Gestão De Projetos De TI

Gestão de projetos de TI – Você sabe a importância para sua empresa?

Quando falamos em Gestão de projetos de TI, estamos falando sobre o processo de planejar, organizar e delinear a responsabilidade para a realização de objetivos específicos das empresas no que se refere a Tecnologia da Informação – TI.

A Gestão de projetos de TI inclui fiscalizar projetos de desenvolvimento de softwares, instalações de hardware, atualizações de rede, computação em nuvem, virtualização de arquivos, análise de negócios, gerenciamento de dados de projetos e implementação de serviços de TI.

Além dos problemas normais que podem levar um projeto de TI ao fracasso, existem muitos outros fatores  que podem afetar negativamente o sucesso de um projeto de TI, dentre eles destacamos: Os avanços na tecnologia durante a execução do projeto e a infraestrutura de mudanças que afetam a segurança e o gerenciamento de dados e relações de dependência desconhecidas entre hardware, software , infraestrutura de rede e dados.

Outro fator que pode levar à falência um projeto de TI é quando uma empresa decide utilizar uma nova tecnologia pela primeira vez. Isso representa um risco muito grande para uma organização, pois, o fato de determinada tecnologia nunca ter sido testada em operação, pode trazer sérios riscos e uma enorme probabilidade de complicações desconhecidas que poderiam afetar o sucesso do projeto.

Gestão de projetos de TI

Estes cinco grupos de processos compreendem o ciclo de vida da Gestão de projetos de TI e são universais a todos os projetos. As fases específicas dentro de um projeto, no entanto, são únicas para cada tipo de projeto e representam o ciclo de vida de cada um deles.

1ª fase – Iniciação

Nesta fase é onde se decide a meta do projeto, e a necessidade ou o problema é identificado. Também é definido quem será o gerente do projeto e é criada a abertura do projeto.

2ª fase – Planejamento

Aqui é onde gerente do projeto e a equipe de trabalho do projeto em conjunto, planejam todos os passos necessários para chegar a uma conclusão bem sucedida sobre projeto. Os processos de planejamento são iterativos na empresa e é esperado que o planejamento tenha que ser revisto e/ou talvez até alterado muitas vezes ao longo do projeto.

3ª fase – Execução

Uma vez que o planejamento do projeto é criado, a equipe irá discutir e avaliar a execução deste planejamento, e também definir prazos para as entregas do mesmo. O planejamento do projeto pode mudar muitas vezes conforme o necessário durante toda a execução do projeto.

4ª fase – Monitoramento e controle

Conforme a execução do projeto pela equipe, o gerente do projeto irá monitorar e controlar todo o trabalho em tempo, custo, escopo , qualidade, riscos e outros fatores que envolvem o projeto. Monitoramento e controle também é um processo contínuo para garantir que o projeto alcance suas metas para cada objetivo traçado no planejamento.

5ª fase – Encerramento

No final de cada fase e no final de todo o projeto, o encerramento do projeto acontece para garantir que todo o trabalho foi concluído, é aprovado e, finalmente, se transfere a propriedade da equipe que trabalhou no projeto para as operações.

Conclusão

Uma característica do atual cenário da tecnologia é a necessidade de constantes investimentos e desenvolvimento na área. Esta evolução traz vantagens competitivas à sua empresa, mas como consequência gera a necessidade de controlar, dimensionar, prever riscos e identificar rapidamente o surgimento de novas oportunidades.

Sendo assim, a Gestão de projetos de TI se torna vital para o sucesso de qualquer projeto tecnológico que faça parte da sua estratégia de negócios.

Nós da Deltime, temos uma equipe especializada em Gerenciar projetos de TI. Todos os nossos engenheiros são muito capacitados e estão à disposição de sua empresa para realizar análises detalhadas de cada um de seus projetos e entender as reais necessidades e características de cada um deles.

Entre em contato conosco. Teremos um imenso prazer em atender você!

Até a Próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *