Gestão De Riscos Em TI

Como reduzir e monitorar os riscos de TI?

Um tema que tem se destacado em todas as pautas de reuniões no dia a dia das empresas, tem a ver com a gestão de riscos em TI, indo muito além das preocupações apenas do próprio departamento de TI.

Isso acontece porque as rotinas organizacionais e os processos se tornam cada dia mais dependentes dos recursos oferecidos pelas ferramentas tecnológicas, que conforme vão se expandido, se tornam indispensáveis na vida das pessoas.

Com muita frequência, CEOS são cobrados para que se estabeleçam práticas que consigam oferecer a garantia e a continuação das operações que são suportadas pelo setor de TI. Isso devido à enorme lista de riscos que geram grandes danos e que crescem cada vez mais, variando de simples problemas até problemas maiores constantes.

O gerenciamento de riscos em projetos e operações torna possível, maiores chances da compreensão da natureza daquilo que deve ser realizado, envolvendo todos os membros da equipe, na busca pela identificação dos possíveis problemas e vulnerabilidades, das respostas e ações de prevenção.

O que faz com que a gestão de risco seja algo essencial na organização são os fatores gerados por ela, como o avanço tecnológico, aumento da competitividade e as condições econômicas.

Por essa razão, podemos dizer que a sobrevivência de qualquer organização está diretamente ligada a trabalhar muito bem com as possíveis incertezas do negócio, até mesmo no setor de TI.

Afinal, como reduzir e monitorar os riscos de TI?

Como funcionam os processos de gestão de riscos em TI?

Os processos que são desenvolvidos na gestão de riscos em TI onde existem, alguns propósitos que servem para orientar seu funcionamento, como:

  • Mitigação de problemas e sinistros;
  • Prevenção de ataques virtuais e furto de informações;
  • Backup e restauração de dados essenciais, considerados críticos para a empresa;
  • Adequações na infraestrutura de TI e na estrutura organizacional com o objetivo de comportar os outros processos de gestão de riscos em TI;
  • Inclusão de medidas e avaliações de riscos no Plano Diretor de TI;
  • Garantia de funcionamento dos sistemas e atividades relacionadas a eles;
  • Entre outros.

Como eles são feitos ou colocados em prática?

A forma como vai ser aplicado o processo de gestão de riscos na área de Ti, depende muito da empresa que está aplicando, pois ela será feita conforme as exigências, necessidades e recursos necessários.

Por exemplo, fazer um investimento em uma infraestrutura de TI para que seja garantida a continuidade das operações por meio de cópias de dados, backups e outros tipos de recursos, são coisas que exigem um alto investimento.

Neste caso, a única solução viável seria contratar e alugar uma infraestrutura especialmente para isso, embora existam várias empresas que oferecem serviços de restauração e backup.

Existem algumas ações que podem ser colocadas em prática, enquanto estiver sendo planejado as medidas e os processos que são necessários para a prevenção e alívio dos riscos. São elas:

  • Estabelecer níveis de acesso aos conteúdos da empresa conforme criticidade, importância, relevância e outros critérios;
  • Limitar/proibir o acesso à internet ou a sites e páginas específicas;
  • Exigir certificação ou validação de acesso aos sistemas da empresa, sendo feito isso através de login e senha;
  • Fazer palestras e apresentações onde serão mostradas as melhores práticas para acessar os equipamentos de TI da empresa;
  • Adotar soluções que possam proteger o sistema contra os ataques virtuais externos ou conteúdos indesejados e que sejam prejudiciais;
  • Contratar uma empresa de segurança em TI que auxilie em certos processos, como na implementação de sistemas de controle, no monitoramento de riscos, e, como já dissemos antes, nos serviços de backup e restauração.
  • Planejar e padronizar relatórios e controles que permitam avaliar os níveis de sucesso dos processos de gestão de riscos em TI empregados.

E então, você já sabe como reduzir e monitorar os riscos de TI de sua empresa? Compartilhe sua experiência conosco!

Qualquer dúvida, entre em conosco! Podemos lhe ajudar a reduzir os riscos de Ti de sua organização.

Até Breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *