TI Com Qualidade E Com O Menor Custo

Como operar a TI com qualidade e com o menor custo?

A Tecnologia da Informação é um setor essencial para que qualquer negócio consiga sobreviver, dessa forma, os gestores de TI são obrigados a encontrar soluções que reduza os custos de suas operações, para que assim seja possível que a empresa crie manobras e continue investindo no setor.

Só que simplesmente “apertar o cinto” e controlar os gastos não basta. É preciso que seja feito um balanço de como está a situação atual do departamento, para que assim seja possível aplicar práticas de redução de custos.

Vamos ver agora como operar a TI com qualidade e com menor custo?

Examine os custos da sua infraestrutura de TI

A primeira dica que daremos a você, para que consiga reduzir seus custos e manter a qualidade, é avaliando as fontes dos custos da infraestrutura da Tecnologia da Informação.

Acontece muito de a metade das despesas do setor de TI, serem geradas por serviços de empresas de Telecomunicações.

Para que seja possível enfrentar a crise sem maiores problemas, os gestores precisam conseguir renegociar os contratos com os fornecedores, buscando garantir que as taxas cobradas, fiquem alinhadas com a qualidade dos serviços que estão sendo prestados.

Além disso, é importante que ele busque otimizar a utilização da rede, de uma forma que os usuários das aplicações ou dos softwares não sejam prejudicados, para que assim seja possível contratar menos serviços e poupar recursos para o departamento.

Padronize, consolide, integre e virtualize os recursos

Essas quatro metodologias citadas, servem de grande auxílio para que a empresa consiga reduzir os seus custos de TI, fazendo um aproveitamento máximo dos recursos e tecnologias terceirizadas.

Quando a organização escolhe terceirizar o seu centro de dados, ela consegue ter um espaço maior para computação e armazenamento, em uma quantidade de recursos financeiros bem menores do que ela precisaria para manter em servidores que sejam físicos.

Minimize os gastos com energia elétrica

Para que seja possível funcionar sem interrupções, o centro de dados precisa ter muita energia elétrica, que é usada para manter o ambiente em uma temperatura adequada para fazer com que os equipamentos continuem operando.

Atualmente, o número de empresas que conseguem fazer isso, diminuiu, especialmente com o alto custo para energia elétrica. Por essa razão, muitas organizações acabam escolhendo por terceirizar os seus centros de dados, migrando-os para a Cloud.

Deixe de lado as iniciativas de TI não prioritárias

Como estamos passando por um momento de crise, é muito importante que todos os departamentos foquem em projetos e em iniciativas que consigam trazer bons benefícios para empresa em curto prazo.

Isso não é nada diferente com a área de TI. Gestores precisam avaliar o que é prioridade e fazer com que a equipe fique focada nisso. Projetos que foram taxados como não sendo tão importantes assim, podem ser deixados para outra época, quando a economia estiver mais a favor da organização.

Administre o ciclo de vida dos ativos de TI

Para que seja possível achar as oportunidades que gerem uma redução de custos, os gestores e também a equipe, precisam ficar atentos aos ativos de TI, usando algumas ferramentas de gerenciamento.

Poder contar com essas ferramentas é algo muito útil para o departamento, já que elas garantem que os ciclos de vida dos ativos de TI sejam geridos da melhor maneira possível, para que de fato seja gerado valor e não despesas para organização.

Estas são as maneiras que você tem para operar o seu TI com qualidade e custo reduzido, não perca tempo e comece a aplicar agora mesmo em sua empresa.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *