Demitir Sem Prejudicar Profissional De TI

Demitir sem prejudicar: Profissional de TI

Efetuar uma demissão não é fácil para nenhum líder e existem quesitos para serem avaliados antes de efetuar tal ato. Conheça os quesitos consideráveis:
• Ausência de comprometimento e competência técnica;
• Desarmonia de valores/cultura do funcionário com os da empresa;
• Reforma organizacional da empresa;
• Corte de Custos.

Porém, esse caso é um caso especial. Demitir um profissional de TI da sua empresa não é uma ação simples, pois ele cuida de todos os sistemas, informações, limitações de contas de usuários, credenciais e da política de segurança da sua empresa.

Existem muitos casos em que um profissional de TI é demitido e acaba levando consigo tudo que “construiu” na empresa, fazendo com que a mesma tenha que iniciar a partir do ponto inicial novamente.

Caso o responsável por toda a segurança de TI da sua empresa decida acabar com ela, o que você fará para evitar?

Saiba como demitir o profissional de TI sem prejudicar e nem causar transtornos futuros:

Previsão e Planejamento

Antes de demitir um profissional de TI é necessário previsão e planejamento, ou seja, é relevante proteger o acesso à rede da empresa, os aplicativos e também as credenciais contendo os nomes, usuários e senhas que o profissional de TI possui conhecimento.

Transferência de Responsabilidade

Antes da demissão, junto ao planejamento coloque a tarefa de saber diariamente tudo o que o profissional de TI realiza dentro da sua empresa, assim será mais fácil continuar o trabalho depois. Caso mais ninguém tenha acesso às informações que o profissional de TI possui, é importante iniciar uma transferência de responsabilidades para outro profissional.

Não deixe vazar informações!

A demissão deve ser anunciada primeiramente apenas para os gestores ou profissionais do RH. Não deixe vazar informações relacionadas à demissão do profissional de TI, isso deve ser passado para ele na hora certa, pelo responsável por encaminhar a demissão.

Faça backups

Fazer um backup é importante para qualquer informação que for importante, pois em caso de perdas ou algo do tipo é uma questão de segurança dos arquivos.

Neste caso, caso o profissional de TI que foi demitido da empresa tente prejudicá-la corrompendo ou apagando arquivos importantes, o backup irá certificar que nada se desestabilize.

É importante fazer uma lista contendo informações de atitudes a serem tomadas para impedir o acesso do profissional aos sistemas de fora da empresa, além de bloquear as senhas que ele tem acesso. Inclua nessa lista uma relação de itens sobre os quais ele deve prestar conta.

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