Chatbots

Chatbots – você conhece esta tecnologia?

Graças à tecnologia o mundo está em constante revolução e com isso a humanidade, segue evoluindo no mesmo ritmo célere . Determinados conceitos que há dez anos pareciam ser impossíveis de acontecer hoje se tornaram completamente comuns como, por exemplo, fazer transações bancárias por meio de um celular. Alguém imaginava isso há alguns anos?

Agora, a nova tendência são os chatbots – você conhece esta tecnologia?

Este artigo irá esclarecer a você o que é chatbot e como esta nova tecnologia está inovando os meios de atendimento e comunicação. Confira!

Chatbots – uma forte tendência na tecnologia

Atualmente os aplicativos de troca de mensagens instantâneas como WhatsApp, WeChat, Kik, Skype e outros são tidos como o ápice da evolução em termos de comunicação. Entretanto, imagine você se comunicando com robôs com inteligência artificial, e sequer imaginar que não estão falando com pessoas de verdade?

É exatamente disso que se trata os chatbots. Esta palavra é a junção do termo chatter (indivíduo/pessoa que conversa) com o bot (abreviatura de robôs em inglês). Então, o que vem a ser chatbot?

  • Chatbot é uma tecnologia que consiste em algoritmos e que foi elaborada para que softwares ou robôs virtuais possam interagir com seres humanos através da conversação de maneira amigável em forma de diálogo.

Sendo assim, estes robôs virtuais podem funcionar como um atendente de sua marca realizando atividades que vão desde responder perguntas básicas quanto ao funcionamento de um produto/serviço até solicitar uma comida japonesa para o usuário sem a necessidade de utilizar um app.

De fato, o chatbot mudará completamente os hábitos de consumo dos usuários em relação à maioria dos segmentos de mercado que hoje sobrevivem somente em função dos aplicativos. E onde está o segredo? O segredo desta tecnologia está em um script de conversação onde uma pessoa humana faz determinada pergunta ao bot.

Assim, o bot realiza uma consulta no banco de dados e responde ao usuário de modo que simula o comportamento humano. Interessante; não é mesmo?

Ainda que os atendimentos feitos por chatbots já sejam utilizados por várias organizações há algum tempo, a grande novidade é que hoje os bots estão com uma nova interface e se tornaram mais populares. Plataformas como o Telegram e o Facebook, por exemplo, já estão disponibilizando chatbots para interagirem com seus usuários.

Em 2016 muitas grandes empresas decidiram investir recursos em tecnologias melhores e mais inteligentes em preverem coisas fazendo uso da inteligência artificial. Ao mesmo tempo, a tecnologia foi avançando o bastante para permitir que organizações menores participassem desta revolução da IA (inteligência artificial). Isto irá contribuir para que esta inovação chegue de modo mais acelerado em 2017.

Vantagens de fazer uso de chatbots

Os chatbots, ou seja, robôs programados para atuarem como assistentes inteligentes capazes de dialogar de forma personalizada e em tempo real através de aplicativos de mensagens irão despertar o interesse de empresas de diversos ramos devido suas excelentes vantagens, dentre elas:

  • Possibilidade de oferecer uma forma de atendimento sem necessidade de baixar um novo app para o usuário e sem que ele tenha que aprender a usar um novo sistema.
  • Adotando chatbots para atendimento a clientes eles irão receber uma resposta imediata e somente nos casos em que o bot não conseguir resolver o problema os clientes serão transferidos para um atendente humano.
  • Sua empresa consegue atender seus clientes em qualquer dia e horário com um custo muito mais baixo comparado ao custo para se manter cada funcionário trabalhando nestas condições.
  • Solicitações simples tem o problema resolvido de imediato sem acarretar sobrecarga aos atendentes humanos.
  • Não tem necessidade do cliente fazer ligação telefônica e ter que ficar aguardando um bom tempo para ser atendido.

Apenas para você ter uma ideia, de acordo com pesquisa da TechEmergence e da Gartner divulgada pela Business Insider, em 2020 mais de 85% das interações com o cliente serão feitas via chatbots.

Portanto, percebe-se que daqui em diante irá se destacar melhor e obter mais lucratividade quem adotar os chatbots em seus negócios.

E então? Qual sua opinião sobre os chatbots? Acha que esta revolução tecnológica veio para ficar? Deixe seu comentário!

Até a próxima!

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