Estratégia De Backup

Estratégia de Backup: 6 razões pelas quais você deve pensar em uma!

Estratégias… estratégias… estratégias!!! Quando se fala no mundo corporativo, sempre se fala em planejamento e estratégias, não se tem para onde correr. E quando o assunto é a segurança dos seus dados empresariais, aí é que a estratégia de backup para se garantir a segurança dos mesmos, se torna mais importante ainda, se torna fundamental!

Leva apenas uma fração de segundo para surgir um imprevisto, uma eventualidade que comprometa seus dados críticos e consequentemente a sua reputação. Apesar dos avanços na tecnologia, os dados ainda são altamente vulneráveis a uma série de ameaças que podem deixá-lo em situações indesejadas e estressantes.

As empresas são obrigadas a criar rotinas automatizadas de backup diariamente in loco, mas muito poucas pessoas pensam sobre a criação de uma estratégia de backup pessoal em nuvem, quando se trata de dados importantes.

Mesmo num mundo cada vez mais conectado como o que vivemos, há momentos em que ainda é necessário de se trabalhar off-line. São nessas situações em particular, que uma excelente estratégia de backup pode significar a diferença entre sucesso e fracasso.

Você pode estar se perguntando: Mas, é preciso criar uma estratégia para se realizar Backup?

Pergunte a qualquer profissional de TI e eles vão te dizer que as falhas raramente ocorrem quando se está preparado. A maior chance de ocorrer uma falha é durante um período de relaxamento das normas da segurança da informação, quando você não se programa e não tem um plano de contingência.

Faça uma breve pesquisa na web, e você encontrará inúmeras histórias onde, a não existência de uma estratégia de backup tenha causado momentos de estresse intensos para todos os envolvidos.

Sendo assim, se você ainda tem dúvidas sobre a necessidade de se ter uma sólida e estruturada estratégia de backup para sua empresa, nós preparamos para você seis razões específicas, para que você entenda de uma vez por todas que você precisa criar uma estratégia de backup imediatamente, e assim garantir a segurança de seus dados.

Vamos lá?

  1. Seus “Dados” são seu tesouro

Seus valiosos dados tem um valor equivalente ao dinheiro que você fatura. Não acredita?

Imagine se você estiver trabalhando em um projeto importante, dedicando todo o seu precioso tempo ao mesmo e de repente, você perde todos os dados que já produziu para a conclusão deste projeto? Isto pode ou não, lhe custar muito caro? Você já parou para pensar que perder um prazo de entrega de um projeto, pode levar a perda de um cliente existente, ou mesmo de clientes potenciais, e o pior, da sua credibilidade como profissional ou empresa?

Pois é meu amigo! É muito difícil reconhecer o impacto de um desses eventos até que aconteça. Mas tenha certeza, eles acontecem! Por isso, ao desenvolver uma estratégia de backup, você estará mitigando os riscos e sendo precavido para se evitar prejuízos financeiros e existenciais.

  1. Falhas de energia acontecem

Embora existam muitas tecnologias de tolerância contra as falhas de energia nas infraestruturas empresariais, sempre pode haver pontos de falhas, e as mesmas podem acontecer nos momentos mais inesperados, não se engane! Ninguém pode estar completamente certo de que mesmo tendo um gerador de energia automático ou um nobreak potente, os mesmos não possam falhar e, num momento de pico de energia, todos os dados que não foram backupeados venham a ser perdidos. Você pode garantir?

Sendo assim, uma boa estratégia de backup, irá manter uma rotina de backup de dados e documentos automaticamente em sua empresa, e consequentemente irá eliminar alguns dos riscos associados à falhas de energia.

  1. Hardware Defeituoso

Falhas de hardware ainda são muito comuns, mesmo com a tecnologia sofisticada de hoje. Basta um disco rígido ligeiramente defeituoso e, antes que você perceba todos os seus dados terão ido embora. Mesmo havendo a possibilidade de se recuperar alguns dados, ainda assim, existe a possibilidade de que os dados tenham sido danificados ou corrompidos como resultado da falha, e por isso tornaram-se inutilizáveis. Isto é muito sério!

Pense rápido: Já se decidiu em criar uma estratégia de backup “para ontem”?

  1. Tempo de recuperação dos dados

Considerando a hipótese de que se podem recuperar dados em caso de falhas de hardware, a recuperação desses dados nem sempre é simples, e pode levar algum tempo. É muito plausível que a recuperação de dados em um disco rígido pode levar horas, e a restauração de dados em um servidor, dependendo da quantidade de dados armazenados, pode levar até dias. Já pensou no prejuízo que isso pode lhe causar?

Mesmo recuperando os dados, dependendo do tempo que isso levar, muitas oportunidades já podem ter sido perdidas por você ou por sua empresa. Oportunidades são recuperáveis?

  1. Segurança Física de equipamentos

Todos os seus equipamentos tecnológicos móveis, Notebooks, Ultra books, Tablets, Smartphones, dentre outros, correm o risco de serem roubados.  Se você não tiver uma estratégia de backup, e não tiver realizado backups dos dados armazenados em cada um desses dispositivos, a recuperação é, em última instância impossível e uma vez que o dispositivo “foi embora”, os dados “foram” com ele.

  1. Colaborador mal intencionado

Muitas vezes, você tem um funcionário de confiança que atua há muitos anos em sua empresa. Por ser de confiança, o mesmo tem acesso a quase todas as pastas de dados de seu departamento e também dos departamentos interligados direta ou indiretamente ao que ele atua. Este, até então colaborador acima de qualquer suspeita, recebe uma proposta para trabalhar em outro lugar, ou você decide por qualquer motivo desliga-lo da empresa. E então ele resolve, num momento de fúria ou para beneficiar a outrem, deletar todos os dados da sua rede. O que você faria? Já imaginou o risco que isso pode trazer para a sobrevivência do seu negócio se você não tiver backup desses dados?

Se você tiver uma boa estratégia de backup, além de você já ter documentado em seus procedimentos, que antes de desligá-lo da empresa, você deve solicitar ao departamento de TI tirar-lhe todos os acessos à rede, você ainda terá a segurança de que, caso ele decida sair por conta própria e resolver sob uma má intenção, te prejudicar, você terá o backup de todos os dados que o mesmo resolveu apagar. Assim, você garante a estabilidade e a segurança do seu empreendimento!

Por isso…

Comece a pensar hoje em como uma estratégia de backup pode lhe auxiliar a desenvolver uma infraestrutura dos seus backups na nuvem, para que você tenha certeza de que os dados confidenciais pertencentes a você ou a sua empresa, os dados de seus clientes ou de seus fornecedores jamais serão perdidos e estarão sempre muito seguros.

Lembre-se destas 6 razões, e agora, com elas em mente, crie uma estratégia de backup para proteger-se contra perda de dados críticos, e desfrute de uma paz de espírito inexplicável quando o assunto for a segurança de seus dados!

 

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *