Aplicativos Inteligentes

Aplicativos Inteligentes: Uma das tendências para o TI empresarial

deltime

Você conhece os aplicativos inteligentes? Pois, saiba que eles são uma das tendências para o TI empresarial!

Foi levantado um estudo pela Abranet (Associação Brasileira de Internet), onde ficou demonstrado que, a partir do ano 2000 até o ano de 2016, o país já estava contando com um mercado de 104.000 empresas abertas de empreendedorismo na internet.

E, acredite, a tendência é só aumentar! Graças a economia do país nos últimos 3 anos, algumas empresas cultivaram seus funcionários, enquanto outras abriram vagas.

O número de funcionários contratados por empresas que possuem empreendimentos na Internet é considerado grande e, o número saltou de 177.000, em 2000, para 326.592 em 2016.

Vamos falar um pouco mais sobre esse mercado tão inovador da Tecnologia da Informação?

As tendências para a área de TI

Para quem está sempre conectado no mundo da tecnologia, algumas direções que estão sendo tomadas pela inovação não deverão ser uma surpresa.

Vamos ver quais são?

Inteligência Artificial e Aprendizagem Avançada de Máquinas

Os sistemas vão ter um comportamento com uma base bem maior no futuro, com a criação de dispositivos e programas que sejam bem mais inteligentes, a ponto de substituir conceitos básicos da programação por ‘experiências pessoais’.

Fazer com que as máquinas consigam ter mais liberdades na hora de realizar tarefas é algo que já está acontecendo e, em um futuro próximo, utilizar a Inteligência Artificial e técnicas de aprendizagem para realizar transações bancárias em tempo real deverá ser uma forma de evitar fraudes.

Aplicativos Inteligentes

O uso de novas tecnologias no dia a dia do trabalho já é algo real. Utilizar um aplicativo de email que prioriza os assuntos, de acordo com o que o usuário costuma ler com mais frequência é um exemplo claro disso.

Isso faz com que os usuários otimizem seu tempo e aumentem sua eficácia.

Coisas Inteligentes

Coisas inteligentes são descritas, geralmente, em 3 categorias:

  • Robôs;
  • Drones;
  • Veículos autônomos.

Realidade Virtual e Aumentada

Desde o início dos anos 2000, essa tendência vem crescendo. Trata-se da interação simultânea entre o mundo real e o virtual.

A realidade virtual e a aumentada são vistas como uma excelente oportunidade de negócios, porque ela torna possível a construção de vários ambientes únicos.

Poderá ser realizada, por exemplo, a interação entre cliente e serviço na área imobiliária, criando-se um ambiente virtual onde o cliente consegue andar pelo imóvel que pretende adquirir sem a necessidade de sair do escritório ou de onde quer que esteja.

Blockchain

Blockchain são conhecidos como transações de troca de valor (bitcoin ou token) agrupadas em sequência de blocos. A promessa é que eles possam transformar modelos operacionais da indústria em verdadeiras indústrias de distribuição.

Um aumento na confiança em ambientes que são considerados de baixa confiabilidade, para que seja possível minimizar o atrito comercial e assim fornecer acesso mais transparente às informações. Essa inovação ainda está em fase de experimentação.

Plataformas de Tecnologia Digital

Esses são os pilares básicos para um negócio online, favorecem a criação de cada vez mais negócios digitais.

Foram destacados 5 pontos principais para as capacidades de modelos comerciais digitais:

  • Ecossistemas comerciais;
  • Sistemas de informação;
  • Internet das Coisas;
  • Análise e inteligência;
  • Experiência do cliente.

Essas foram algumas das tendências do TI empresarial para os próximos anos. Conhece alguma que não listamos? Não deixe de comentar. Será um prazer ajudá-lo!

Aproveite e confira algumas dicas para fazer sua empresa de TI crescer com pouco investimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *