Backup Interno Ou Externo

Backup interno ou externo: qual a melhor solução?

Todo usuário de computador já se deparou com a situação de perder algum documento importante, justamente quando se precisava muito dele.

Agora imagina no gerenciamento de uma empresa que trabalha com informações importantes e em grande número, isso diariamente. Em muitos casos a perda de algum arquivo por menor que seja, pode trazer grandes prejuízos.

Exatamente por isso é muito importante além de salvar esses arquivos no PC, fazer um backup dessas informações.

Os backups podem ser feitos de duas formas para trazer maior segurança às informações: o backup interno e o backup externo.

Backup Interno x backup externo, qual escolher?

Backup: é uma cópia de segurança, um processo para salvar e proteger documentos importantes.

Todos os backups, sejam eles internos ou externos, são válidos como modo de segurança para a perda de arquivos, no entanto qual a melhor solução para salvar esses arquivos?

Para responder essa pergunta, é necessário saber identificar os dois tipos de backup de documentos:

  • Backup interno: são as cópias dos dados em servidores próprios, pen drives, CDs ou HDs externos.
  • Backup externo: Backup em nuvem.

Indiferente de onde seja salvo, é indispensável o backup de dados para a segurança e continuidade das informações.

Backup interno: Vantagens e cuidados

Somente copiar seus arquivos para um pen drive, CD, DVD ou mesmo um HD externo já pode ser chamado de backup interno.

Este backup é indicado que seja feito com uma certa frequência, de forma de que tudo que seja importante seja salvo em caso de uma emergência.

Vantagem: No caso do backup interno a maior vantagem é ter o acesso mais rápido às informações salvas, no cenário empresarial é ideal que a empresa tenha além do backup interno, o externo, visto que caso ocorra algo de mais grave, a empresa não perca os dados.

Cuidados: se seu ambiente for invadido por hackers ou até acontecer algum desastre, como incêndio ou roubo, todas as informações serão perdidas.

Apesar do backup interno ser muito utilizado, será que ele ainda é o ideal?

Backup externo: Vantagens e cuidados

O armazenamento em nuvem é onde você adquire uma espécie de “HD virtual”. Ali, os arquivos são guardados em uma pasta virtual na web onde se pode acessá-la de qualquer lugar, e em qualquer dispositivo

Vantagem: O Backup externo é o meio mais seguro de proteger seus dados. Sendo o backup em nuvem o mais ideal, visto que a cada dia se torna mais popular, pois é o mais confiável, frente aos internos das empresas, além disso, seus recursos são ilimitados.

  • Segurança: O Backup em nuvem é mais seguro, pois a logística da informação é feita de forma automatizada, reduzindo riscos de esquecimento ou violação da informação.  Como as informações ficam armazenadas e espalhadas em datacenters, os dados e informações continuam existindo, aconteça o que acontecer.
  • Preço acessível: A empresa que realiza o backup na nuvem gasta proporcional aos recursos utilizados, eliminando assim a necessidade de altos investimentos em hardware, logística e espaço.
  • Mobilidade: Quando está em nuvem, as informações salvas ficam disponibilizadas para a pessoa, mesmo quando se encontra fora da empresa, garantindo a continuidade do trabalho.
  • Acessibilidade: Outra grande vantagem do backup em nuvem é que ele está sempre disponível para que as informações sejam acessadas de qualquer lugar e a qualquer momento.

A nuvem permite que você continue fazendo os backups dos dados, mesmo que sua empresa aumente o volume 10x mais de um mês para o outro.

Cuidados: Um dos maiores problemas do backup em nuvem é a velocidade e segurança.

  • Velocidade: visto que a velocidade das redes ainda é insuficiente para a quantidade de dados utilizados, se a empresa não tiver boa conexão, sentirá efeitos no alcance das informações.
  • Segurança: Há uma grande preocupação no quesito segurança, visto que as informações e privacidade são passadas a outra empresa. Ao utilizar o sistema, a corporação entrega seus dados e informações importantes aos cuidados de outra empresa. A privacidade pode ser comprometida, pois o cliente pode se logar de qualquer lugar e acessar aplicações, algumas empresas estudam formas de garantir a segurança de seus usuários, como por exemplo, utilizando técnicas de criptografia, autenticação ou autorização por níveis de permissões.

As soluções podem ser muitas e para isso é sempre importante estudar a melhor empresa para fazer esse trabalho de backup em nuvem.

Realize uma consultoria em TI com uma empresa especializada, e tenha certeza qual a melhor opção para a sua necessidade!

Até a próxima!

 

Se você gostou deste post, você vai gostar de ler:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *