Armazenamento Em Nuvem

Armazenamento em nuvem ou servidor local? Qual o mais vantajoso para o seu negócio?

Você está em dúvidas em relação ao seu servidor, se prefere a praticidade de acesso físico ou a segurança do acesso digital? Confira no artigo as vantagens.

Com a utilização de ferramentas digitais, as empresas atualmente trabalham com grandes fluxos de dados, que devem ser coletados, processados, analisados e, principalmente armazenados da melhor forma possível, já que formam as informações básicas para qualquer negócio. Diante da complexidade da Tecnologia de Informação, é importante entender o que seja melhor para a empresa: o armazenamento em nuvem ou servidor local?

Para qualquer tipo de empresa, portanto, é essencial manter uma infraestrutura que se mostre eficiente e que possa suportar novas demandas. Para conseguir isso é preciso contar com ambientes de trabalho integrados, que possam ser facilmente gerenciados.

Portanto, é preciso escolher entre armazenamento em nuvem ou servidor local, conhecendo as características de cada modelo e como podem ser utilizados para garantir a fidelidade das informações empresariais.

O armazenamento em nuvem, por exemplo, vem sendo cada vez mais utilizado em ambientes de trabalho, oferecendo mobilidade aos usuários, trazendo escalabilidade e redução de custos, ao contrário de um servidor local, que exige equipamentos e manutenção. Contudo, qual é o melhor para sua empresa?

Armazenamento em nuvem: como é feito?

O armazenamento em nuvem é um servidor que permite virtualizar a estrutura, ou seja, não precisa de equipamentos físicos dentro da empresa, utilizando dispositivos conectados à internet para acessar as informações.

O armazenamento em nuvem utiliza um servidor cloud, que é gerenciado por um provedor, sendo totalmente executado no ambiente virtual. Com sua utilização a empresa não precisa utilizar equipamentos ou fazer manutenção periódica nos mesmos, tornando o armazenamento escalável e mais dinâmico.

Um servidor local, ao contrário, utiliza diversos equipamentos, com dispositivos como roteadores, racks, havendo a necessidade de serem gerenciados por profissionais especializados para que a segurança seja garantida.

Em algumas empresas, ainda podemos encontrar o armazenamento em nuvem, com a contratação de determinados serviços, ao mesmo tempo em que ela mantém o seu servidor local, físico, nas instalações da própria empresa. Essa é uma forma de trabalhar que está se tornando obsoleta, já que existe a possibilidade de contratar a estrutura completa, ou seja, um servidor virtual com armazenamento em nuvem.

Uma das principais vantagens do armazenamento em nuvem é a escalabilidade. Com esse tipo de serviço, a empresa pode ampliar ou reduzir a quantidade dos recursos contratos, atendendo especificamente suas demandas, obtendo maior disponibilidade de ferramentas.

Dessa forma, a empresa pode economizar em seus investimentos, podendo utilizar os valores para o desenvolvimento de seus próprios negócios. Da mesma forma que o Servidor Cloud, um Data Center Virtual pode ser gerenciado facilmente, disponibilizando todos os serviços necessários para a empresa, inclusive havendo a possibilidade de personalizar as ferramentas disponibilizadas.

E o servidor local?

Um servidor local, por seu lado, oferece diversos benefícios, como, por exemplo, a possibilidade de controlar todos os recursos dentro da própria empresa, permitindo a gestão de infraestrutura e de serviços dentro do ambiente de trabalho, sem que haja a preocupação de dados armazenados em nuvem.

Com o servidor local, a empresa pode utilizar recursos sem utilizar a internet, o que pode oferecer maior segurança, já que pessoas não autorizadas não podem acessar as informações. Esse fator é essencial, principalmente para empresas que precisam trabalhar com informações sigilosas.

Assim, o armazenamento em nuvem pode ser interessante quando a empresa precisa oferecer maior mobilidade aos seus funcionários e colaboradores, enquanto que o servidor local pode ser melhor para empresas que não podem de forma alguma ter vazamento de dados e informações.

Certamente, cada empresa apresenta um tipo de necessidade e a Tecnologia de Informação pode oferecer diversas opções. Cada projeto pode ser diferenciado e o armazenamento em nuvem ou servidor local permitem atender a qualquer tipo de projeto.

Nós da Deltime somos especializados no serviço de consultoria de TI, estamos localizados em São Paulo – SP.

Siga-nos no Facebook: @Deltime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *