa ser discutida, sim, mas não aqui. Vamos falar de como a sua empresa pode crescer com o uso da Inteligência Artificial?

Marketing

Nós falamos como o atendimento da sua empresa pode crescer com a utilização da IA (e sobre como a Google está saindo à frente da concorrência com isso).

Mas, não é só isso! O marketing e a utilização de big data estão diretamente ligados à Inteligência Artificial. É como se o big data fosse o principal combustível da Inteligência Artificial, e essa ferramenta permite que determinada empresa antecipe tendências e comportamentos para, por fim, criar estratégias com uma precisão inacreditável.

Linhas de produção inteligentes

Hoje, boa parte da manipulação de peças em uma linha de produção precisa acontecer com a supervisão humana. Diferentes tipos de peças precisam de ajustes e outros cuidados que o homem deve realizar. Contudo, quando aplicamos a inteligência artificial em linhas de produção e montagem, elimina-se o fator humano da equação e as próprias máquinas se tornam capazes de realizar os ajustes necessários e produzir os itens da forma correta.

O resultado? Maior produtividade e redução de custos.

Na web

A inteligência artificial, quando aplicada no e-commerce, por exemplo, permite que os sites sugiram itens e promoções de acordo com os hábitos de navegação e consumo dos usuários. É tudo muito simples para esse campo, se formos pensar em aplicação e resultados: se determinado usuário compra o item A, então a IA recomendará itens que sejam, de alguma forma, relacionados àquilo que foi comprado, a fim de incentivar o consumidor a comprar algo novo naquela loja.

É claro que a efetividade desse tipo de estratégia depende de algumas diretrizes de outras empresas, como a Apple, por exemplo, que limita os dados que o Facebook e a Google receberão dos usuários durante a navegação a partir do iOS 12.

E esse tipo de atitude é inevitável. O consumidor caminha sobre uma linha tênue, onde quer ver aquilo que é “a cara dele”, mas não quer que seus dados sejam vendidos para que empresas sejam capazes de “prever” o que ele desejará. E é aí que cabe à Inteligência Artificial descobrir novas maneiras de alcançar clientes e potenciais consumidores sem ferir valores éticos e morais.

Mas, quem determina isso? Por agora, quem domina a tecnologia e a aplica no mercado, e você pode ser o próximo.

Quer saber mais? Entre em contato com a Deltime. Somos uma empresa especializada em tecnologia e podemos te ajudar a descobrir e implantar soluções tecnológicas poderosas para sua empresa.

Sucesso e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *