Blockchain

Blockchain: O que é e como implementar?

Com esse enorme e contínuo avanço da tecnologia e graças às mudanças que estão sendo geradas pelos novos recursos digitais, novos conceitos e novas ferramentas estão aparecendo a todo instante.

Essas inovações envolvem praticamente todos os setores que existem na sociedade, mas o mundo dos negócios é sem dúvida um dos mais afetados. O Blockchain é considerado mais uma dessas inovações e seu uso está aumentando em todo o mundo.

A promessa que o Blockchain garante para o mercado financeiro é:

  • Eliminar os intermediários;
  • Garantir maior segurança e simplicidade.

Existem várias oportunidades no uso do Blockchain e a tendência é que, daqui para frente, todos os bancos já implantem essa tecnologia.

Afinal, ele é um ótimo recurso para otimizar serviços e garantir o potencial competitivo das empresas.

Isso é só uma parte! Se você quer saber mais, continue nos acompanhando e descubra o que é e como implementar o Blockchain!

Definição do Blockchain

Vamos falar de maneira literal, a palavra blockchain quer dizer “cadeia de blocos” e é uma tecnologia criada para uma nova geração de aplicações transacionais que estabelece:

  • Confiança;
  • Prestação de contas;
  • Transparência;
  • Simplificação de maneira eficiente dos processos de negócio.

É um banco de dados distribuídos, sendo considerado praticamente invulnerável a erros e adulterações, e as múltiplas utilidades se deslocam da tecnologia da criptomoeda bitcoin, que é a tecnologia para a qual foi gerada.

Antes de o blockchain ser desenvolvido, os registros contábeis ficavam armazenados em bancos de dados centralizados e não-públicos. As pessoas tinham que confiar na idoneidade do banco de dados para ter certeza de que não existiria absolutamente nenhuma alteração nesses registros, seja nos saldos ou nas transações da conta.

Com o blockchain, os dados são devidamente distribuídos entre todos os envolvidos no processo, tendo uma total transparência e descentralização. Assim, faz-se desnecessário a necessidade de confiar em uma terceira pessoa.

Como funciona o Blockchain?

A tecnologia tem como base 4 fundamentos:

  • O registro compartilhado das transações (ledger);
  • O consenso para verificação das transações;
  • Um contrato que determina as regras de funcionamento das transações;
  • Por fim, a criptografia, que é o fundamento de tudo.

Uma vez que for criada a rede de negócios, é preciso definir quais serão as transações e processos que farão uso do blockchain. Hoje nós vamos destacar para você alguns critérios básicos para ajudar na classificação dos processos elegíveis:

  • Processos muito complexos (e lentos) que nutram uma cadeia de validação em diversos níveis;
  • Transações que precisam de rastreabilidade;
  • Transações que precisam de registros únicos e não alteráveis;
  • Processos de identidade;
  • Necessidade de aumento (ou estabelecimento) de relação de confiança entre os membros da rede de negócio;
  • Novos modelos de negócio.

Assim que o processo for escolhido, coloca-se o blockchain como uma camada intermediária de transações entre a camada de systems of insight e a camada de estrutura legada.

É programado no blockchain o contrato (regras de negócio que são aplicadas aos sistemas) que nós nomeamos de chain codes. Nesta programação também é necessário incluir os níveis de acesso dos membros da rede às informações contidas no ledger.

É a partir desse momento que todas as novas transações começarão a ser registradas e operadas conforme aquilo que foi programado.

Como deu para perceber, o blockchain funciona como um grande e único livro-razão, que pode ser compartilhado por todos os usuários do sistema.

As transações são registradas de maneira irreversível, em uma relação direta com o tempo.

E aí? O que achou dessa nova tecnologia conhecida como Blockchain?

Entre em contato com a gente! Será um prazer falar com você à respeito deste e outros assuntos referente à Tecnologia da Informação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *