Rotatividade De Funcionários Através Da Tecnologia

Como diminuir a rotatividade de funcionários através da tecnologia?

Você sabia que a rotatividade de funcionários nas empresas representa um grave problema? Que tal acabar com ele utilizando a tecnologia?

Hoje você irá aprender tudo isso! Descubra como a tecnologia irá te ajudar a acabar de vez com a rotatividade excessiva dos funcionários e mude a sua forma de trabalho para sempre.

O QUE É A ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS?

A rotatividade de funcionários faz parte de um processo natural, onde pessoas entram e saem de uma empresa por razões diversas. Às vezes, acontece de alguém receber uma proposta melhor, ter de se mudar para outro local, se afastar por motivos de saúde, se aposentar, etc. Há, ainda, pessoas que acabam presas ou precisam servir no exército e, por isso, não podem colaborar com o trabalho.

Esses eventos são relativamente comuns e podem acontecer dentro de qualquer negócio. Entretanto, existe um outro lado dessa história, que pode acabar por reduzir a lucratividade de uma empresa de maneira considerável!

A rotatividade de funcionários nas empresas se mostrar como um verdadeiro problema, principalmente no que diz respeito à condução e conclusão de projetos, que demandam investimento de tempo e de capital humano para a sua realização. Trocar pessoas durante o desenvolvimento de tarefas acaba impactando no resultado final, já que pessoas diferentes possuem visões diferentes.

O resultado disso é um só: retrabalho. Os métodos de trabalho sem padronização, conduzidos por pessoas diferentes em ritmos diferentes podem acabar por criar um verdadeiro monstro de frankenstein e reduzir o desempenho dos projetos drasticamente.

Além disso, é extremamente custoso ter de lidar com a alta rotatividade de funcionários, já que demitir, contratar e treinar outros profissionais se mostra como uma prática bastante cara para os donos de empresas.

E O QUE CAUSA ESSE PROBLEMA?

As causas para esse desafio podem ser variadas. Normalmente, a insatisfação se mostra como o maior agravante para essas situações.

Profissionais com salários abaixo da média, poucos direitos ou que vivem em ambientes de trabalho muito estressantes acabam por decidir priorizar outras coisas em suas vidas, que podem variar de acordo com a causa do desinteresse no trabalho.

Normalmente, os fatores desmotivacionais que levam alguém a pensar em desistir do emprego e encontrar algo “mais vantajoso” já estão acumulados há algum tempo e, por isso, podem até parecer irreversíveis.

Acreditar nisso como uma verdade universal representa um risco sério para o seu negócio, já que isso normalmente impede que você tome decisões que irão aprimorar o trabalho dos seus colaboradores.

Mas, existe solução!

É POSSÍVEL DIMINUIR A ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS ATRAVÉS DA TECNOLOGIA?

Quando falamos da rotatividade de funcionários, precisamos ter em mente que o colaborador precisa se sentir confortável com o seu trabalho para que tudo flua da melhor forma possível.

A ideia é conversar com os colaboradores da sua empresa, levantar opiniões e verificar o que pode ser feito. Sugestões serão sempre bem-vindas.

Quando você tiver uma boa quantidade de respostas nas mãos, deverá analisar uma a uma, entendendo qual é a necessidade e o desejo de cada um dos funcionários. Será que todos eles estão felizes com seus trabalhos, o que fazem de suas vidas e outras informações relevantes e que podem afetar os seus trabalhos e impactar nos resultados da empresa?

Não apenas escute. Anote, entenda e, somente depois, pense em como você poderá contornar essas situações.

É imprescindível criar planos de ação que sejam eficazes! Remova, dentro do possível, todos os elementos que prejudicam e desmotivam seus funcionários. Essa remoção pode acontecer de forma gradual ou rápida. É preciso que você, como administrador, entenda qual é a melhor saída e quais são as necessidades da sua equipe.

Existem softwares e serviços que podem te ajudar nisso! Que tal conhecermos os dois melhores?

1 – RunRun

Se você deseja acabar com a rotatividade de funcionários através da tecnologia, então o RunRun se mostra como o candidato perfeito. Esse sistema pode ser acessado pelo navegador ou aplicativos para dispositivos mobile.

Com ele, o colaborador consegue atribuir tarefas a outros colegas de trabalho e conversar com eles.

Além disso, o tempo que cada um utiliza para completar as tarefas é contabilizado e informado a quem atribui essas tarefas, a fim de não prejudicar o tempo de trabalho dos colaboradores.

O sistema também reconhece atrasos na entrega das tarefas e, nesses casos, fica mais fácil conversar com os colaboradores que não estão dando conta do trabalho.

A partir daí, ações poderão ser desenvolvidas.

2 – MySuite

O MySuite é um CRM que também funciona como uma rede social corporativa. Aqui, o colaborador tem acesso a uma série de informações de todos os departamentos, que podem ser compartilhadas e promovem integração na empresa.

O sistema também pode ser acessado por dispositivos móveis. Com ele, é possível atender os clientes online, ter um fórum de discussões, criar grupos para conversas internas e integrar as informações dos clientes em um único lugar.

O MySuite é um produto da empresa BraZip, que também desenvolve ferramentas para a cobrança, email e atendimento.

Essas ferramentas te ajudarão bastante a acabar com a rotatividade de funcionários através da tecnologia. Utilizando os sistemas, você poderá levantar dados e planejar ações para aumentar a produtividade dos funcionários e motivá-los a integrar o time.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Deltime. Somos uma empresa especializada em desenvolver soluções eficientes para o seu negócio através da tecnologia.

Aproveite e saiba como o Machine Learning promete mudar a forma como você faz negócios!

Sucesso e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *