Ciência De Dados

Ciência de Dados – o que é e por que aplicar no seu negócio?

Vamos falar de Ciência de Dados? O Data Science é uma das grandes tendências da atualidade, e já dita as regras do presente, determinando o futuro!

Para prosseguirmos e você entender o que é Data Science e como isso pode impulsionar sua empresa, peço que considere o seguinte ponto de vista: não existe mais isso de “tecnologia do futuro”. A tecnologia é uma parte fundamental da vida no século XXI e avança mais a cada dia.

Tecnologia da Ficção e Realidade – dois paralelos que, de vez em quando, resolvem se cruzar!

“Ah, mas e os carros voadores, não são tecnologia do futuro?” Bem, eles não existem, então vamos chamá-los de tecnologia da ficção. É bem verdade que a ficção e a realidade por vezes se confundem, e tecnologias apresentadas em filmes e outras obras de entretenimento acabam por se tornar realidade e fazer parte do nosso dia a dia.

Quer um exemplo disso? O primeiro celular da história da humanidade surgiu em um episódio da série Star Trek, para a televisão, quando o Capitão Kirk usou seu comunicador para pedir ajuda.

1521012847_841363152023405_goldstyles

Imagem: Star Trek – The Original Series © CBS Television

O criador do primeiro celular revelou que se baseou no que viu em Star Trek para criar os dispositivos dos quais somos tão dependentes hoje! E não é só isso, um outro exemplo interessante é o livro Looking Backwards, de 1888. Sim, mil oitocentos e oitenta e oito! A obra retrata uma utopia onde alguém cai no sono em 1877 e acorda nos anos 2000, mas, espere… Essa não é a maior viagem da história! No novo milênio, não se usa mais dinheiro, mas sim cartões.

É claramente uma referência ao que viria a ser o cartão de débito e crédito.

Mas, chega de papo! Agora que você já sabe que presente e futuro caminham lado a lado, que a tecnologia da ficção e a tecnologia da realidade se misturam e que existe uma coisa muito importante a ser estudada – a ciência de dados – é hora de falarmos a respeito dela e descobrirmos como ela pode ser útil na sua empresa!

Vamos lá?

O que é ciência de dados?

Esse termo tem sido amplamente utilizado em notícias e conteúdos a respeito de tecnologia, e agora é tema principal em várias disciplinas acadêmicas relacionadas ao T.I.

A ciência de dados, ou data science, se preferir, é uma forma de coletar dados com a utilização de princípios científicos. Em outras palavras, é uma solução que chega para atender à demanda do Big Data, que requer uma série de diferentes tecnologias para a realização da análise estatística e sua aplicação efetiva.

A ideia não é interpretar os números e fazer registros presentes, apenas, mas também prever o futuro. Mas, não pense que existe algo de místico nessa história. As previsões funcionam com base em dados, possibilitando uma tomada de decisões muito mais estratégica a curto e longo prazo.

A ciência de dados pode ser aplicada a várias áreas, podendo identificar problemas e extrair conhecimentos, gerando insights através da inteligência artificial e do machine learning.

Inteligência Artificial – como seu negócio pode crescer com a tecnologia?

Para colocar a tecnologia em uso, é necessário ter alguém que:

  • Limpe os dados e garanta o máximo de precisão dos mesmos;
  • Realização de perguntas frequentes para obtenção de dados;
  • Análise de dados estatísticos.

Dentre outras tarefas…

Então, é só montar um computador, ter uma inteligência artificial trabalhando e pronto?

Não! Ainda que o elemento humano seja incapaz de captar tamanha quantidade de dados para análise, o computador não pode parar para analisar cada dado e verificá-lo com a sutileza e a ciência necessária.

Portanto, é um trabalho que precisa acontecer em conjunto entre homem e máquina.

Ter a ciência de dados aplicada aos seus negócios significa prever e se antecipar a cenários, sejam eles positivos ou negativos. Dessa forma, você evita surpresas desagradáveis e se prepara para os melhores e piores momentos do seu negócio, agindo com respostas rápidas e soluções eficientes, preparadas com antecedência.

No nosso próximo post, falaremos sobre as áreas em que o Data Science pode ser aplicado! Será que seu ramo de atuação está na lista? Não deixe de descobrir!

Dúvidas? Entre em contato com a Deltime! Nós podemos te ajudar com soluções tecnológicas para mudar o seu negócio para melhor!

Sucesso e até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *