Desvendando O Blockchain

Entenda a tecnologia que pode mudar a forma das empresas fazerem negócios no futuro!

A empresa de consultoria Gartner divulgou a pouco tempo as 10 tendências tecnológicas mais estratégicas para 2017.

No meio dos métodos mais conhecidos como os sistemas conversacionais e a inteligência artificial, se encontra uma tecnologia não muito popular mas que pode se tornar um grande avanço na forma das empresas fazerem negócios no futuro, que é o blockchain, ou registros distribuídos.

Para entender melhor essa tecnologia, é necessário que você compreenda o que é bitcoin.

O que é bitcoin?

O bitcoin é um tipo de dinheiro virtual que há muito tempo vem ganhando atenção em todo o mundo. É um tipo de moeda descentralizada e criptografada, na qual o seu valor é medido por meio de transações diretas e livre de intercessores.

Enquanto o valor de 1 dólar é definido pelo governo dos EUA e o valor de 1 real é definido pelo governo do Brasil, o valor de 1 bitcoin é definido por um algoritmo com código livre e auto regulável.

Comprar qualquer coisa na internet pelo caminho conhecido por todos, envolve uma série de fatores e também diversas empresas que são interessadas em obter lucro para que a sua transação seja realizada de modo seguro, inclusive a empresa ou a loja na qual você é cliente.

Com o bitcoin você pode realizar compras sem que haja intermediários, fazendo com que o processo seja mais seguro, rápido e de baixo custo.

O grande segredo para toda essa eficiência é essa tecnologia nomeada de blockchain. Ela é um tipo de livro de registros que conta todas as transações realizadas no mundo apenas com moedas virtuais.

Essa tecnologia faz com que todas as suas transferências se tornem mais seguras, pois ela é mais a prova de hackers do que as transações habituais.

E é claro que as indústrias de tecnologia estão super interessadas por esse novo sistema tecnológico.

O blockchain tem a capacidade de assegurar a segurança e o equilíbrio que contribuem para o crescimento da economia digital.

Os bancos já estão com a esperança de que essa tecnologia seja o futuro das transações financeiras e os garimpeiros já estão ansiosos esperando que o blockchain ajude a derrubar o comércio ilegal de diamantes.

Todas as empresas sejam elas pequenas ou grandes precisam passar por uma reforma tecnológica. Os empresários necessitam estar bem atentos a todos os benefícios que os desenvolvimentos tecnológicos podem acarretar.

Como é que isso acontece exatamente?

O blockchain institui transações de benefícios digitais entre duas partes de um modo bastante inovador.

No lugar dos bancos, plataformas comerciais, notários ou autoridades estatais legitimarem a troca de certos bens, os blockchains consentem as pessoas a transferir esses bens de uma maneira direta, protegida e inalterável entre eles.

Todos aqueles que participam de um blockchain consegue acessar um “livro-mestre” que é divulgado, que contém um registro de todos os bens digitais importantes.

Todos que se encontram nessa rede têm a cópia desse livro. Qualquer alteração que for feita, todas as cópias também são modificadas em questão de segundos.

Desse modo, o sistema se torna mais transparente e é estabilizada uma confiança entre os participantes sem precisar que o processo seja legitimado por outras partes.

Se você vai em um supermercado e paga com o cartão, seu dinheiro não vai direto para a loja. Ele antes de ser enviado para o destinatário passa por vários computadores e sistemas, pela empresa do cartão, por outros intermediários e só depois chega ao seu verdadeiro destino.

Como a blockchain não existe intermediários, tudo acontece rápido e automaticamente. Se você transferir R$ 20 ou uma bitcoin a qualquer pessoa, a transação vai ser registrada na blockchain.

Agora que você já entendeu a tecnologia e viu no que ela pode mudar nas empresas no futuro, deixe abaixo o seu comentário nos dizendo o que você achou deste artigo.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *