Business Intelligence

Business Intelligence – Você sabe a importância do BI para os negócios?

O que é BI?

O termo Business Intelligence se trata de um termo em Inglês que significa Inteligência de Negócios. Ele se refere a alguns procedimentos feitos na empresa para que as etapas do seu negócio sejam mais inteligentes e tragam um retorno positivo.

Os processos do BI são:

  • Coleta de dados;
  • Organização dos dados;
  • Análise das informações;
  • Compartilhamento e monitoramento das informações.

Todos esses processos unidos oferecem um suporte para a sua gestão.

Nesses procedimentos serão usadas técnicas e ferramentas que estiverem ao seu alcance, auxiliando a transformar dados brutos e desorganizados em informações importantes e úteis para analisar o negócio e atuar em pontos de melhorias e decisões estratégicas.

Para que serve o BI?

As tecnologias do Business Intelligence suportam grandes números de dados desestruturados e desorganizados, ajudando a identificar, desenvolver e criar uma oportunidade na sua estratégia de negócios, organizando os mesmos e encontrando falhas que devem ser acertadas.

O BI serve para permitir que o gestor consiga interpretar um grande volume de dados, desenvolvendo e implementando suas novas estratégias a partir de dados, pesquisas e históricos, ou seja, se baseando em informações reais do seu negócio para que sua estratégia como empreendedor ou administrador seja mais eficiente.

Como usar o BI na sua empresa?

Essa é uma informação realmente importante para empreendedores e gestores, porque não há empresa que cresça sem ter uma Inteligência de Negócios por trás disso. Ele se trata de procedimentos importantes e que devem ser levados a sério para ter sucesso em seu negócio.

Alguns dos procedimentos e usos do BI são:

  • Relatórios de desempenhos;
  • Análises online do negócio;
  • Análises gerais do empreendimento;
  • Mineração dos dados;
  • Processamento dos eventos complexos que ocorrem na empresa;
  • Gerenciamento e monitoramento do desempenho dos seus negócios;
  • Análises previsíveis;
  • Análises prescritivas.

As ferramentas que você pode utilizar para os procedimentos de BI acima são:

  • Ferramentas apropriadas para te auxiliar na análise de dados (como plataformas ou sistemas criados com esse intuito, por empresas de Tecnologia da Informação);
  • Modelos de estatísticas feitas por suas ferramentas de inteligência;
  • Dados históricos do seu empreendimento ou do mercado, utilizando todas as informações de um histórico a fim de ter uma decisão com fundamentos (importante considerar: época, local, tipo de mercado, tipo de cliente, aspectos econômicos e culturais dos seus clientes, etc.);
  • Pesquisas com o público (seus interesses, expectativas, satisfação e opiniões acerca de melhorias e pontos positivos da sua empresa ou do seu mercado).

Implementando essas técnicas e ferramentas, sua estratégia de negócio será mais inteligente, atendendo de maneira certa o seu público, avaliando de forma real os seus resultados e desenvolvendo com mais precisão, efetividade e eficiência os seus novos processos, produtos e serviços.

O uso da tecnologia da informação a serviço da inteligência empresarial

Alguns procedimentos que foram passados falam por si só, mas existem outros que serão passados rapidamente para que você entenda de forma mais clara. Confira!

Análises previsíveis ou preditivas: se trata de utilizar um sistema que possua técnicas avançadas de matemática a fim de prever a falta de dados e informações relevantes ou, até mesmo, evidenciar os que sua empresa já possui e que podem te trazer melhores retornos.

Análise prescritiva: Otimiza os seus recursos e aumenta a eficiência e efetividade das operações da sua empresa, utilizando algoritmos e sistemas de gestão que criam regras de negócio para tornar mais fácil as suas decisões como gestor e, muitas vezes, automatizá-las.

Mineração dos dados: Utiliza análises matemáticas, trazendo padrões e tendências dos seus dados que geralmente não são descobertos da forma tradicional de exploração de dados, por existirem uma quantidade muito grande de dados e, algumas vezes, os mesmos serem complexos. É uma área muito grande de atuação no BI, possuindo várias ramificações e formas de atuar.

Você sabia que existem empresas especializadas em criar essas ferramentas para auxiliar a sua gestão e empreendimento?

Se você quer saber mais sobre isso e precisa dessas estratégias para aumentar seu desempenho empresarial, fale conosco! Temos sempre as melhores soluções para o seu empreendimento.

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *